Como o Marketing de Influência trabalha com influenciadores para promover uma marca?


Marketing de influência, também conhecido como “Influencer Marketing” é uma estratégia de marketing digital que funciona por meio da parceria entre produtores de conteúdo que influenciam um público grande e engajado na internet.

O objetivo de trabalhar com essas pessoas, conhecidas como influenciadoras digitais, é estabelecer um relacionamento entre a marca e o público que segue esses indivíduos, com o propósito de gerar retornos positivos.

Hoje em dia, as empresas precisam gerar valor e conquistar a confiança dos consumidores para adquirir clientes. Também devem investir em ações para reter pessoas que já compram com elas e influenciar a decisão de compra.

Fica muito mais fácil fazer tudo isso por meio de parcerias com pessoas em quem o público já se identifica e confia, e os influenciadores são a melhor opção porque o público já está acostumado com seus conteúdos.

Mas para trabalhar essa estratégia, primeiro é necessário saber quem são os influenciadores relevantes para a marca, como identificar sua autenticidade e relevância e como se aproximar dos influenciadores.

Uma estratégia completa precisa analisar o retorno sobre os investimentos dessa prática e garantir que o influenciador produza materiais alinhados aos valores da corporação, e é sobre isso que o artigo vai falar.

Influenciadores relevantes para uma marca

Para saber se o influenciador é realmente relevante para a marca, primeiro é necessário definir as intenções ao investir nessa estratégia. A empresa precisa saber o público que pretende atingir e de que maneira quer engajar essas pessoas.

Dependendo do objetivo, diferentes plataformas devem ser usadas. Por exemplo, uma empresa com um público mais jovem, vai conseguir gerar identificação no Instagram, visto que a faixa etária dos usuários costuma ser entre 18 e 34 anos.

Outra coisa que uma empresa de licenciamento ambiental precisa fazer é imaginar como seria o perfil do seu consumidor e encontrá-lo nas plataformas.

Pode-se usar uma hashtag relacionada ao negócio para encontrar indivíduos com uma audiência consolidada e influenciadores que possam ser apelativos para pessoas que estejam fora da área de alcance da companhia.

Os níveis de influência também contam muito, pois aqueles que possuem um grande número de seguidores, não conseguem tanto engajamento do público.

O mais importante é verificar a legitimidade do conteúdo e dos perfis que seguem a conta, visto que existem muitos que pagam para aumentar o número de seguidores e por isso não conseguem gerar engajamento.

Como identificar autenticidade e relevância?

Para trabalhar uma estratégia de marketing de influência genuína, o trabalho feito pelo influenciador precisa ser autêntico e relevante.

A audiência desses indivíduos não segue seu perfil para ver publicidade tradicional, visto que os seguidores preferem comprar produtos que foram testados e aprovados por ele.

Mesmo que as pessoas estejam cientes sobre o fato de que um influenciador está sendo pago para falar sobre micropigmentação olhos superior, elas ainda esperam sinceridade durante a divulgação e desejam ver, na prática, os benefícios oferecidos.

É só assim que o conteúdo divulgado terá relevância para a audiência e o público vai confiar ainda mais nos produtos e serviços recomendados. Se for algo artificial e forçado, tanto o influenciador quanto a empresa podem perder credibilidade.

De qualquer forma, vale a pena investir nessa ação porque cerca de 44% dos usuários já compraram produtos e serviços que foram recomendados pelo influencer.

Para os criadores de conteúdo, esse indicador é muito positivo, pois mostra que conseguem se conectar com o seu propósito, com os conteúdos que produzem e com as marcas que estão divulgando.

Como se aproximar de um influenciador?

O marketing de influência só trará bons resultados se houver um bom relacionamento entre a marca e o influenciador. Isso porque ambos podem se sentir à vontade para conversar e criar conteúdos, desenvolvendo um bom trabalho.

Mas até que uma empresa especializada em relatorio de impacto de transito rit consiga estabelecer um relacionamento positivo com o criador de conteúdo, primeiro precisa saber se aproximar dele.

A abordagem precisa ser respeitosa e mostrar que a companhia está interessada em um relacionamento profissional. É interessante dizer claramente por que escolheu esse influenciador em detrimento dos outros.

Na hora de falar sobre isso, o ideal é ser sincero, mostrando que a organização gosta do ponto de vista do indivíduo, de sua capacidade de se comunicar com o público, as habilidades em fotografia ou qualquer outro aspecto.

A marca deve mostrar de que maneira essa parceria é útil, os resultados que pode trazer no futuro e os benefícios que ambos poderão colher.

Lembrando que a conexão com o influenciador não acontece da noite para o dia, pois primeiro o negócio precisa saber quem deseja acessar para só depois fazer a abordagem.

A parceria precisa fazer sentido para ambos, caso contrário, nem o próprio influenciador pode se interessar.

Por exemplo, no caso de uma clínica especializada em abdominoplastia masculina, o ideal é fazer parceria com alguém que fale sobre estética, saúde e boa forma. Quando a parceria faz sentido, fica mais fácil trabalhar a abordagem.

Como medir o retorno sobre os investimentos?

As estratégias de marketing digital só são realmente boas quando trazem resultados e sua performance é acompanhada.

Não importa se o negócio está trabalhando com e-mail marketing, publicações nas redes sociais, postagem no blog, anúncios no Google ou com marketing de influência, tudo precisa ser devidamente mensurado.

Uma das métricas mais importantes nesse processo é o retorno sobre os investimentos (ROI), e para fazer esse cálculo, a empresa vai dividir o valor investido na divulgação pelo valor obtido como resultado.

Não se trata apenas de dinheiro, como o retorno nas vendas, mas também podem ser analisadas outras situações, como número de visualizações e cadastros.

Para uma marca de tablet para dar aula, quanto menor for o custo de um item, melhor será o resultado obtido.

Como alinhar conteúdo e valores?

Outro ponto importante nessa estratégia é a necessidade de que o conteúdo produzido pelo influenciador esteja totalmente de acordo com os valores da marca. A única forma de fazer isso é seguir alguns passos importantes, sendo:

  • Entender a marca;

  • Compreender o mercado;

  • Entrar em contato;

  • Monitorar os resultados.

Por incrível que pareça, existem muitos gestores e empreendedores que não compreendem muito bem a própria marca, os valores, objetivos e produtos que oferecem.

Só que é muito importante conhecer esses aspectos porque só assim será possível fazer uma parceria que tenha uma abordagem compatível com a imagem do negócio e seus objetivos, como uma loja de placa de gesso banheiro.

A marca se preocupa com tudo o que está relacionado a ela, desde a elaboração de sua fachada da loja até a maneira como ela se dirige aos consumidores.

Ter essa preocupação no marketing de influência é necessário para transmitir os benefícios que os produtos e serviços oferecem de maneira objetiva, além de estabelecer uma ação assertiva e que traga bons resultados.

Quando o conteúdo está alinhado aos valores, é sinal de que o negócio encontrou um aliado para promover suas soluções. Isso também depende um pouco do conhecimento de mercado, pois isso envolve o perfil do público.

O influenciador precisa ter uma audiência semelhante ao público-alvo da organização, além de ser alguém que tenha uma postura ética e coerente com a imagem do negócio.

Se quiser, o gestor pode avaliar o histórico do influenciador nas plataformas, a qualidade daquilo que ele produz e a relação que tem com seus seguidores.

É justamente por isso que uma empresa especializada em calibração de equipamentos laboratoriais não deve se basear apenas no número de seguidores, pois o mais importante é ter uma audiência engajada.

Se todos esses pontos estiverem alinhados àquilo que a companhia espera, chegou o momento de entrar em contato com o influenciador para conversar sobre a proposta.

A partir do momento em que a proposta é aceita, ambos vão combinar como esses materiais serão criados, mas independentemente de formato e outras características, os resultados obtidos precisam ser monitorados.

Só assim a companhia vai poder avaliar a efetividade da campanha e identificar os ajustes que precisa fazer. Mas antes de partir para esse trabalho, os consultórios de psiquiatria precisam definir métricas que serão avaliadas.

A corporação pode avaliar o engajamento do público com o conteúdo, número de curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações, aumento do número de seguidores e retorno sobre os investimentos.

Outra métrica que pode ser considerada é a conversão em vendas, analisando quantas pessoas foram direcionadas para o site, a partir do material divulgado pelo influenciador.

Considerações finais

O marketing de influência é uma estratégia muito inteligente e compatível com os desejos dos consumidores atuais.

Eles se sentem muito mais próximos dos influenciadores do que das celebridades e confiam nas dicas e recomendações feitas por eles.

Tudo o que o negócio precisa fazer é encontrar uma boa parceria e criar conteúdos relevantes para a audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários