Segmentação de público é uma estratégia que ajuda a identificar subgrupos dentro do público-alvo para fornecer mensagens personalizadas e gerar uma conexão mais forte.
Da segmentação surgem subgrupos que são baseados em dados de diferentes tipos, como no caso das informações demográficas que tratam da localização geográfica, gênero, idade, renda, escolaridade e etnia.
A empresa também pode fazer essa segmentação com base no histórico de compras, e para isso vai utilizar dados psicográficos para compreender um pouco mais a personalidade, crenças, atitudes e valores do público.
Com isso, a marca consegue, por exemplo, criar segmentos separados para pessoas mais voltadas para a família, indivíduos caseiros, líderes, seguidores e por aí vai.
O objetivo de tudo isso é criar mensagens personalizadas, otimizar os investimentos e economizar tempo. Entretanto, profissionais de marketing inexperiência acabam deixando a segmentação de público de lado e por isso criou mensagens uniformes.
Mas se a marca quiser trabalhar com uma abordagem refinada, precisa organizar esses contatos em grupos para que as pessoas tenham o que realmente desejam.
Pensando nisso, este artigo vai mostrar os benefícios da segmentação inteligente, porque ela é importante para o retorno sobre os investimentos, quanto tempo leva para segmentar e como determinar os critérios de segmentação.
Benefícios dessa abordagem
Investir em segmentação inteligente para alcançar o público certo traz muitos benefícios para o negócio. Essa estratégia ajuda a adquirir mais entendimento sobre a base de clientes que melhoram os resultados do negócio.
É uma ação que possibilita acessar vantagens competitivas e alcançar novos mercados com bom potencial. Usar as informações obtidas ajuda a identificar ambientes que ainda não foram explorados, mas que estão em crescimento.
Uma escola que oferece curso de manutenção de placa de celular pode identificar mercados de alto crescimento e com pouca competição para expandir a base de clientes e até descobrir novos produtos e serviços.
Com a segmentação inteligente, os gestores conseguem potencializar o desenvolvimento das soluções, descobrir novos segmentos e compreender as necessidades para satisfazer as dores e necessidades do público.
Isso é muito importante porque produtos e serviços especializados não sofrem com tanta concorrência, e quanto mais específicos eles são, mais fácil de dominar o mercado.
Também os insights que a corporação obtém com os esforços de segmentação ajudam o marketing a definir mensagens personalizadas que tornam as campanhas mais estratégicas e assertivas.
Além do mais, os profissionais conseguem embasar suas decisões e com isso reduzir gastos com mídias, usar os canais certos e aumentar ainda mais o custo-benefício.
Importância
Os consumidores possuem dúvidas e necessidades diferentes, por exemplo, enquanto uma pessoa está pesquisando se pilates funcional emagrece, outra está interessada em saber os benefícios dessa atividade física.
Tendo em vista essa é a diferença de interesses e necessidades, uma academia de pilates precisa segmentar seu público para estabelecer uma comunicação compatível com os interesses de cada um.
Isso melhora o retorno sobre os investimentos, uma vez que customiza as soluções, otimiza o tempo e reduz os gastos. Também é uma ação que ajuda a engajar os times de marketing e vendas e torna as decisões comerciais mais eficientes.
Não se pode negar que a estratégia também se transforma em vantagem competitiva, pois o negócio deixa de atuar de maneira genérica e começa a focar em um público certeiro que é dividido em subgrupos.
Os recursos deixam de ser distribuídos por todo o mercado e as ações de marketing e vendas começam a funcionar de acordo com cada grupo de cliente. Isso ajuda a alcançar vantagens como:
Clientes mais fiéis;
Boa performance em vendas;
Campanhas mais assertivas;
Produtos alinhados.
Uma vez que a campanha de marketing é mais assertiva, é natural que a organização alcance seus objetivos em menos tempo e isso melhora consideravelmente o retorno sobre os investimentos.
Tempo necessário para fazer uma segmentação
É natural que uma clínica especializada em ultrassom veterinário grandes animais queira ver os resultados o quanto antes, por isso muitos gestores e empreendedores se perguntam o tempo que leva para segmentar e alcançar os objetivos.
Na verdade, tudo depende das estratégias usadas pela organização para fazer a segmentação, e por meio de um bom planejamento, é possível obter resultados em um tempo menor. Algumas ações de segmentação são:
Pesquisar informações do segmento de mercado
A organização precisa de um estudo detalhado sobre o mercado de atuação para descobrir carências e nichos que ainda não são explorados. Quando essas características são bem investigadas, podem ser usadas como diferenciais.
É muito importante avaliar o desempenho dos concorrentes, bem como as estratégias e serviços prestados, saber quais são as áreas ou espaços digitais com mais consumidores, além das variações econômicas para sensibilizar o público.
Coletar feedbacks
Um fabricante de elevador para oficina mecânica pode conversar com o público, fazer consultas públicas para avaliar a qualidade do atendimento e dos serviços e, assim, conhecer as necessidades dos consumidores para aprimorar as estratégias.
O feedback pode ser obtido por meio de diferentes canais de comunicação, como e-mail, telefone e até monitoramento das redes sociais. Basta identificar qual espaço é mais proveitoso para coletar os dados.
Criar grupos de segmentação
Criar grupos dentro da segmentação otimiza as estratégias de comunicação. É possível fazer as subdivisões considerando as etapas do funil de vendas, pois isso ajuda a conversar melhor com os clientes.
Trabalhar dessa forma é importante porque enquanto algumas pessoas já sabem o que querem comprar, outras estão indecisas ou nem mesmo sabem como resolver seu problema ou necessidade.
A marca precisa personalizar a comunicação e a abordagem para oferecer algo compatível com o nível de maturação do lead, e com isso ter mais efetividade em suas ações.
Definir uma persona
A persona é um personagem semi fictício que representa as características do cliente ideal. Por exemplo, para definir sua persona, um fabricante de piso vinílico branco fosco vai conhecer informações detalhadas sobre seus hábitos e comportamentos.
Também é fundamental coletar informações como idade, profissão, estado civil, hábitos de consumo, redes sociais que frequenta e outras particularidades que especificam bem o perfil de cliente.
Critérios para estabelecer uma segmentação inteligente
Os critérios de segmentação do público consideram 4 tipos que são usados pelas empresas para melhorar suas estratégias.
Uma delas é a segmentação comportamental que está relacionada aos hábitos de compra e é um dos mais populares para melhorar as campanhas de marketing.
Por meio dela, é possível compreender os padrões de comportamento, nível de engajamento e outras especificações que melhoram a interação entre cliente e empresa.
Entre os critérios que uma empresa de peças carretas precisa considerar são os benefícios procurados, facilidade para comprar ou influenciar, segmentação com base em taxas de uso e características comuns.
Outro tipo de segmentação é a psicográfica que compreende o estilo de vida do cliente, concentrando-se em características internas ou qualitativas.
Só que esses atributos não são claros olhando apenas para o cliente, uma vez que dependem de uma análise profunda.
Os critérios que precisam ser levados em conta são os hábitos, atividades, interesses, valores, opiniões, personalidade, o estilo de vida e status social. Trata-se de uma avaliação que ajuda a estabelecer boas estratégias de marketing e agradar o cliente.
Mas uma creche particular pode fazer a segmentação demográfica para compreender o perfil de seu cliente. Esta é a divisão da persona, processo em que o embasamento é feito por meio da reunião de dados característicos pessoais como gênero e idade.
A técnica é muito usada para obter informações básicas sobre os clientes e é um tipo de segmentação mais ampla. Também é muito útil para reduzir o tempo e os recursos que vão ajudar a entender o público e avançar sobre os consumidores em potencial.
Por fim, a organização pode fazer uma segmentação geográfica para saber qual é a localização física e quais aspectos podem afetar as interações com o cliente.
Também é muito útil porque pessoas agrupadas em áreas semelhantes podem compartilhar preferências, portanto, é uma ótima segmentação para combinar com informações abstratas, como a segmentação comportamental.
É dessa forma que uma clínica de internação de animais consegue entender qual é a cidade, estado ou país que seu potencial cliente vive, além de saber um pouco mais sobre densidade populacional, status econômico e clima regional.
Considerações finais
A segmentação do público é fundamental para levantar informações valiosas para as estratégias de marketing, comunicação e vendas.
Quanto mais dados de segmentação a empresa tiver, melhor será sua ação, e ela não precisa depender apenas de uma ou 2 segmentação para entender as características dos clientes.
Para ter acesso a todos esses dados, basta fazer o questionamento certo e com isso ter uma perspectiva completa sobre quem realmente é o público-alvo da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários