Dia da Banana: Receitas tipicamente brasileiras para celebrar a data

 


Fruta mais consumida do mundo, a banana fonte nutritiva para preparar diversos pratos e lanches


São Paulo, setembro de 2023 - Cultivada em mais de 130 países, a banana é a fruta mais consumida do mundo. Sua popularidade fez com que a International Banana Association (IBA), organização internacional que representa a indústria da banana, criasse o Dia Mundial da Banana, em 22 de setembro de 1995 - data escolhida para coincidir com o início da colheita na América do Sul.


Líder em consumo também no Brasil, a banana faz parte da culinária típica brasileira e está presente em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Além disso, ela é uma boa fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, e pode ser uma excelente opção para lanches e refeições.


Pensando nisso, a Yoki, especialista em cultivar relações, apresenta duas opções de pratos tipicamente brasileiros que ressaltam a importância da banana no dia a dia dos brasileiros.

  

Farofa de Banana com Queijo Coalho

Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 8 porções


6 colheres (sopa) margarina

1 dente de alho amassado

1 cebola cortada em cubos

½ pimentão vermelho cortado em cubos

1 pitada de sal

3 bananas da terra cortada em cubos (reserve 6 rodelas já fritas para enfeitar)

200g de queijo coalho cortado em cubos

3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

2 xícaras (chá) de Farinha de Mandioca Grossa Yoki ou Farofa Tradicional de Mandioca Yoki

Sal a gosto


Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça 2 colheres de margarina e doure o alho e a cebola, até murchar. Junte o pimentão e refogue. Adicione o sal, apague o fogo e reserve. Em uma frigideira, aqueça as 4 colheres de margarina restante e frite as bananas por 15 minutos (até ficarem douradas), mexendo sempre. Apague o fogo, retire as rodelas de banana e reserve. Em uma tigela, junte as bananas em cubos fritos, o refogado de pimentão, o queijo, a cebolinha e a farinha de mandioca. Misture bem e verifique o sal. Enfeite com as bananas reservadas e sirva quente.


Bolo de banana crocante

Tempo de preparo: 1h15

Rendimento: 8 porções


2 ovos

1/2 xícara de óleo

4 bananas nanica grandes e bem maduras

1 xícara de açúcar

1 xícara farinha de trigo

1 xícara Farinha de Rosca Yoki

1/2 xícara de Amendoim Cru Descascado Yoki triturado

1 colher sopa fermento

Açúcar e Canela em pó Kitano para polvilhar


Modo de preparo:

Bata, no liquidificador, o óleo e os ovos. Adicione três bananas e açúcar e bata até ficar uma massa lisa. Em seguida, coloque as farinhas em uma tigela, adicione a mistura e incorpore. Adicione a outra banana cortada em pedaços, o amendoim e o fermento e misture delicadamente até ficar homogêneo. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. 

Leve ao forno preaquecido a 180 °C por, aproximadamente, 40 minutos ou até passar no teste do palito. Desenforme e sirva!

Para mais receitas, acesse o site da Yoki e fique de olho nas redes sociais da marca (@yoki.brasil).


Sobre Yoki

Uma das marcas mais queridas do Brasil, a Yoki conecta pessoas por meio de alimentos saborosos e práticos que facilitam o dia a dia. Produzidos com ingredientes naturais vindos diretamente do campo, a marca está presente na vida dos brasileiros em todos os momentos, de celebrações importantes até as refeições diárias. São mais de 300 produtos em seu portfólio, distribuídos em 20 categorias. A Yoki tem o orgulho de ser pioneira, e vencedora do Top of Mind 2020 e 2021, nos segmentos de pipoca micro-ondas e de farofa pronta, dois grandes hits da marca. Importante referência no portfólio da General Mills, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, a Yoki é a principal marca da multinacional norte-americana na América Latina e líder de mercado em diversas categorias.


Sobre a General Mills

A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie's, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki e Kitano, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.

Postar um comentário

0 Comentários