|
Dança, canto e escrita criativa também integram a agenda de atrações das unidades das Oficinas Culturais localizadas no centro e zona leste de São Paulo.
Apresentações musicais, laboratório de dança, sessões de filmes, um tríptico teatral (três peças com narrativas complementares) e formações para pessoas que buscam iniciar e aprimorar a escrita criativa, estão entre os destaques da programação de julho das Oficinas Culturais.
As atrações acontecem nas unidades Alfredo Volpi e Oswald de Andrade, todas integrantes do Programa Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciadas pela Poiesis. As atividades são gratuitas e para algumas apresentações os ingressos são distribuídos uma hora antes. Confira os destaques:
Teatro, dança e mostra de filmes em homenagem a Carlitos
Quem passa pelo bairro Bom Retiro pode aproveitar as múltiplas linguagens artísticas disponíveis na Oficina Cultural Oswald de Andrade. O espetáculo Tríptico: Não ela, Ele e Culpa ficam em cartaz entre 6 e 22 de julho, quintas e sextas-feiras, às 19h30, e sábados a partir das 18h. As pessoas interessadas precisam retirar os ingressos uma hora antes de cada apresentação.
Com direção, dramaturgia e performance de Oliver Olívia, artista transmasculino não binário formado pela SP Escola de Teatro e bacharel em Filosofia pela USP, as três peças têm a transição de gênero como principal linha condutora das narrativas cênicas, formando o projeto tríptico contemplado pela 16ª Edição do Prêmio Zé Renato — Secretaria Municipal de Cultura.
A primeira peça do projeto é Não ela: o que é bom está sempre sendo destruído e será apresentada nos dias 6, 13 e 20 de julho, às 19h30, focada em um casal que resolve morar junto ao mesmo tempo em que um deles passa pelo processo de transição de gênero. A experiência do namorado cisgênero com a namorada, que demonstra se ver como menino, é expressada em texto e materializada no palco. Já a peça Ele traz dois eles, um cisgênero e um transgênero casados na vida real e que se colocam no palco com algumas ações e jogos performativos, criando imagens relacionadas à sexualidade, existência, essência e gênero. Contradições, limites e reflexões acerca do que é um homem, um ele, ou o próprio masculino, serão apresentadas em 7, 14 e 21/07 a partir das 19h30.
Fechando o espetáculo tríptico, Culpa traz a narrativa de uma pessoa transgênera com os pais, apresentada nos dias 8, 15 e 22, às 18h. Juntos, retomam lembranças antes da pessoa transgênera fazer uma mastectomia masculinizadora (retirada plástica dos seios) e demonstram as tensões do relacionamento da família frente às decisões estéticas e identitárias do filho trans.
Após cada sessão do espetáculo Tríptico, o público poderá participar das conversas com artistas e pensadoras do teatro: Dodi Leal, performer, curadora, crítica, iluminadora teatral, pesquisadora e professora de Artes Cênicas estará nos dias 6, 7 e 8 de julho; Helena Vieira, atriz, dramaturga, escritora e ativista transfeminista participará em 13, 14 e 15/07; e Janaina Leite, atriz, diretora, dramaturgista e uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo nos dias 20, 21 e 22. Essa etapa do evento busca criar um espaço de troca e reflexão entre os públicos que serão impactados por cada apresentação.
Charles Chaplin, reconhecido ator, roteirista, comediante e diretor inglês, recebe a homenagem Relembrando Carlitos, mostra de filmes protagonizados por ele e com a curadoria de Camilo Torres, ator é conhecido por interpretar o Palhaço Pirulitos. As sessões ocuparão a sala do Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade entre 24 e 29/07, de segunda à sexta-feira, 19h30, e sábado em dois horários, às 15h e 18h. O público interessado precisa retirar os ingressos uma hora antes de cada exibição.
Na abertura e no encerramento, as pessoas também poderão conferir uma performance do artista circense Camilo Torres que personificará Carlitos. A mostra de filmes inicia no dia 24 com O garoto (1921); no dia 25 é a vez de O grande ditador (1940); 26 de julho os espectadores poderão assistir Tempos modernos (1936); 27/07 será exibido Luzes da Ribalta (1952); 28/07 com Luzes da cidade (1931); e 29/07 traz duas sessões: O circo (1928) e Em busca do ouro (1925). Confira as sinopses no final do release (serviço).
Música e escrita criativa
A Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza diversas atrações, entre elas no campo musical e na escrita criativa. Com o comando do maestro Renato de Sá, a Orquestra Volpi de Viola Caipira apresenta os clássicos do cancioneiro caipira como Luar do sertão, Beijinho doce, Chico mineiro e Moreninha linda, adaptações novas para obras da MPB como Pra não dizer que não falei das flores, e composições inéditas dos próprios integrantes. A apresentação Pare e ouça está programada para o dia 8, sábado, a partir das 15h, na Casa de Cultura Raul Seixas, no bairro Jardim Bonifácio, zona leste de São Paulo.
A orquestra, formada em 2018, é resultado da formação em viola caipira oferecida a cada dois meses pela unidade Alfredo Volpi, do programa Oficinas Culturais, localizada em Itaquera. Desde 2015, quando começou a ser oferecida, essa atividade já formou mais de 200 violeiros (as).
Na própria unidade Alfredo Volpi, as pessoas que circulam pela região ainda encontram diferentes formações. Entre elas, a oficina de Canto e composição: pa-lavrar – Lavrar a palavra, cultivar a canção de 12 de julho a 6 de setembro, com encontros nas quartas-feiras, das 19h às 21h30, coordenados pela cantora, compositora, arte-educadora e poeta Heloisa de Lima. A inscrição segue aberta no site do programa. No último dia, 6/09, o público poderá conferir as obras autorais dos participantes na mostra aberta dos processos desenvolvidos ao longo da formação.
Focadas em mulheres cis e trans, além de artistas multilinguagem, interessadas na produção literária, a oficina de Escrita criativa: petulante poesia nossa de cada dia será no dia 14 de julho, sexta-feira, das 14h às 17h40, com inscrição aberta aqui. Aplicada pelo coletivo As Fuxiquêra, a atividade incentiva (des)afinar silêncios e ampliar uma escuta de atravessamentos de vozes-ser-agir-fazer de diferentes mulheres, desde arquetípicas, mitológicas, até as ancestrais, transgressoras e não artistas. O objetivo é criar pontes entre corpos, vozes e palavras por meio de uma breve experimentação coletiva de escritos performáticos femininos, em diferentes formatos, como poesia falada, performance e dança.
SERVIÇO:
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
TEATRO:
ESPETÁCULO - TRÍPTICO: NÃO ELA, ELE E CULPA
Direção, dramaturgia e performance: Oliver Olívia
6 a 22/7 – quintas e sextas-feiras, às 19h30; e sábados, às 18h, na seguinte escala de apresentações:
Classificação indicativa: 18 anos
30 lugares em cada apresentação – Distribuição de convites com uma hora de antecedência.
Este projeto foi contemplado pela 16ª Edição do Prêmio Zé Renato — Secretaria Municipal de Cultura. A seguir, a ficha técnica de cada peça:
Não ela: o que é bom está sempre sendo destruído
6, 13 e 20 de julho - quintas-feiras
Direção e performance: Oliver Olívia
Dramaturgia e performance: Lucas Miyazaki
Dramaturgismo: Antonio Salviano
Provocação: Ave Terrena, Kenia Dias, Janaína Leite e Monica Montenegro
Iluminação: Harth Brito
Operação cênica: Marco Antonio Oliveira
Ele
7, 14 e 21 de julho - sextas-feiras
Direção, dramaturgia e performance: Oliver Olívia
Performance: Lucas Miyazaki
Dramaturgismo: Antonio Salviano
Provocação de movimento: Letícia Sekito
Desenho de luz: GIVVA
Execução de luz: Harth Brito
Culpa
8, 15 e 22 de julho - sábados
Direção, dramaturgia e performance: Oliver Olívia
Performance e contribuição para a dramaturgia: Eugênio Fernandes e Rosana Lagua
Dramaturgismo: Antonio Salviano
Provocação cênica: Lucas Miyazaki
Iluminação: Harth Brito
Identidade Visual e Design: Veni Barbosa
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Produção: Corpo Rastreado - Leo Devitto
Após cada sessão do espetáculo Tríptico, o público poderá participar das conversas com artistas e pensadoras do teatro:
6, 7 e 8/07 - Dodi Leal, performer, curadora, crítica, iluminadora teatral, pesquisadora e professora de Artes Cênicas;
13, 14 e 15/07 - Helena Vieira, atriz, dramaturga, escritora e ativista transfeminista;
20, 21 e 22/07 - Janaina Leite, atriz, diretora, dramaturgista e uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo.
MOSTRA DE FILMES: RELEMBRANDO CARLITOS
Curadoria: Camilo Torres
24 a 29/07 - Segunda à sexta-feira, às 19h30; sábado, 15h e 18h
Classificação indicativa: livre
Retirar os ingressos uma hora antes de cada exibição | 25 lugares em cada sessão
24/07
O GAROTO [1921, P/B, Drama/Comédia, 52 minutos]
25/07
O GRANDE DITADOR [1940, P/B, Comédia, 2h05]
26/07
TEMPOS MODERNOS [1936, P/B, Comédia dramática, Romance, 1h27]
27/07
LUZES DA RIBALTA [1952, P/B, Drama/ Comédia, 2h17]
28/07
LUZES DA CIDADE [1931, P/B, Comédia romântica, 1h27]
29/07
O CIRCO [1928, P/B, Comédia dramática, Romance, 1h12]
EM BUSCA DO OURO [1925, P/B, Comédia, 1h12]
---------------
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.
Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.
OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI:
SHOW PARE E OUÇA - ORQUESTRA VOLPI DE VIOLA CAIPIRA
Coordenação: Renato de Sá
8/07 – sábado - 15h às 16h30
Classificação indicativa: livre
Local: Casa de Cultura Raul Seixas - R. Murmúrios da Tarde, 211 - Jardim Bonifacio, São Paulo/SP
Sem necessidade de inscrição
OFICINA DE CANTO E COMPOSIÇÃO: PA-LAVRAR – LAVRAR A PALAVRA, CULTIVAR A CANÇÃO
Coordenação: Heloisa de Lima
12/07 a 6/09 – quartas-feiras, das 19h às 21h30
Classificação indicativa: 15 anos
Inscrições abertas até 6/07 neste link | 15 vagas
6 de setembro, no encerramento, será realizada uma mostra de processos com obras desenvolvidas pelos participantes
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi - Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - São Paulo/SP
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA: PETULANTE POESIA NOSSA DE CADA DIA!
Coordenação: As Fuxiquêra
14/07 – sexta-feira, das 14h às 17h40
Classificação indicativa: 16 anos
Inscrições até 11/07 aqui | 10 vagas
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi - Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - São Paulo/SP
-------------
Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo
Telefone: (11) 2056-5028 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|
Sextas e Sábados das 10h às 18h.
Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.
Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.
Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI - Festival Literário e MIA - Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
SOBRE A POIESIS
A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Poiesis - Coordenação de Comunicação
Carla Regina | (11) 4096-9827
Assessoria de Imprensa
Camila Barbosa | (11) 4096-9864
Jariza Rugiano | (11) 4096-9810
Mariana Lima | (11) 4096-9852
Kallany Ruiz | (11) 4096-9864
Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.
0 Comentários