Neste ano uma das novidades é a premiação exclusiva para registros feitos por brasileiros
Começaram nesta quarta-feira, 30 de agosto, e vão até 29 de setembro as inscrições para o concurso anual de fotos da The Nature Conservancy (TNC) organização não-governamental de conservação ambiental. O concurso é mundial e qualquer pessoa com registros cativantes da natureza pode participar. O objetivo é engajar o público sobre a importância de proteger e recuperar nosso planeta.
Neste ano, o concurso traz algumas novidades. O número de categorias dobrou, passando de seis para 12 e haverá uma premiação exclusiva para imagens feitas por brasileiros, que também concorrem nas categorias internacionais. Não há limite para o número de fotos inscritas.
As 12 categorias deste ano são: Oceanos, Pessoas e Natureza, Plantas e Fungos, Água Doce, Terras, Mamíferos, Clima, Vistas Aéreas, Insetos e Aracnídeos, Vida Subaquática, Pássaros, e Répteis e Anfíbios.
Praia pós lockdown: Praia do Pontal no Recreio dos Bandeirantes/RJ no primeiro dia após o fim do lockdown das praias durante a pandemia de Covid-19. © Marcelo Paulo Silva/TNC Concurso de Fotografia 2022
As inscrições devem ser feitas online pelo site da TNC, onde também estão disponibilizadas as regras e informações sobre o concurso. Os vencedores serão anunciados em outubro no site e nas redes sociais da The Nature Conservancy.
Jurados
As inscrições serão avaliadas por profissionais de grande prestígio, formado por um grupo de jurados que inclui fotógrafos de reconhecimento internacional, como Javier Aznar, Morgan Heim e Frans Lanting. Os jurados serão responsáveis por escolher os vencedores do Grande Prêmio, que é a melhor foto de 2023, e as duas melhores fotos de cada categoria (primeiro e segundo lugares), além das menções honrosas de cada categoria.
Já a escolha da melhor foto feita por brasileiro será decidida por um júri especial composto por renomados fotógrafos nacionais:
André Dib
Fotógrafo especializado em fotografia documental, de paisagens, fauna, flora, e o modo de vida de povos e comunidades tradicionais. A força das imagens produzidas in loco e o desafio de buscar inspiração em lugares isolados e de difícil acesso, tornaram-se a marca da trajetória do fotógrafo.
Kamikia Kisedjê
Um dos mais conhecidos e respeitados cineasta e fotógrafo indígena do Brasil. Tem utilizado das imagens com o objetivo de apoiar as diversas lutas das populações originárias e fortalecer identidades e patrimônios territoriais e culturais.
Luciano Candisani
Fotógrafo com narrativas que interpretam culturas tradicionais e ecossistemas ao redor do mundo. Suas imagens carregam a motivação de mostrar a vida nos grandes espaços naturais remanescentes e alertar para a urgência de salvaguardar territórios e culturas em risco.
Maíra Erlich
Fotógrafa documental e fotojornalista com trabalho especialmente focado em temas relacionados a questões sociais, direitos humanos e cultura.
Premiação
Serão entregues um total de US$ 25 mil em prêmios, incluindo um equipamento fotográfico avaliado em US$ 5 mil para o vencedor do Grande Prêmio global e, para a premiação nacional, uma viagem de três dias com acompanhante para o Ibiti Vilage, um refúgio em meio a seis mil hectares de Mata Atlântica na cidade mineira de Ibitipoca.
Este prêmio inclui passagens, alimentação e estadia nesta que é uma hospedagem que prima pela sustentabilidade com um projeto socioambiental que vai da preservação da fauna e flora à valorização da cultura local, além de ser a única hospedagem brasileira na lista de 2023 da revista americana Robb Report dos 50 melhores hotéis de luxo do mundo, unindo luxo e sustentabilidade.
Histórico
O Concurso de Fotos da The Nature Conservacy é realizado globalmente desde 2017. Em 2022 registramos um novo recorde de participação, com mais de 100 mil inscrições de 196 países.
O grande vencedor ano passado foi o fotógrafo chinês Li Ping com uma imagem aérea de uma estrada deserta margeada de ambos os lados por sulcos que se estendiam no formato de uma árvore. Já os brasileiros Giovani Cordioli e Marcelo Paulo Silva tiveram menções honrosas na categoria pessoas e natureza e Cristiano Xavier na categoria plantas e fungos.
Todas as fotos vencedoras de 2022 estão disponíveis no site da TNC.
TNC
A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. No Brasil, onde atua há 35 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. A TNC Brasil é parte da TNC Global, organização que trabalha em 76 países, utilizando uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil.
0 Comentários