Os dentes sensíveis, ou sensibilidade dental, é um problema que deve ser levado a sério já que pode causar dores intensas e ser considerado até mesmo insuportável pelos pacientes.
Isso porque, podem começar a desenvolver problemas para se alimentar de forma correta e até mesmo levando o paciente a sentir dor ao falar.
Dessa forma, é importante saber quais são os fatores que leva a sensibilidade dental, com o foco de evitá-las, garantindo não só um melhor bem estar, como também uma melhor qualidade de vida.
Uma vez que a manutenção da saúde bucal é extremamente importante em diversos aspectos, até mesmo para um bem-estar mental.
Tendo isso em mente, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito dos dentes sensíveis, principalmente para pacientes que possuem clareamento a laser, por exemplo.
Com isso, é preciso entender os principais sintomas, causas, tratamentos e maneiras de prevenir essa questão bucal e garantir não só dentes saudáveis, como também um sorriso estonteante.
Qual a causa dos dentes sensíveis?
Em primeiro lugar, é importante compreender o que de fato é a sensibilidade bucal, para que assim, seja possível entender melhor quais são suas causas.
Pois bem, a sensibilidade dental nada mais é do que um tipo de dor aguda e momentânea que acontece em decorrência da exposição da dentina.
Isso, por sua vez, é uma camada porosa ligada ao nervo principal dos dentes, que é coberta pelo esmalte e a dentina que fica embaixo do esmalte dentário.
Dessa forma, esse tipo de tecido interno dos dentes acaba sendo mais sensível, e justamente por isso que precisa ser revestido pelo tecido mais duro do corpo humano: O esmalte dentário.
Portanto, ele vai proteger a dentina de microrganismos e bactérias, que são responsáveis por causar cáries, gengivite e doenças periodontais.
Sendo assim, quando o paciente tem o esmalte dental desgastado, seja por um procedimento de clareamento dental mal feito, escovação inadequada ou até mesmo pela falta de higiene dental.
Então, a dentina acaba ficando exposta e assim, acaba tendo contato com os alimentos que ingerimos.
Como a dentina é ligada aos nervos da polpa dental, ela também acaba sendo muito sensível. Portanto, o contato com qualquer substância acaba gerando a dor característica da sensibilidade dental.
Com isso, no momento em que a dentina entra em contato com fatores externos como doces, bebidas geladas ou até mesmo o ar frio da respiração, podem apresentar dores e desconfortos na região.
Portanto, confira a seguir uma lista de situações que podem desgastar o esmalte dentário e levar a sensibilidade nos dentes:
Problemas na saúde bucal;
Alimentos e bebidas ácidas;
Refluxo gastroesofágico;
Refluxo gastroesofágico;
Pasta de dente abrasiva;
Escovação incorreta.
Dessa maneira, essas são as principais causas para a sensibilidade dentária. Portanto, continue o texto para entender o melhor tratamento para essa condição.
Qual o tratamento para dentes sensíveis?
O tratamento adequado para a sensibilidade dental vai depender, na verdade, da avaliação de um profissional dentista.
Uma vez que esse problema pode ser causado por diferentes motivos, além de poder acabar sendo intensificado com problemas como o surgimento de uma cárie profunda, por exemplo.
Nesse caso, é preciso ir a um profissional dentista, podendo ser até mesmo um que faça um procedimento de preenchimento labial.
Sendo assim, ao identificar sintomas de sensibilidade, é de extrema importância que busque por um profissional dentista para que ele avalie o caso de cada paciente e indique o melhor tratamento para cada um.
Isso porque, ele não avalia só questões clínicas, mas também problemas estéticos que podem ter sido causados para além da sensibilidade.
Mesmo assim, ainda é possível apontar alguns tratamentos que são comuns nesses casos, principalmente para pacientes que utilizam um aparelho ortodôntico.
Portanto, confira a seguir uma lista dos procedimentos mais utilizados: Aplicação de verniz fluoretado nas áreas expostas ou o uso de flúor, em espuma ou gel, para fortalecer as áreas atingidas e por último, realização de tratamento restaurador preventivo na área afetada.
Como nos prevenimos dessa condição?
Prevenir a sensibilidade bucal não é algo tão difícil ou um bicho de sete cabeças. Isso porque, as ações de prevenção acabam sendo as mesmas.
Isso porque, é preciso cuidar do esmalte dentário, não só para evitar a sensibilidade bucal, como também doenças como cáries, já que o esmalte do dente é sua principal proteção.
Sendo assim, não deixe de escovar os dentes devidamente, sempre de maneira leve, com movimentos circulares, dentro de aproximadamente 2 minutos.
Isso porque, escovar os dentes com força implica no desgaste do esmalte dentário, que pode levar o paciente a precisar colocar facetas de porcelana, por exemplo.
Além da devida higienização bucal, não esqueça também de visitar o profissional dentista regularmente e manter uma dieta saudável para conquistar um sorriso estonteante e uma melhor qualidade de vida.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.
0 Comentários