Em Junho, Instrumental Sesc Brasil


 

Os shows são gratuitos e acontecem de forma híbrida: presencialmente, no Teatro Anchieta e on-line,
com transmissão ao vivo para todo o mundo, no YouTube


No mês de junho, o Instrumental Sesc Brasil apresenta quatro shows, que misturam diversas vertentes da música instrumental, com propostas que evidenciam a música das culturas ancestrais afro e indígena brasileiras, o jazz e a música pop, até obras autorais produzidas em diálogo com as sonoridades presentes na fauna do país. O público é convidado a viver essa experiência musical, presencialmente, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, e on-line, no canal do Youtube do ISB, a partir das 19h. 
 

Os convidados são o Luccas Martins (6/6), que também assina as composições e arranjos, acompanhado por 17 músicos da Filafro - Filarmônica Afro-Brasileira; a guitarrista, violonista, compositora e arranjadora Marlene Souza Lima (13/6), com um show enriquecido por suas raízes brasileiras e pelas influências de jazz e música pop; o Trio Timeline (20/6), com músicas autorais em sua maioria lançadas em 2019 no álbum Oroboro e o músico Fábio Caramuru (27/6) interpretando músicas dos álbuns EcoMúsica - Conversas de um piano com a fauna brasileira (2015) e EcoMúsica - Aves (2018), além de novos trabalhos lançados como singles. 
 

Há mais de 40 anos, o Instrumental Sesc Brasil é considerado um palco sagrado da música instrumental brasileira e vem se destacando como um polo difusor de grupos e músicos consagrados e novos talentos.  

 

Acompanhe a programação completa: 

 

Instrumental Sesc Brasil

Terças-feiras, 19h, Teatro Anchieta (Sesc Consolação) 

Grátis 

Retirada de ingressos no portal, às 12h, e nas bilheterias do Sesc São Paulo, às 14h, no dia da apresentação.

 

6/6 
Luccas Martins e Filarto  

Handpan Brasileiro Ancestral & Sinfônico

 

 Luccas Martins (foto: Giulyanna Cipriano) e Filafro - Foto: Águeda Amaral 

 

Unir a música de matrizes ancestrais africanas à música regional do Brasil sob uma perspectiva sinfônica, com o handpan como instrumento solista: este é o conceito proposto pelo percussionista e artista multilinguagem Luccas Martins nesta apresentação para o Instrumental Sesc Brasil. O show é fruto de pesquisa a partir de vivências com grupos de cultura popular realizada por Luccas, destacando uma gama de possibilidades criativas do handpan, instrumento melódico-harmônico de percussão; outros instrumentos de percussão, como o pandeiro, o ilú e caxixi, também estarão em cena, aludindo à gênese musical que traz o choro, o ijexá, o baião e a música afro-brasileira num contexto mais abrangente. Neste show Luccas, que também assina as composições e arranjos, é acompanhado por 20 músicos da Filafro - Filarmônica Afro-Brasileira.

 

Ficha técnica:  

Luccas Camargo | Solo, composições e arranjos

Josoé Polia Santiago | Regência

Manoel Luiz Bezerra Neto | Saxofone e flauta

Paulo Serino da Cruz | Saxofone e clarinete

Jefferson Rodrigues | Saxofone

Sidmar Vieira | Trompete e flugel horn

Jaziel Gomes Narciso | Trombone

Felipe da Costa | Bateria

Egimar Alves da Silva | Percussão

Alan Salgado Amaral | Percussão

Fábio Leandro de Macedo | Teclados

Fábio Leal | Guitarra

Rubens Souza | Baixo acústico e elétrico

Renato Pereira da Silva | Violino

Fábio Luiz da Silva | Violino

Helder Fernando Souto dos Santos | Violino

Alexandre do Carmo Britto | Violino

Natália Regina da Silva Britto | Violino

Eliézer da Silva Motta | Viola

Amanda Rodrigues dos Passos | Viola

Marcos Mota Araújo | Violoncelo

 

 

13/6 
Marlene Souza Lima 
 

 Foto: Fabio Setti 
 

Música brasileira com pitadas de jazz e música pop: assim a guitarrista, violonista, compositora e arranjadora carioca Marlene Souza Lima, sediada em Brasília há alguns anos, define o seu som. No ISB ela vem em quarteto, com Fernando Palau (teclados), Anco Marcos (baixo elétrico) e Sidney Campos (bateria). O grupo apresenta composições da musicista.
 

Marlene Souza Lima iniciou seus estudos de violão com sua irmã, Lubélia; nos anos 1980 ingressa à Escola de Música de Brasília, referência nacional de ensino público de música. Nos anos de 1994/95 muda-se para os EUA e lá toca em casas de São Francisco e Hayward. De volta ao Brasil, apresenta-se por diversas casas e teatros do país. Em 2011 lança seu primeiro álbum, "My Way", e com ele se apresenta por Brasília, Goiás e São Paulo. Atualmente segue fazendo shows com seu grupo instrumental, o MSL Grupo, bem como com a banda feminina Her Jazz. 

 

Ficha técnica:

Marlene Souza Lima (violão e guitarra)

Fernando Palau (teclados)

Anco Marcos (baixo elétrico)

Sidney Campos (bateria)

 

20/6,  

A Timeline  
 

 Foto: Lucas Ristow 

 

A Timeline é um projeto musical que pesquisa e se inspira em padrões rítmicos - conhecidos também por timelines ou claves, tributários da pesquisa de Letieres Leite sobre o universo percussivo baiano - e na tradição melódica e narrativa das cantigas preservadas pelas culturas ancestrais afro e indígena. Somando-se a esta pesquisa, o trio encontra influências no jazz norte-americano da atualidade, inspirado pelo legado de J-Dilla e nos novos ares do UK Jazz. Para o ISB, apresenta um show com músicas autorais em sua maioria lançadas em 2019 no álbum Oroboro (disponível nos streamings de música) e outros trabalhos mais recentes. No dia seguinte, o grupo realiza masterclass no Centro de Música do Sesc Consolação.

 

Ficha técnica:

Lucas Cirillo (gaita)

Kau (bateria e programações eletrônicas)

Vitor Arantes (teclados e piano)

Participações especiais:

Ricardo Braga (percussão)

Sintia Piccin (saxofone e flauta)

Maurício Pazz (cordas)

 

Masterclass 

O trio A Timeline realiza masterclass, no dia 20, quarta, às 20h, pelo Centro de Música do Sesc Consolação. Na atividade, o trio traz sua experiência com o sistema de claves rítmicas, vinculada ao método Universo Percussivo Baiano sistematizado e divulgado pelo maestro e músico Letieres Leite, para propor nesta masterclass uma criação musical coletiva. Os ingressos podem ser retirados com 30 minutos de antecedência, no Centro de Música.

 

27/6 

Fábio Caramuru - EcoMúsica  

 

 Foto: Otavio Dias 

 

 

Na apresentação do pianista e compositor Fábio Caramuru, intitulado "EcoMúsica", a música e os sons produzidos por diversos animais se fundem em uma apresentação única. O repertório inclui obras concebidas entre 2015 e 2023, extraídas dos álbuns "EcoMúsica - Conversas de um piano com a fauna brasileira" (2015) e "EcoMúsica - Aves" (2018), além de novos trabalhos lançados como singles. O projeto EcoMúsica tem como proposta compor e interpretar a partir dos sons coletados na natureza, que se tornam essenciais nas composições, criando uma simbiose entre música e sons ambientais. Durante os concertos, os sons dos animais são manipulados por um designer sonoro, mantendo a fidelidade das gravações originais. Fábio Caramuru, renomado pianista brasileiro, tem uma sólida carreira internacional, sendo reconhecido por suas interpretações marcantes e por seu envolvimento em projetos culturais como curador e produtor.

Ficha técnica:

Fábio Caramuru: piano, composições

Alexandre Barros: design sonoro

 

Transmissão ao vivo e interação com o público         

Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil . Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.         

       

Inscreva-se também no canal Link e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.       

       

Instrumental no SescTV          

Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.         

       

Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 no SescTV. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.       

        

Para sintonizar o SescTV:       

Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga.     

Nas redes sociais: @sesctv      

       

Teatro Anchieta        

Teatro Anchieta já foi considerado o melhor teatro da cidade pela VEJA SP, em 2008. Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) - uma das maiores pianistas brasileiras da história - em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.       

    

Sesc Consolação       

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo         

600 metros do Metrô Higienópolis-Mackenzie       

Informações: (11) 3234-3000       

Site Sesc Consolação  

Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao       

Transmissão ao vivo em: YouTube ISB     

    

Horário de Funcionamento         

Terça a sexta, das 10h às 21h30  

Sábados, 10h às 20h

Domingos e feriados, das 10h às 18h

Postar um comentário

0 Comentários