Já parou para pensar em como são feitos os salgadinhos de pacote encontrados em larga escala no comércio e que são uma ótima pedida para matar a fome, seja nos intervalos das aulas, no descanso entre as atividades do trabalho, na volta para a casa, ou mesmo em casa para receber os amigos? Os aperitivos como salgadinhos de milho cumprem muito bem a função de ser um alimento prático, versátil, acessível e com diversas opções de sabores para agradar os diferentes tipos de paladar.
O que muitas pessoas não imaginam é que o conteúdo encontrado nos pacotes passa por um rigoroso processo de produção, que começa desde a escolha dos ingredientes, que farão parte de cada receita, até chegar no centro de distribuição para abastecer o comércio e alcançar o consumidor final. Conheça, abaixo, três curiosidades sobre o processo de produção desses produtos:
1.Grão de milho é o principal ingrediente
A Yoki, principal marca da General Mills na América Latina e líder de mercado em diversas categorias, traz em sua linha de salgadinhos de milho “Yokitos” variação de sabores, como queijo, presunto, cebola e requeijão em diferentes formatos. Mas o que essa variedade tem em comum? O grão de milho é o principal ingrediente da receita e é por ele que é extraída uma farinha fina - conhecida como fubá - e o “gritz”, que é uma versão do grão de milho moído em grânulos pequenos.
2.Ingredientes passam por um “choque térmico” para se expandir no formato desejado
Com esse mix de matérias-primas, os ingredientes são alocados em maquinários adequados e, junto com a água, misturam-se até formar uma massa homogênea que será aquecida e comprimida, passando por aberturas especiais que ditam o formato dos salgadinhos. A máquina extrusora é a responsável pelo processo em que a massa passa por um choque térmico para se expandir.
3.Não é frito!
Após a fase de expansão, os salgadinhos vão para o forno e são assados por cinco segundos. Esse processo permite a retirada da umidade e resulta na crocância e forma aerada do alimento. Na sequência, é a vez de promover o tempero e aroma do salgadinho no tambor aromatizador. Depois de esfriar, os floquinhos são pesados até caírem dentro da embalagem, são envazados, organizados em pallets e seguem viagem para o seu destino final até chegarem às gôndolas do comércio para venda ao consumidor.
0 Comentários