Fábrica de Startups anuncia sede em Gramado e lança programa voltado à inovação no turismo









Apresentada nesta quinta-feira (30/03) durante a segunda edição do South Summit Brazil, em Porto Alegre, Fábrica de Startups Brasil terá como missão expandir a atuação da aceleradora europeia para outros estados e para Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile



Aceleradora europeia com uma década de experiência em inovação e mais de 4 mil empreendedores e startups no portfólio, a Fábrica de Startups lançou, nesta quinta-feira (30/03), durante a segunda edição do South Summit Brazil, em Porto Alegre, a Fábrica de Startups Brasil, que terá sede em Gramado (RS). Parte de um projeto de expansão da marca criada em Portugal, a única licenciada brasileira da aceleradora terá como principal missão ser um ponto estratégico para a atuação não apenas em outros estados, como também na Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. “Um dos maiores desafios das startups, atualmente, é o processo de internacionalização. A Fábrica de Startups Brasil surge para integrar os ecossistemas de inovação dos países da América do Sul a partir de Gramado, facilitando esta jornada e alavancando negócios”, explica o sócio da aceleradora europeia, Egon Barbosa, que também é um dos sócios e Strategy Advisor da licenciada brasileira. “Nosso propósito é alavancar os sonhos de empreendedores que queiram mudar o mundo, encontrando soluções para problemas reais, frequentes e massivos, gerando benefícios para as pessoas e resultados financeiros para os seus negócios”, completa Egon, que tem 29 anos de experiência entre o mundo corporativo e o ecossistema de startups e já desenvolveu inúmeros projetos de inovação em países da Europa, Ásia e África.


Ao lado dele, completando o quadro societário da Fábrica de Startups Brasil, estão a empresária Manoela Moschem, CEO da Holy Investimentos e Participações e referência em operações de turismo e entretenimento na Serra Gaúcha, onde é CEO da Vila da Mônica Gramado; e Marcia Ferla, head de Estratégia e Conexões da Holy e profissional com mais de 30 anos de experiência e vivência em estratégias de negócios, marketing e branding em grandes marcas nacionais e internacionais. "É uma realização estar à frente deste projeto e poder contribuir para o desenvolvimento não apenas de Gramado, como dos países do Cone Sul”, afirma Manoela. “Já estamos buscando as mais diversas parcerias com o poder público, a iniciativa privada e as comunidades para que a Fábrica de Startups Brasil seja um marco positivo para a inovação da América do Sul”, antecipa Marcia.


Fundador e CEO da Fábrica de Startups, António Lucena de Faria explica que a licenciada brasileira terá como missão levar ao maior número de pessoas e empresas a oportunidade de empreender com sucesso. “Tivemos a sorte de fazer parceria com esse time incrível da Fábrica de Startups Brasil que, a partir de Gramado, vai expandir a marca e os seus projetos. Juntos, poderemos fazer a diferença em muitas áreas, com especial atenção para a indústria do turismo”, afirma António, destacando que o primeiro programa a ser desenvolvido pela licenciada brasileira será o Turismo Explorers.

Egon Barbosa, Marcia Ferla, Manoela Moschem e António Lucena de Faria (Pedro Carvalho/Divulgação)





Sucesso comprovado


Apresentado durante o evento de lançamento da licenciada brasileira, o Turismo Explorers é um programa de ideação e aceleração em que, com a ajuda da Fábrica de Startups Brasil, as startups nacionais e internacionais serão convocadas a identificar os desafios mais importantes das cidades turísticas e, com o apoio de big techs, endereçar as mais disruptivas e viáveis soluções, potencialmente recebendo funding ou aceleração para implementação. As pré-inscrições já estão abertas pelo site da aceleradora.


O programa é inspirado na versão europeia desenvolvida ao longo dos últimos cinco anos pela Fábrica de Startups em parceria com a Autoridade Turística Nacional de Portugal. “Durante este período, lideramos quase 500 startups e dois mil empreendedores em 236 projetos que beneficiaram de forma significativa o ecossistema do turismo português, uma das maiores indústrias do país”, destaca António. Em 2019, o setor atingiu dois dígitos (11,8%) do PIB nacional português, um crescimento que coincide com o período em que a aceleradora, por meio de suas metodologias proprietárias, liderou a geração e a validação de soluções.

A meta é repetir o feito no Brasil e, no futuro, nos demais países da América do Sul. “Queremos começar por Gramado, transformando a cidade em um destino turístico inteligente, alinhado a valores como conveniência, produtividade, sustentabilidade, qualidade de vida e experiência diferenciada para quem visita a cidade”, explica Egon.



Atuação global



Além da América do Sul, a Fábrica de Startups também está presente na Ásia, em Macau, onde opera por meio de uma parceria com o órgão fomentador do ecossistema de inovação do governo, e na África, em Angola, a partir de uma aceleradora parceira com sede em Luanda. “Com essa atuação, além do acesso aos mercados mundiais, nós eliminamos a barreira do idioma, já que a porta de entrada para os mais diversos continentes são os países de língua portuguesa”, destaca António.



Sobre a Fábrica de Startups



Com sede em Portugal e atuação na Europa, Ásia, África e na América do Sul, a Fábrica de Startups é uma aceleradora que tem como missão ajudar as pessoas a serem empreendedoras de sucesso, contribuindo para o fomento do empreendedorismo e para a criação de mais e melhores startups. Para tal, realiza programas de aceleração, organiza eventos e promove várias iniciativas, com metodologias proprietárias, para ajudar a identificar ideias de negócio, criar equipes, desenhar o modelo de negócio, descobrir clientes e lançar empresas.


A Fábrica de Startups também atua junto às empresas e corporações, ajudando-as a desenvolver estratégias, cultura e portfólio de inovação, além de programas como laboratórios de inovação, inovação in house, open innovation, estruturação da área de inovação, incubadoras e aceleradoras in house, entre outros. Muitos destes programas ocorrem em parceria com startups, unindo o melhor dos dois mundos: a disrupção da startup e o músculo da corporação.


Educação empreendedora e internacionalização de negócios são pilares importantes da atuação da Fábrica de Startups, através dos quais empreendedores e startups ganham formação adequada, além da validação de seus modelos de negócio, e habilitam-se a internacionalizar suas empresas por meio da rede da Fábrica de Startups na Europa, Ásia, África e América do Sul.



Sobre a Fábrica de Startups Brasil



A Fábrica de Startups Brasil é resultado do projeto de expansão da Fábrica de Startups. A sede fica em Gramado, na Serra Gaúcha, localização estratégica que permite a atuação em cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. O propósito da Fábrica de Startups Brasil é alavancar sonhos de empreendedores e corporações que queiram mudar o mundo, encontrando soluções para problemas reais, frequentes e massivos, gerando benefícios para as pessoas e resultados financeiros para os seus negócios. Um dos principais diferenciais é o foco em mapear problemas importantes de ordem socioeconômica e desenvolver programas que engajem o ecossistema de inovação e comunidades para criar e implementar soluções inovadoras. Interligada com a rede internacional da Fábrica de Startups, oferece uma via fluida de internacionalização de startups e empresas para Europa, Ásia e África.

Postar um comentário

0 Comentários