Análise de dados: como usar dados para tomar decisões de marketing mais informadas


A coleta e análise de dados são ações importantes para as empresas e precisam ser do conhecimento delas. Os negócios devem ter acesso a dados sobre clientes, fornecedores e outros stakeholders para que possam melhorar seus processos.

É com base nessas informações que a companhia vai construir suas estratégias de marketing, vendas e até mesmo melhorar seus produtos e serviços. Só que o primeiro passo é saber coletar os dados corretos.

A organização deve saber onde vai encontrá-los e qual é o esforço necessário para coletá-los. A internet ajuda muito a alcançar esse propósito, desde que a organização saiba onde pode encontrar as informações que precisa.

Também é essencial que tenha acesso às ferramentas que vão ajudar a obter os dados importantes para as estratégias internas, e existem muitas coisas que os negócios precisam compreender sobre esse processo.

É necessário saber quais são as fontes de dados que podem ser usadas, como interpretar essas informações, as ferramentas e técnicas de análise que podem ser usadas e como usar os dados para melhorar a eficácia das campanhas de marketing.

O artigo vai falar sobre todas essas pautas e ainda mostrar de que maneira a companhia pode equilibrar a coleta e o uso de dados com a privacidade dos clientes.

Fontes de dados que podem ser usadas

As fontes de dados que as empresas podem usar para melhorar as decisões de marketing são primárias e secundárias.

Dados primários são aqueles que o próprio negócio cria, por exemplo, quando solicita o feedback do cliente sobre um produto ou serviço.

Quanto aos dados secundários, são provenientes de fontes que pertencem a outros proprietários. Por exemplo, se um fabricante de gaveteiro de aço para ferramentas usa dados do Google Analytics, está usando dados secundários.

Embora não sejam dados sobre a organização, são informações coletadas por terceiros e que podem ser usadas pela companhia.

Como interpretar e analisar os dados

O gestor pode interpretar e analisar os dados para obter informações valiosas sobre os clientes e seu próprio mercado de atuação.

A análise e interpretação pertencem à gestão de dados e é fundamental entender como fazer isso para compreender o perfil do público e como melhorar os resultados do negócio com base nessas informações.

As empresas que fazem isso estão sempre à frente dos concorrentes quando se trata de expandir sua base de clientes e aumentar os lucros.

Elas também conseguem fidelizar os consumidores porque fazem uma boa gestão dos dados presentes em sua base. Além do mais, o negócio compreende o que faz uma pessoa permanecer comprando com ele. A gestão de dados envolve:

  • Coleta;

  • Armazenamento;

  • Análise;

  • Segmentação;

  • Proteção.

Uma escola que oferece curso polimento técnico pode coletar as informações que precisa por meio de diferentes fontes, como formulários de cadastro, aplicativos e interações em seu site.

As pesquisas de mercado também podem ser usadas, de qualquer forma, é fundamental garantir que os dados coletados sejam realmente úteis e relevantes para a corporação, além de evitar o armazenamento desnecessário das informações.

Depois de coletar os dados, outra coisa muito importante é fazer seu armazenamento de maneira organizada e segura. A corporação pode usar um banco de dados que vai ajudar a criar espaços personalizados para cada informação obtida.

Elas precisam estar sempre atualizadas e o backup deve ser frequente para evitar perdas, principalmente se houver algum problema técnico.

A análise de dados é muito importante e pode ser trabalhada por meio de ferramentas como Google Analytics, pois ajuda a identificar padrões e tendências em relação ao comportamento dos clientes.

A organização também vai tomar decisões bem informadas sobre as estratégias de marketing e vendas, e a partir dos dados coletados, inicia-se o processo de análise.

Uma clínica com cuidador idoso noturno pode usar vários recursos e ferramentas para analisar os dados, dependendo de qual for seu objetivo de análise. Ela pode ser estatística descritiva, análise de regressão, análise para a segmentação, entre outras.

Finalmente a organização pode segmentar os clientes em grupos com características semelhantes, pois é assim que vai criar estratégias personalizadas para aumentar sua efetividade e o nível de satisfação do consumidor.

Mas também é muito importante investir em proteção de dados para garantir que as informações sobre as pessoas sejam armazenadas de maneira segura e que o acesso a esses dados seja restrito aos funcionários autorizados.

Ferramentas e técnicas para análise de dados

Existem ferramentas e técnicas para analisar dados que as organizações usam para obter insights de marketing relevantes.

Uma delas é o CRM que colabora na gestão de relacionamento com o cliente e coloca o consumidor como o foco principal das estratégias de vendas.

O software CRM usado por uma clínica de tomografia abdome e pelve com contraste precisa ser capaz de cadastrar os clientes e registrar as informações sobre essas pessoas que serão úteis para as estratégias de marketing e relacionamento.7

Outra opção interessante são as pesquisas de marketing, uma técnica que ajuda a captar dados estratégicos sobre a corporação e que embasam as tomadas de decisão em relação ao planejamento de marketing.

É com esse tipo de estratégia que o gestor vai identificar oportunidades, otimizar as estratégias que já são trabalhadas, gerar leads e fazer benchmarking.

Como usar a análise de dados

Ainda existem alguns empreendedores e gestores que não conseguem entender de que maneira a análise de dados pode ajudar a avaliar as campanhas de marketing e fazer os ajustes necessários.

Mas quem trabalha com data analytics procura relações significativas dentro de um grupo de dados, e é nessas relações que estão as respostas para todos os problemas da empresa.

Uma empresa de troféu tênis deve comparar os dados de seus clientes para descobrir qual é a faixa etária predominante entre essas pessoas e criar uma campanha compatível com ela.

Isso também é uma forma de melhorar o funcionamento de outros setores, visto que o setor de vendas fica sabendo quais são as pessoas mais propensas a comprar, enquanto o setor financeiro analisa os investimentos com mais precisão.

A verdade é que a análise de dados pode ser usada pelos gestores para tomar decisões em vários aspectos, pois é um processo que traz informações seguras e melhora o nível de satisfação dos resultados.

Se o data analytics for executado de maneira eficiente, se transforma em uma excelente ferramenta que percebe padrões e tendências relevantes e ainda geram insights no momento da tomada de decisão.

O recurso pode simplesmente mudar os rumos de um pet shop de banho e tosa para gatos, visto que o estabelecimento passa a compreender melhor os processos, o mercado, os parceiros e os clientes.

É uma compreensão clara que ajuda a prever o futuro da companhia e traz os passos necessários para alcançar o sucesso.

Como equilibrar o processo com LGPD

É função das organizações equilibrarem a coleta e uso de dados com a privacidade dos clientes e estar sempre de acordo com as leis e regulamentações da lei geral de proteção de dados (LGPD).

Cerca de 60% dos líderes de marketing acreditam que coletar informações de clientes e equilibrar esse processo com a troca de valor e privacidade dos dados é algo desafiador até os dias de hoje.

Essa informação foi divulgada por um estudo feito pela Gartner com 400 líderes e descobriu que 85% utilizam política formal para gerenciar os dados, mesmo assim, a privacidade continua sendo muito desafiadora.

Em diversas estratégias adotadas pelos negócios, desde a organização de uma vitrine expositora de carnes até um anúncio no Google, os profissionais estão voltados para a personalização, mais precisamente, 42% deles.

A depreciação de cookies de terceiros faz com que as fontes de informações desapareçam, fazendo com que os profissionais de marketing se esforcem para fortalecer a estratégia de dados.

Mas a partir do momento em que essas informações ficam mais difíceis de coletar, os profissionais precisam se adaptar, aproveitar as fontes para alimentar estratégias personalizadas e construir um relacionamento mais próximo com os clientes.

Um fabricante de caixa de passagem elétrica externa também precisa estar atento porque o consumidor está cada vez mais consciente sobre a importância da privacidade de seus dados.

É por isso que 78% dos profissionais de marketing ensinam seus clientes a gerenciarem suas próprias informações, enquanto 82% afirmam que estão priorizando dados primários para criar valor aos consumidores.

Considerações finais

Muitas estratégias de marketing e vendas usadas pelas empresas dependem da coleta e análise de dados para que possam gerar impactos positivos nos consumidores e entregar uma solução para eles.

Também são esses recursos que fortalecem as ações das empresas, permitindo que elas alcancem os resultados que desejam e tomem decisões mais assertivas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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