Patrimônio cultural, mulheres do modernismo e presença de negros na literatura são temas da programação dos museus-casas de São Paulo

 

Da esquerda para a direita: Estudo de Cabeças, Artur Timóteo da Costa – Museu Afro Brasil;Baby de Almeida, por Lasar Segall – Casa Guilherme de Almeida



 


 

Com atividades gratuitas, a agenda de maio também inclui um curso sobre poemas curtos e o

lançamento do livro sobre a obra do escritor Oswald de Andrade, pelo olhar do poeta Haroldo de Campos


 

No mês de maio a Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida prepararam um conjunto de atividades que revisita casarões da Avenida Paulista, aborda mulheres que participaram do movimento modernista e destaca personagens negros da literatura brasileira. Os três museus-casas pertencem à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e são gerenciados pela Poiesis.

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

 

Dia 24 de maio, às 19h, os amantes da literatura brasileira poderão acompanhar o lançamento do livro Revisão de Oswald de Andrade: textos dispersos, de Haroldo de Campos, no museu Casa das Rosas. A obra é organizada por Thiago de Melo Barbosa, e o encontro contará com a presença do professor Marcos Siscar, da Unicamp, e os tradutores Fábio Roberto Lucas e Daniel Glaydson Ribeiro, tratando-se de um olhar da obra de Oswald a partir de textos críticos publicados pelo poeta Haroldo de Campos. Os interessados devem se inscrever no link.

 

No dia 25 de maio, das 19h às 21h, acontecerá a palestra Tombamentos e demolições na Avenida Paulista na década de 1980, com Lucília Santos Siqueira, professora de História, Memória e Patrimônio no Curso de História na UNIFESP. A atividade analisará os processos de estudo para tombamento de edificações na Avenida Paulista, abertos em 1982 — ano em que algumas mansões do local foram demolidas da noite para o dia, contrariando as determinações do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Também serão abordadas as atas das reuniões do Conselho e matérias jornalísticas da época. Inscrições aqui. 


 

Casa Guilherme de Almeida

 

O museu Casa Guilherme de Almeida preparou para este mês a oficina LETRA E IMAGEM: a poesia em síntese, do haikai ao logograma, que acontecerá em quatro encontros, nos dias 24 e 31 de maio7 e 14 de junho, das 19h às 21h. Nesta atividade Bruno Oliveira, artista gráfico, professor e pesquisador nos campos de Arte e Comunicação, trará uma reflexão sobre os processos de construção da poesia de vanguarda do século XX, que tem como uma de suas principais características a visualidade em termos gráficos e a síntese. As inscrições podem ser feitas no link.

 

Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida realizará, no dia 25 de maio, das 14h às 15h30, o curso As Mulheres do Modernismo, que pretende trazer um panorama sobre as mulheres modernistas, artistas ou atuantes nos bastidores do movimento, e relacioná-las com Baby de Almeida, esposa do escritor Guilherme de Almeida e figura importante para o museu. A atividade é voltada para professores e educadores em geral, que deverão se inscrever por meio do link. 


 

Casa Mário de Andrade

 

No dia 27 de maio, das 15h às 17h, o público do museu Casa Mário de Andrade poderá participar da roda de conversa Personagens Negros na Literatura Brasileira, organizada pelo Núcleo de Ação Educativa da instituição. A atividade pretende abordar três personagens negros, criados em momentos históricos diferentes por três escritores negros consagrados. São eles: Prudêncio, de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Ellis, de Os contos de Belazarte, de Mário de Andrade; e Pai Ponciá, de Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. As inscrições estão disponíveis no link.

 

Finalizando os destaques do mês, ainda no dia 27 de maio, das 16h30 às 18h, acontecerá a palestra Encontro com o cordel, organizada por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada. Em cada encontro, um cordelista convidado faz uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de um dos seus cordéis. Desta forma, o público terá a oportunidade de conhecer escritores que atuam para difundir este gênero literário popular por meio de suas obras e ações. O encontro terá como convidado o escritor Moreira de Acopiara. Inscrições para o formato on-line aqui. Já os interessados em assistir a palestra presencialmente devem se inscrever aqui.

 

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

 

Serviço:

 

Casa das Rosas

 

Lançamento de livro

REVISÃO DE OSWALD DE ANDRADE: textos dispersos, de Haroldo de Campos

Com Thiago de Melo Barbosa e Júlio Mendonça

Quarta-feira, 24 de maio de 2023, às 19h 

A atividade será on-line, por meio da plataforma Zoom

Inscrições aqui - Prazo: 24/05

Vagas: 300

 

Palestra

TOMBAMENTOS E DEMOLIÇÕES NA AVENIDA PAULISTA NA DÉCADA DE 1980

Com Lucília Santos Siqueira

Quinta-feira, 25 de maio, das 19h às 21h

A atividade será on-line, por meio da plataforma Zoom
Inscrições aqui - Prazo: 25/05

Vagas: 300

 

A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP

Programação gratuita

 

Casa Guilherme de Almeida

 

Oficina

LETRA E IMAGEM: a poesia em síntese, do haikai ao logograma

Com Bruno Oliveira

Quartas-feiras, 24 e 31 de maio, 7 e 14 de junho, das 19h às 21h

A atividade será on-line, por meio da plataforma Zoom

Inscrições aqui - Prazo: 23/05
Vagas: 350

 

Curso

AS MULHERES DO MODERNISMO

Com Ana Paula Iannone, Debora Paneque Nogueira e Rodrigo Vieira

Quinta-feira, 25 de maio, das 14h às 15h30

A atividade é voltada para professores e educadores em geral, e será realizada presencialmente, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida.

Inscrições aqui - Prazo: 24/05

Vagas: 40

 

Museu - R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.

Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.

Programação gratuita

 

 

Casa Mário de Andrade

 

Roda de Conversa

PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA BRASILEIRA

Com Arthur Major e Irlani Carvalho

Sábado, 27 de maio, das 15h às 17h

A atividade será realizada presencialmente no museu Casa das Rosas

Inscrições aqui - Prazo: 27/05

Vagas: 20

 

Palestra

ENCONTRO COM O CORDEL

Com Lucineide Vieira e convidados

Sábado, 27 de maio, das 16h30 às 18h

A atividade será realizada presencialmente no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, com transmissão pela plataforma Zoom.

Inscrições para participação virtual aqui - Prazo: 27/05 (300 vagas)
Inscrições para participação presencial aqui - Prazo: 27/05 (30 vagas)

 

—-

Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.

Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.

Programação gratuita

 

—-

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas é um museu dedicado à à cultura, à poesia, à literatura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o museu-casa literário realiza programação diversificada e gratuita formada por oficinas de criação e crítica literária, palestras, ciclos de debates, exposições, saraus, lançamentos de livros, performances, apresentações teatrais e musicais.

Em 2023, o museu Casa das Rosas conta com o patrocínio da Pfizer, uma das maiores empresas biofarmacêuticas de inovação do mundo e responsável por colaborar, promover e ampliar o acesso a cuidados confiáveis em todo o mundo, e o apoio da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). Juntas contribuirão para o desenvolvimento de atividades culturais e educativas do museu que são voltadas para os mais diversos públicos. A Casa das Rosas é gerida pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis - Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827


Postar um comentário

0 Comentários