O PROJETO “A ALMA BRASILEIRA” ESTREIA FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PERNAMBUCO (ART-PE)

 


Idealizado por Cris Rosenbaum, curadora de design, arte e artesanato, o projeto “A Alma Brasileira” estreia na segunda edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART-PE), evento que acontecerá entre os dias 11 e 15 de julho, das 13h às 21h, no Museu Cais do Sertão, localizado na Avenida Alfredo Lisboa s/n, no Bairro do Recife, em Pernambuco.8


Como protagonista plural na diversidade artística, Cris Rosenbaum lidera o projeto “A Alma Brasileira”, inspirado no desenvolvimento criativo brasileiro e nas novas coordenadas estéticas de brasilidade. Para a importante edição da ART-PE, a curadora selecionou trabalhos autorais assinados por 18 criativos, com identidades distintas e marcantes, originárias dos estados de Pernambuco, do Ceará e de São Paulo. Ao longo dos 5 dias, serão apresentados produtos de design, arte e decoração.


Com o objetivo de fomentar a arte e o turismo de Pernambuco, o evento cultural conta com os apoios do Governo do Estado de Pernambucos, da Agência de Economia Criativa e da Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos que faz a gestão do Cais do Sertão, local escolhido para sediar a feira artística, no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, vizinho ao centro de Artesanato e ao Marco Zero de Recife.


Em resposta ao convite de Diogo Viana, produtor cultural à frente da ART-PE, Cris Rosenbaum comenta: “Fico muito honrada em participar desta iniciativa com o projeto “A Alma Brasileira”, tenho um carinho especial por Recife, cidade que possui uma rica história cultural e uma produção artística diversificada que contribuem para a promoção da rica cultura brasileira como um todo.”


Reconhecida por sua rica tradição cultural e pela diversidade de expressões artísticas presentes em seu território, a capital pernambucana possui uma significativa relevância no artesanato brasileiro e no vibrante cenário artístico contemporâneo, com galerias, museus e espaços culturais, a exemplo do Instituto Ricardo Brennand e do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhaes, instituições que promovem exposições e valorizam a produção artística do Recife.


A Arte Popular é uma das principais contribuições culturais de Recife, com trabalhos realizados por grandes artistas e artesãos, como as esculturas em barro do Mestre Vitalino e as rendas em bilro produzidas em várias regiões de Pernambuco. O frevo tem uma grande importância cultural, considerado um dos gêneros musicais mais marcantes do Brasil, bem como o Festival de Inverno de Garanhuns e o Festival Rec-Beat que celebram a música, o teatro, a dança e outras formas de expressão artística, eventos que contribuem para a promoção da cultura e para o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões.


Nesta edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco, os trabalhos criativos do projeto “A Alma Brasileira” estarão expostos no segundo pavimento do eixo norte do Centro Cultural Cais do Sertão. Na programação cultural do evento, Cris Rosenbaum participará de conversas sobre o mercado de arte e de empreendedorismo. Sob sua curadoria, a Feira na Rosenbaum é um dos maiores eventos do design independente, do artesanato contemporâneo e da arte brasileira. A Feira realiza edições itinerantes por todo o Brasil, cumprindo sua missão de apoio e incentivo à economia criativa e circular, como também à inclusão e à sustentabilidade ambiental e social.


O projeto “A Alma Brasileira” agradece a valiosa parceria na Curadoria de Conteúdo dos talentosos marceneiros Bruno Camarotti, do Estúdio Camarotti, Marcelo Monteiro Lins, do Toko Design Utilitário, e Fernando Ancil, da Marcenaria Olinda.


EXPOSITORES CRIATIVOS | ART-PE

CAIO LOBO @caiolobo

CATARINA MINA @catarinamina

CERAMIQUINHO @ceramiquinho

ERICO GONDIM DESIGN @ericogondim.design

ESTÚDIO CAMAROTTI @estudiocamarotti

ESTÚDIO PAIPE @paipeestudio

GETULIO MAURÍCIO @getulio_mauricio

GREGHI DESIGN @greghidesign

LEO FERREIRO @leoferreiromobiliarioqueverve

LINHAS AMAZÔNICAS @linhasamazonicas

MARCENARIA OLINDA @marcenariaolinda

MAURO FRAZÃO @maurofrazao

RAMSES MARCAL @ramsesmarcal

RISOTROPICAL @risotropical SCHIZZIBOOKS @schizzibooks

TAMBORETE MARCENARIA @tamboretemarcenaria

TOKO DESIGN UTILITÁRIO @tokodesignutilitario

TONY OLIVEIRA @olivewood_


LINK PARA IMAGENS DE PRODUTOS, RETRATOS E CONTEÚDO https://drive.google.com/drive/folders/1k-Br0RAW--w5glGEiWGo4e0m8pr-60kb

Crédito retratos Studio Valentin


SERVIÇOS O PROJETO “A ALMA BRASILEIRA” ESTREIA NA FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PERNAMBUCO (ART-PE) | 2ª EDIÇÃO CURADORIA CRIS ROSENBAUM

Localização | 2º pavimento do eixo norte do Museu Cais do Sertão, Recife, PE


FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PERNAMBUCO (ART-PE) | 2ª EDIÇÃO @_artepe | 11 A 15 DE JULHO | 13H ÀS 21H

MUSEU CAIS DO SERTÃO | Avenida Alfredo Lisboa s/n, Recife, PE https://caisdosertao.pe.gov.br/


CRIS ROSENBAUM A MÃO FEMININA POR TRÁS DA FEIRA NA ROSENBAUM


Visionária em promover e fomentar negócios entre artistas e artesãos brasileiros, Cris Rosenbaum comanda a Feira na Rosenbaum. Com um olhar atento para o desenvolvimento criativo brasileiro, essa movimentação artística não é de hoje. Há mais de 11 anos, Cris promoveu mais de 50 feiras, reuniu mais de 3000 artistas e artesãos, desde comunidades criativas tradicionais até designers independentes, levando ao público milhares de criações autorais com identidade brasileira. O objetivo? Difundir e promover a rica diversidade cultural, com suas expressões e saberes.


Para desenvolver continuamente esse formato de representatividade, do Oiapoque ao Chuí, Cris viaja por todo o Brasil para descobrir profissionais que se utilizam da arte para expor a alma brasileira, posicionando o país como protagonista plural da diversidade artística. Ao fomentar o mercado, proporciona oportunidades reais de negócios para todos os profissionais envolvidos em suas descobertas.


No movimento de capacitação dos artífices, Cris posiciona a Feira na Rosenbaum para além de um ambiente de comércio, como uma grande vitrine do potencial artístico brasileiro, de oportunidades e iniciativas sustentáveis, a exemplo da iniciativa junto à Fundação Almerinda Malaquias no município de Novo Airão, no Amazonas, onde colabora na formação profissional em marcenaria para os habitantes do povoamento.


Com o objetivo de preservar as expressões culturais da região, Cris Rosenbaum propõe novas criações e métodos produtivos no aproveitamento das madeiras descartadas pela indústria naval, ainda ativa na região. Ao conectar o design e o regionalismo artesanal, promove as preciosas obras produzidas por homens e mulheres de dezenas de famílias assistidas pela fundação e contribui com o fortalecimento das comunidades tradicionais do Amazonas.


@crisrosenbaum


A FEIRA NA ROSENBAUM USA O DESIGN PARA EXPOR A ALMA BRASILEIRA


Em formato de plataforma criativa, a FEIRA NA ROSENBAUM traz como propósito “expor a alma brasileira”. Por meio de suas edições que reúnem artistas e artesãos, desde comunidades criativas tradicionais até designers independentes, leva ao público criações autorais que ajudam a contar e promover a rica diversidade cultural, em uma atmosfera multissensorial, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros, cenários e encontros, em uma energia de casa aberta e acolhimento.



Com DNA para o apoio e promoção de comunidades criativas tradicionais, por meio do Instituto Socioambiental (ISA), que propõe soluções a questões sociais e ambientais com foco na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos, a FEIRA NA ROSENBAUM é membro associado da Origens Brasil, rede que garante negócios sustentáveis na Amazônia, em áreas prioritárias de conservação, com garantia de origem, transparência e ética. Como empresa participante, mantém seu firme compromisso com o Instituto Kabu, que representa nove aldeias das Terras Indígenas Menkragnoti e Baú, onde vivem os povos Kayapó.


Reconhecida pelo esforço voltado à sustentabilidade social e ecológica, recebeu o “Prêmio Muda” das Edições Globo Condé Nast na categoria “Gente”, em 2019. Desde 2018, assumiu o compromisso em reduzir o impacto ambiental de suas edições, por meio da máxima redução de seus dejetos e da correta destinação de seus resíduos orgânicos e materiais recicláveis a fim de enviar a mínima fração possível de lixo para o aterro sanitário, conceito “Lixo Zero”. Essas ações contam com a consultoria ambiental da empresa social Roda Ambiental e em edições passadas com as ações da Comida Invisível.


Idealizada pela curadora de arte e design Cris Rosenbaum, a FEIRA NA ROSENBAUM comemorou os dez anos de sucesso com a abertura de sua primeira loja física em São Paulo, em fevereiro de 2022.


FEIRA NA ROSENBAUM www.feiranarosenbaumloja.com.br @ feiranarosenbaum f feiranarosenbaum


LOJA FEIRA NA ROSENBAUM Rua Mateus Grou, 513, Pinheiros, São Paulo, SP



 
 

Postar um comentário

0 Comentários