“A definição de terroir e o sentimento de pertencimento”
No centro das conversas e discussões deste ano estará a temática “A definição de terroir e o sentimento de pertencimento”. O terroir é o elemento fundamental que une o cacau, o vinho do Porto e o café.
Vários profissionais e especialistas participarão do festival. Entre eles, podemos destacar Chloé Doutre Roussel (França), reputada consultora de várias marcas bean-to-bar (modelo de comércio no qual um fabricante de chocolate gerencia a produção do chocolate desde a origem dos grãos até a fabricação do produto final para os consumidores), jurada nos importantes Academy of Chocolate Awards, no Northwest Chocolate Festival, e membro do Conselho Consultivo da Fine Chocolate Industry Association (FCIA). Spencer Hyman (Reino Unido), fundador da Cocoa Runners e grande promotor do chocolate bean-to-bar no continente europeu é uma presença confirmada no festival. Mikkel Friis-Holm (Dinamarca), um dos mais antigos e conceituados chocolateiros bean-to-bar. María Jiménez (Costa Rica), que trabalha com uma das mais antigas distribuidoras de cacau fino da Europa – a Daarnhauwer & Co. Além disso, é especialista em análise sensorial do cacau e membro do ilustre painel da Fine and Flavour da International Cocoa Organization (ICCO).
Outra novidade é a transmissão ao vivo de todas as palestras do Fórum Internacional do Chocolate e Cacau e de todos os showcookings, de forma a reforçar o posicionamento internacional do festival.
Showcookings gratuitos e feira de chocolate
Nos showcokings vão marcar presença nomes conhecidos como Iván Pascual (Espanha), chef campeão do mundo nos World Chocolate Masters 2018; Francisco Siopa (Portugal), chef executivo do Penha Longa Resort, da rede Ritz-Carlton; e a ainda Ricardo Costa (Portugal), chef executivo dos restaurantes do The Yeatman Hotel.
Marcas que estarão presentes no festival: Amuzi Distillery, Be Glad, Feitoria do Cacao, MySugar, Selmi Portugal e Vinte Vinte, de Portugal; Abelha Cacau, Baianí Chocolates, Cacau do Brasil, Chocolate Moro, De Mendes, Estilo África, Kaitxo, Leyenda, Mestiço Chocolate, Natucoa, Kankel, de Espanha; Cacauway, ChOr, Da Cruz Chocolates, Melinda e Samborá, Miroh!, Terruá Tuerê e Yrerê, do Brasil; Chocolarder, Tosier, Firetree Chocolate e Cocoa Runners, do Reino Unido; Karuna Chocolate e Packint, de Itália; FJAAK Chocolates, da Noruega; Neary Nógs, da Irlanda; Manoa Chocolate, do Hawai; Qantu Chocolate, do Canadá; Hasnaa, de França; Cocoa Town, dos EUA; Daarnhouwer, da Holanda; e Consulado do Equador.
A programação completa do festival está disponível aqui: https://chocolatportugal.pt/pt/programa-2023/.
Sobre o Chocolat Festival:
Originado da América Latina, o Chocolat Festival é realizado desde 2009, sendo considerado o maior evento de chocolate e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 30 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean-to-bar, premium e gourmet. Chega agora à Europa, em Vila Nova de Gaia, em Portugal, numa coorganização com o WOW.
0 Comentários