Casa Guilherme de Almeida promove passeio na Avenida Paulista e região do Pacaembu e lançamento de livro que reúne contos de escritores canadenses

 

Fotos: Casa Guilherme de Almeida - André Hoff

 


 

Oficina de amuletos e Laboratório de Crítica Cinematográfica também formam a programação do museu
 

O público do museu Casa Guilherme de Almeida poderá participar de diversas atividades presenciais no mês de agosto, como um passeio guiado pelos educadores, lançamento de livro, além de uma oficina de amuletos da sorte. A instituição é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis.

 

No dia 5 de agosto, das 14h30 às 17h, acontecerá mais um encontro peripatético — passeio educativo — desta vez pelas regiões onde estão localizados os museus Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida. A atividade Da Paulista ao Pacaembu: percorrendo Museus-Casas em São Paulo incentiva a reflexão sobre os modos de ocupação destas moradias que hoje funcionam como museus, além de trazer características dos imóveis, bairros, um pouco da história de seus antigos moradores e como esses fatores estão ligados às diferentes épocas vivenciadas na cidade.

 

Já no dia 12, das 15h às 16h, haverá o lançamento do livro Oh! Canadá - Contos Clássicos Reunidos no Anexo da Casa Guilherme de Almeida. O evento terá um bate-papo com Alzira Allegro, doutora em Letras pela USP e organizadora da obra, e com as tradutoras Marta Kohl e Sandra Schamas. Elas apresentarão a coletânea de contos clássicos de autores e autoras canadenses do século XVIII até meados do séc. XX, os quais retratam a vida de imigrantes europeus no Canadá. Stephen Leacock, Susanna Moodie, Charles G. D. Roberts, Lucy Maud Montgomery, Thomas C. Haliburton e Sara Jeannette Duncan são alguns dos escritores com contos traduzidos na obra literária.

 

Tendo em vista que agosto é considerado o “mês do azar”, segundo a crença popular, o Núcleo de Ação Educativa do museu preparou uma atividade para os mais supersticiosos. A oficina Crie seu amuleto da sorte será no dia 27, das 14h30 às 16h, e convida o público a produzir um amuleto inspirado no poeta Guilherme de Almeida, que mantinha alguns destes objetos na própria residência.
 

A Casa Guilherme de Almeida também oferecerá o Laboratório de Crítica Cinematográfica em agosto. Inspirado em renomados críticos como Guilherme de Almeida e Mário de Andrade, o curso oferece a oportunidade de mergulhar na história e prática deste estilo de crítica, além de pensar em seu papel nos dias de hoje. Mais informações no site do museu.

 

As inscrições para as atividades devem ser feitas no site da Casa Guilherme de Almeida.


 

Serviço:

 

Encontro Peripatético

DA PAULISTA AO PACAEMBU: percorrendo Museus-Casas em São Paulo

Com Alexandra Batista, Ana Paula Iannone, Caio Gomes e Rodrigo Vieira

Sábado, 5 de agosto, das 14h30 às 17h

Atividade presencial. Ponto de encontro: Casa das Rosas

Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista

Inscrição aqui - Prazo: 4/08
Vagas: 20

 

Lançamento de livro

OH! CANADÁ – CONTOS CLÁSSICOS REUNIDOS

Com Alzira Allegro, Marta Kohl e Sandra Schamas

Sábado, 12 de agosto, das 15h às 16h

Atividade presencial, realizada no Anexo da Casa Guilherme de Almeida
Endereço: R. Cardoso de Almeida, 1943 - Sumaré

Inscrição aqui - Prazo: 11/08
Vagas: 80

 

Oficina

CRIE SEU AMULETO DA SORTE

Com Débora Paneque Nogueira

Terça-feira, 22 de agosto, das 14h30 às 16h

Atividade presencial, realizada no museu Casa Guilherme de Almeida.

Inscrição aqui - Prazo: 26/08
Vagas: 10
 

Museu - R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo

Tel.: (11) 3672-1391 | 3868-4128

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.

Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.

Programação gratuita


 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 


Postar um comentário

0 Comentários