Engajamento é um conceito relacionado à proximidade que existe entre uma empresa e os consumidores. Trata-se do quanto as partes se relacionam e interagem de maneira natural, e quanto maior o engajamento, mais próximas elas estão.
Conquistar engajamento também é muito importante porque ele torna a marca mais relevante, e quando os usuários interagem com a empresa de maneira voluntária, sua imagem e credibilidade melhoram ainda mais.
Essa interação pode acontecer de várias formas, como promover o negócio diretamente, curtir ou comentar alguma publicação, entre outras ações. Elas ajudam a avaliar muitas coisas, inclusive se as estratégias de marketing são eficientes.
Ter engajamento também é muito importante porque mostra a eficácia das ações de comunicação, indica o nível de satisfação do consumidor, além de transmitir mais autoridade e credibilidade da companhia em seu segmento de atuação.
É uma forma de saber lidar melhor com os consumidores, algo que tem se mostrado como um grande desafio para muitos negócios.
Este artigo vai mostrar quais técnicas ajudam a alcançar engajamento, por que ir além das expectativas do público, como medir as técnicas de engajamento, quais são os desafios mais comuns e qual é o papel das novas tecnologias.
Principais técnicas de engajamento
Existem algumas técnicas que ajudam a conquistar engajamento além das expectativas, e entre elas estão:
Ter uma boa liderança
Várias pesquisas mostram que um dos maiores motivos para a falta de produtividade e a desmotivação da equipe são os problemas com a liderança.
Além de cuidarem de assuntos relacionados ao dia a dia da organização, como documentação, providenciar PCMSO construção civil, entre outras tarefas, também precisam conhecer cada colaborador da equipe.
É indispensável entender suas necessidades pessoais e fazer com que se sintam valiosos para a companhia.
Oferecer oportunidades de crescimento
Quando a pessoa sente que tem oportunidade de evolução dentro da organização, passa a valorizá-la mais. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de um plano de carreira bem estruturado que consiga estimular o desenvolvimento dos funcionários.
O líder deve conversar sobre planos de carreira com os funcionários, considerando planos estratégicos e limitações da corporação, além das habilidades de cada colaborador nas ações de engajamento.
Oferecer recompensas
A empresa precisa saber oferecer recompensas pois isso faz com que os profissionais sintam que seu trabalho está trazendo resultados e é valorizado.
Entre as melhores opções estão aumentos de salário, quantias compatíveis com o mercado, entre outras ações para reconhecer os profissionais. A companhia também pode fazer celebrações, oferecer dia de folga, brindes, entre outras opções.
Por que ir além das expectativas?
Um canil especializado em lulu da pomerania bebê precisa ir além das expectativas do público para alcançar o engajamento efetivo.
Isso é importante porque de acordo com uma pesquisa da Capgemini, 8 a cada 10 clientes preferem pagar mais para ter uma experiência melhor.
Além de atender às expectativas das pessoas, as organizações que conseguem superá-las se destacam na rotina do consumidor.
O cliente está sempre buscando uma organização que se identifique com sua proposta de valor, e quando encontra, não vai procurar nada com os concorrentes, e até mesmo fará propaganda positiva sobre o negócio.
Quando o atendimento é capaz de criar um elo com o consumidor, significa que a marca ativou gatilhos mentais e conseguiu consolidar um senso de identificação.
Isso ajuda a constituir um relacionamento mais próximo e o cliente sempre verá a marca como referência, toda vez que precisar de seus produtos e serviços.
Como medir as técnicas de engajamento
Para medir o engajamento dos consumidores, primeiro é necessário saber que não se trata de um mero indicador. Na verdade, é necessário analisar métricas que indicam o nível de atividade dos clientes, e os principais indicadores são:
Índice de ativação;
Taxa de retenção;
NPS;
Quantidade de usuários ativos.
Uma empresa de resíduos infectantes hospitalares vai usar o índice de ativação para medir o engajamento dos clientes, usando para isso atividades básicas para que o produto entregue valor e resolva problemas.
Supondo que a organização contratou um software de atendimento, é necessário integrar canais de comunicação para que as soluções sejam oferecidas. Executar essas ações ativa o cliente, então, a marca precisa saber quais são elas.
A taxa de rejeição mostra a quantidade de usuários que usam o produto em determinado período, algo muito importante para representar a qualidade da experiência que está sendo entregue.
Para calcular a taxa de retenção, primeiro é necessário definir o período e depois coletar informações como total de clientes no final do período, novos clientes adquiridos no período e número de clientes no início do período.
NPS (Net Promoter Score) é usado por uma clínica de exame admissional para compreender o nível de satisfação dos clientes, e para calculá-lo, as respostas devem ser separadas em grupos.
Pessoas que oferecem notas de 1 a 6 são detratores, aquelas que oferecem notas de 7 a 8 são neutras, e os clientes que oferecem notas de 8 a 10 são os promotores.
Por fim, é necessário saber a quantidade de usuários ativos, uma informação que pode complementar a taxa de ativação e retenção.
Para acompanhá-lo, primeiro é necessário definir os usuários ativos, por meio de ações que representam o uso real da solução.
O monitoramento pode ser feito todos os dias, mensalmente ou dentro de qualquer período que a empresa quiser, considerando aquilo que se adequa melhor ao negócio. De qualquer forma, é possível entender se as pessoas estão engajadas com o produto.
Desafios do engajamento
Para qualquer empresa, é cada vez mais desafiador engajar um público formado pelo consumidor moderno que também está mais exigente.
Em primeiro lugar, uma clínica de exame clínico ocupacional precisa criar uma identidade, mostrando qual é sua cultura e estilo para só então conseguir atrair clientes e fazer com que eles compreendam seu espírito.
Estratégias como o marketing de conteúdo são ótimas para engajar o público, ajudam a construir a reputação da marca e ainda tornam a empresa como uma referência naquilo que faz e em seu segmento.
Sobre a periodicidade e as plataformas necessárias, primeiro a organização precisa saber quem é o público de suas ações e criar laços com essas pessoas, algo que se faz por meio de informações de qualidade e sem intenções comerciais.
Mas existem muitos desafios para estabelecer uma relação mútua, pois a corporação deve saber ouvir os clientes, tanto aqueles que querem elogiar quanto aqueles que querem reclamar, além de oferecer uma solução compatível com o problema.
Só que nenhuma dessas ações é possível se o negócio não tiver conhecimento sobre sua área, e é exatamente isso que se mostra como um grande desafio.
O mais importante mesmo é que a corporação esteja pronta para as mudanças, entenda que a audiência passa por várias transformações e que as pessoas evoluem sua forma de consumir.
Novas tecnologias: para que servem
Hoje em dia, os cofres para empresas contam com recursos tecnológicos que tornam esses objetos mais seguros, mas a tecnologia também está presente no desenvolvimento de outras técnicas e processos.
Inclusive, ela pode ser usada para desenvolver técnicas inovadoras de engajamento, tanto é que o marketing e a tecnologia são aliados da comunicação.
As organizações podem contar com softwares de análise de dados que compreendem o comportamento do consumidor e otimizam a estratégia, além de investir em inteligência artificial para personalizar a experiência do usuário.
A personalização é feita de acordo com os interesses das pessoas e suas preferências. Da mesma forma, um hospital de cachorro pode usar a automação de marketing para agilizar processos e aumentar a eficiência.
Isso vai permitir que os profissionais de marketing possam dedicar mais tempo ao planejamento e criação de campanhas estratégicas, bem como tarefas que possam exigir um pouco mais de habilidade.
Muitas marcas também investem em marketing de mídia social, visto que essas plataformas são essenciais para a interação com o público e para alcançar mais pessoas.
Com a ajuda de ferramentas de gerenciamento de redes sociais, é possível monitorar a presença online, agendar publicações, analisar dados de engajamento e gerenciar campanhas de publicidade nesses canais.
Para uma clínica de exames para animais, a tecnologia também ajuda a criar experiências de marketing interativas e imersivas, capazes de aumentar o engajamento e o interesse do consumidor.
Considerações finais
Conquistar o engajamento do público não é fácil, mas também não é impossível, desde que a organização conheça as principais técnicas e práticas que ajudam a alcançar esse propósito.
De qualquer forma e independentemente do recurso usado, conquistar engajamento é indispensável para o sucesso da corporação e para que os consumidores consigam enxergar o valor de seus produtos e serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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