Tomaz Adour, editor-fundador da Editora Vermelho Marinho,
traz dicas para pegar gosto pela literatura e tornar-se leitor assíduo
|
São Paulo, abril de 2023 - Com a popularização das redes sociais, o costume de ler livros vem se tornando cada vez menos frequente na sociedade. Para alguns, o problema é a falta de tempo em meio à rotina corrida, mas para outros é a crença de que “ler é chato”, ou a dificuldade em encontrar títulos que prendam a atenção.
“A leitura se inicia na escola, normalmente na fase da alfabetização, sendo então obrigatória. Isso faz com que as pessoas acreditem que não exista uma leitura por prazer, deixando de compreender as diversas vantagens que isso pode gerar na vida”, conta Tomaz Adour, editor-fundador da Editora Vermelho.
Ler por prazer e vontade espontânea é um obstáculo para muitos que querem adotar o hábito da leitura, mesmo para os que entendem os benefícios que podem ser gerados por meio do contato com os livros -, como criatividade, boa escrita, aumento do vocabulário, desenvolvimento de senso crítico, entre outros.
Pensando nisso, Adour listou 5 dicas para tornar-se um leitor assíduo:
Metas de leitura
"Traçar objetivos dia a dia, semana a semana, é um bom método para prender a atenção, e dessa maneira se cria uma rotina literária constante”, explica Adour.
Desta maneira, o hábito de começar a fazer parte da sua rotina e, quando menos esperar, você está lendo cada vez mais, buscando novos títulos, e até mesmo conseguindo ler mais em menos tempo. “Tudo na vida é questão de prática, inclusive ler”, avalia o editor.
Procure um tema que goste
O universo literário é dividido em diversas categorias e estilos, que podem chamar a atenção e despertar o interesse de cada leitor. “Explore todos os gêneros literários que existem, a leitura é uma prática pela qual você precisa se apaixonar, procure por títulos que te prendam, mesmo que seja um livro de receitas, um romance ou suspense. O importante é que faça parte do seu dia a dia”, incentiva o editor.
Comece por livros mais curtos
Uma boa maneira de começar a ler livros é buscar por aqueles que têm histórias mais curtas e que sejam mais fáceis de ler, com linguagens mais simples e claras. “Iniciar por contos ou pequenas crônicas é uma boa forma, elas têm um formato mais simples de absorver a história do que livros maiores.”
Formato de leitura
Muitos leitores têm preferência pelo livro de papel, querem sentir o cheiro enquanto passam pelas folhas e também de colecionar os exemplares. Mas, temos aqueles que, além de não terem espaço para armazenar os livros e nem como carregar para todo lado. "Há quem se adapte bem ao livro digital ou até mesmo a ler no aparelho de celular, para conseguir manter o seu hábito mesmo em lugares como o transporte público. O objetivo é apenas facilitar a leitura”, diz Adour.
Converse sobre livros e leia com outras pessoas
Incluir conversas descontraídas sobre literatura, além de despertar mais interesse por autores e obras, faz com que sua atenção se mantenha presa e seu hábito ativo. “Ler com outras pessoas também pode ser um grande incentivo, eventos como clubes do livro e leituras coletivas, debates sobre obras. Esses encontros possibilitam trocas de informações e de diferentes pontos de vista”, finaliza Adour.
Sobre Editora Vermelho Marinho - Sediada no Rio de Janeiro, publica desde obras contemporâneas a clássicos inéditos ou há muito tempo fora de catálogo no Brasil. Há mais de 8 anos tem o selo “O Melhor de Cada Tempo”, que visa publicar obras em domínio público que foram grandes sucessos em sua época, e que não têm edições brasileiras atuais, ou nunca tiveram. É a única editora a redescobrir autores/clássicos esquecidos, reconhecendo sua importância para a sociedade e demonstrando como temas centenários ainda estão presentes em nossa sociedade. Além dos 1200 títulos clássicos prontos para serem lançados, a editora ainda tem mais de 10.000 volumes de livros esquecidos que estão sendo atualizados com o novo acordo ortográfico para serem publicados nos próximos anos.
0 Comentários