Arquitetura e patrimônio cultural são temas da programação da Casa das Rosas

 

Fotos: André Hoff

 


 

Localizado na Avenida Paulista, o museu pretende abordar a história do casarão e da região onde está inserido

 

O museu Casa das Rosas preparou algumas atividades para o mês de abril que abordam a arquitetura do casarão, a história da cidade e da Avenida Paulista, além de questões gerais sobre patrimônios históricos. Trata-se de palestras e oficinas gratuitas, e as pessoas interessadas não precisam ter conhecimento prévio sobre os temas. A instituição integra a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

 

Com o objetivo de resgatar a história da Avenida Paulista, local onde a Casa das Rosas está inserida e que conta muito sobre a cidade de São Paulo, no dia 11 de abril, das 19h às 21h, haverá a atividade O engenheiro, o comércio e a avenida: entre a memória da Casa das Rosas e a construção. A palestra, ministrada por Carlos Moura, historiador com pesquisas voltadas para história urbana, domesticidade, habitação e patrimônio cultural, será acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Inscrições no link.

 

Como parte do curso O cinema entre o documento e o monumentoque iniciou no sábado (1) na Casa das Rosas, no dia 15 de abril será apresentada uma sessão ao ar livre dos episódios MausoléuVestígio e Restauro da série Monumentos (2002), realizada pelo Sesc TV, em parceria com a historiadora Lucília S. Siqueira em coprodução da Ebisu Filmes e Loma Filmes. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com o diretor Paulo Pastorelo. A atividade será realizada no jardim do museu e não há necessidade de inscrição.

 

E finalizando a programação do mês voltada ao patrimônio e arquitetura, no dia 26 de abril, das 19h às 21h, acontecerá a palestra Diálogos transnacionais e habitação: a história da Avenida Paulista, com Michele Dias, doutoranda em História pela UNICAMP voltada à História Urbana e História da Habitação. Os interessados podem se inscrever aqui. 

 

Acompanhe a agenda completa no site da instituição: Casa das Rosas.

 

Serviço:
 

Palestra

O ENGENHEIRO, O COMÉRCIO E A AVENIDA: ENTRE A MEMÓRIA DA CASA DAS ROSAS E A CONSTRUÇÃO

Com Carlos Moura

Terça-feira, 11 de abril de 2023, das 19h às 21h

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

Inscrição aqui - Prazo: 11/04

Vagas: 300


 

Sessão de cinema

O CINEMA ENTRE O DOCUMENTO E O MONUMENTO: Exibição da série “Monumentos”

Com Paulo Pastorelo

Sábado, 15 de abril, das 19h às 21h

A atividade será realizada presencialmente, no jardim da Casa das Rosas.

Não há necessidade de inscrição.

 

Palestra

DIÁLOGOS TRANSNACIONAIS E HABITAÇÃO: A HISTÓRIA DA AVENIDA PAULISTA

Com Michele Dias

Quarta-feira, 26 de abril de 2023, das 19h às 21h

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

Inscrição aqui - Prazo: 26/04

Vagas: 300

 

 

A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP

Programação gratuita
 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

 

A Casa das Rosas é um museu dedicado à à cultura, à poesia, à literatura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o museu-casa literário realiza programação diversificada e gratuita formada por oficinas de criação e crítica literária, palestras, ciclos de debates, exposições, saraus, lançamentos de livros, performances, apresentações teatrais e musicais.

Em 2023, o museu Casa das Rosas conta, para a realização de atividades no primeiro quadrimestre relacionadas a patrimônio histórico e arquitetônico, com o patrocínio da Pfizer, uma das maiores empresas biofarmacêuticas de inovação do mundo e responsável por colaborar, promover e ampliar o acesso a cuidados confiáveis em todo o mundo, e o apoio da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). Juntas contribuirão para o desenvolvimento de atividades culturais e educativas do museu que são voltadas para os mais diversos públicos. A Casa das Rosas é gerida pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 


Postar um comentário

0 Comentários