Os lançamentos recontam a trajetória e pilares da marca que participa ativamente da história do design brasileiro
|
A ETEL, editora e galeria de mobiliário moderno e contemporâneo brasileiro, referida como "embaixadora e editora incontestável do design brasileiro", apresentará na SP-ARTE, de 19 de março a 2 de abril de 2023, a exposição "Histórias Entrelaçadas - 30 anos da Coleção ETEL".
Como um estilingue que se projeta para trás para chegar ainda mais longe no futuro, a marca traz para esta edição da SP-ARTE um importante anúncio, além de aguardados lançamentos de mestres como Gregori Warchavchik, Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin e outros.
Para contar tantas histórias dentro de histórias, o projeto expositivo assinado pelo estúdio milanês SUPERLUNA STUDIO, tem como ponto de partida uma caixa branca que destaca a preciosidade dos 150 modelos de peças icônicas da Coleção ETEL expostos no stand, desenhados do início do século XX até os dias atuais.
Dentro dessa cápsula repleta de histórias, alguns dos destaques são:
Edição de duas peças da década de 1930, desenhadas por Gregori Warchavchik, o pai da arquitetura moderna no país, e um importante pioneiro no desenvolvimento do móvel moderno brasileiro para a Residência Modernista de 1928. As duas peças, especialmente editadas e limitadas, celebram os 100 anos de sua chegada ao Brasil em 1923, e ainda para coroar como parte da celebração do marco, a ETEL sediará o lançamento do novo livro sobre a arquitetura de Gregori Warchavchik no dia 1º de abril às 16h em seu espaço na feira.
Dentro das diversas órbitas que constituem a coleção, serão apresentadas outros desejados lançamentos, como a reedição da cadeira Kanguru de Jorge Zalszupin, a mesa de jantar extensível inédita de sua residência, a Casa Zalszupin, a reedição da Poltrona Baixíssima de Oscar Niemeyer da década de 1970, certificada pela Fundação Oscar Niemeyer, e peças desenhadas pelas duas designers, pedras fundamentais da coleção ETEL: a fundadora e designer Etel Carmona e a aclamada designer contemporânea Claudia Moreira Salles.
E como gran finale - O lançamento de um novo designer -- autor que deixou uma marca indelével no setor de móveis no Brasil, terá suas primeiras peças reeditadas pela ETEL em exibição na SP-ARTE.
A exposição "Histórias Entrelaçadas - 30 anos da Coleção ETEL" é um evento imperdível para entusiastas do design, colecionadores de arte e qualquer pessoa interessada na história e evolução do design brasileiro. Visite o estande da ETEL na SP-ARTE de 19 de março a 2 de abril de 2023, para testemunhar a beleza atemporal e a habilidade artesanal das peças de design da ETEL.
Serviço
Stand: ETEL DS13
Endereço: Pavilhão da Bienal (Pavilhão Ciccillo Matarazzo) - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 3 - Parque Ibirapuera, cep: 04094-000 / São Paulo, SP
Data da exposição: 29 de março a 02 de abril de 2023
Horário de visitação: De quarta e quinta-feira das 14h às 20h; sexta e sábado das 12h às 20h e domingo das 11h às 19h.
Sobre ETEL
Um século de mobiliário brasileiro forma a Coleção Design. Com seu trabalho pioneiro de reedições, a ETEL dá nova luz a desenhos primorosos da produção moderna no Brasil, descoberta tardiamente e hoje considerada uma das mais relevantes do período no mundo. Uma produção caracterizada pelo fazer artesanal e uso de matérias-primas preciosas, criada por arquitetos e artistas empenhados em evidenciar a cultura local sob influência das vanguardas internacionais. O resgate é baseado em metodologia rigorosa, fidelidade aos originais e intenso diálogo com institutos e famílias que representam obras. Compõem a coleção, curada por Lissa Carmona, peças de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Oswaldo Bratke, Branco & Preto e Giuseppe Scapinelli, entre outros. A continuidade do legado moderno se dá por preeminentes criadores contemporâneos, entre eles Isay Weinfeld, Arthur de Mattos Casas, Claudia Moreira Salles, Carlos Motta, Etel Carmona, Lia Siqueira e Dado Castello Branco.
Sobre SUPERLUNA STUDIO
Fundado em junho de 2017 por Luca Sartori, Marco Bonfatti Paini e Andrea Romano, SUPERLUNA é um espaço criativo com uma visão contemporânea sobre arquitetura e design. Gostamos de pensar que a SUPERLUNA seja um ponto de encontro entre criativos e visionários com a necessidade de exprimir as próprias ideias e experiências para beneficiar de um estilo de vida melhor e mais sustentável. Os interesses e as atividades de pesquisa da SUPERLUNA andam entre Itália, Brasil e Suíça.
0 Comentários