Como saber se novos tipos de influenciadores vale a pena



 As estratégias de SEO são muito variadas e entre as melhores estratégias orgânicas para melhorar o posicionamento do negócio na internet é fazer parcerias com influenciadores digitais.

Já faz tempo que as redes sociais deixaram de ser um canal de interação e diversão, para se tornarem plataformas de negócios que promovem as marcas, produtos e serviços.

Mas elas também se tornaram canais importantes para que pessoas pudessem expor suas opiniões e visões de mundo, e com isso surgiram os influenciadores digitais.

São usuários que, por meio de suas publicações e transmissões ao vivo, conseguem atingir uma grande quantidade de pessoas, compartilhando estilo de vida, preferências e novidades.

Isso começou a chamar a atenção de muitos usuários porque os influenciadores digitais ganham muito bem dessa forma, precisamente aqueles que conseguem impactar milhões de pessoas nas redes sociais.

As organizações também começaram a prestar atenção neles, depois se tornaram ótimos parceiros para divulgar produtos e serviços. O fato é que os influenciadores estão em alta e podem ajudar as marcas de muitas formas.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é influenciador digital, por que eles são bons para as empresas, quais são os tipos de influenciadores e como se tornar um.

O que é influenciador digital?

Influenciador digital, ou digital influencer, é um formador de opiniões, que por meio de suas publicações nas redes sociais ele conseguirá despertar sensações, pensamentos e comportamentos em sua audiência.

Para alcançar bons resultados, ele utiliza técnicas de neuromarketing e muita criatividade. Também existem diferentes tipos de influenciadores e todos eles são pessoas requisitadas pelas organizações por conta de sua influência.

Ao fazer uma parceria com esse tipo de usuário, uma clínica especializada em depilação a laser virilha consegue despertar o desejo de compra e criar percepção positiva sobre seus serviços.

Existem influenciadores que são empreendedores de outras áreas, compartilhando suas opiniões e estilo de vida, promovendo a própria marca e usando sua influência para aumentar o alcance e potencializá-la.

Eles podem trabalhar com diversas opções de plataformas, e entre as mais conhecidas estão:

  • YouTube;

  • Instagram;

  • TikTok;

  • Facebook;

  • Twitter.

São canais que possuem uma grande quantidade de usuários e o tipo de conteúdo produzido é o que vai impactar a escolha desses canais.

Por exemplo, se o influenciador faz publicações para marcas, então as melhores plataformas são Instagram e TikTok, por outro lado, se quer falar sobre viagens e conteúdos mais densos, pode usar o YouTube.

Por que são bons para as empresas?

A parceria entre uma empresa e um influenciador digital é conhecida como marketing de influência, e essa estratégia é boa para as organizações por conta das vantagens que traz.

Para um fabricante de monitor cirurgico veterinario, é a melhor forma de ampliar a confiança dos seus clientes e consumidores no geral.

O influenciador digital, por sua vez, consegue estabelecer um diálogo permanente entre os seguidores, baseado em confiança.

Se o propósito da organização é aumentar sua visibilidade e as vendas, por meio da indicação de produtos e conteúdos independentes, pode fazer essa parceria.

O público confia nesse tipo de divulgação porque o influenciador quer ter certeza se os produtos e serviços são realmente bons e se os valores da marca são condizentes com o que ele transmite para a audiência.

Outra vantagem é que promove conhecimento e aumenta a lembrança da marca na mente dos usuários. Uma parceria com influenciadores digitais é capaz de aumentar o brand awareness do negócio.

Trata-se da consciência de marca ou do valor que ela transmite para seu público-alvo. Isso é importante porque toda empresa quer ser lembrada positivamente, mas isso só é possível se ela souber somar marketing, publicidade e responsabilidade social.

O marketing de influência é indicado para qualquer tipo de organização, independentemente de seu porte ou segmento, tendo em vista que o ambiente digital democratizou o acesso à informação e mudou o comportamento dos consumidores.

Ao fazer parcerias com influenciadores, uma marca de mini aparelho auditivo consegue conquistar sua audiência porque eles são protagonistas da era da informação.

Para ter uma audiência engajada e qualificada, a companhia precisa investir em engajamento, pois é assim que o seguidor vai tomar uma iniciativa e avançar no funil de vendas.

Só que o engajamento não é medido apenas pela quantidade de visualizações ou o número de seguidores da marca. Em vista disso, os microinfluenciadores estão ganhando cada vez mais espaço nas estratégias.

Isso porque quanto maior o número de seguidores um influenciador digital tiver, menor poder de engajamento, mas isso vai depender muito do objetivo da ação.

Se o negócio quiser ter mais visibilidade, então o ideal é contar com um influenciador com mais seguidores, mas se o propósito é aumentar o nível de engajamento, então a melhor opção é contratar um microinfluenciador.

Por fim, com essa estratégia, uma clínica de criolipólise braço consegue aumentar o número de leads para a equipe de vendas, além de conquistar excelentes resultados, mesmo com baixo investimento.

Tipos de influenciadores digitais

Existem diversos tipos de influenciadores digitais, como no caso das celebridades. São pessoas que conquistaram fama na TV, no esporte, na música e em outras modalidades e que possuem uma grande audiência na internet.

Outro tipo é o de autoridade, uma pessoa que tem domínio sobre determinado assunto e utiliza isso para criar os conteúdos nas redes sociais.

Pelo fato de dominarem o tema, seus seguidores confiam muito em suas opiniões, como no caso de médicos que criam canais no YouTube.

Também é possível trabalhar com o trendsetter, que lidera causas e debates, defendendo pontos de vista, além de propor atitudes de mudança e reflexão sobre determinada situação.

Para estabelecer uma parceria com esse tipo de influenciador, uma empresa de home care especial precisa compartilhar valores iguais aos dele. Por isso, é uma ótima opção para ações institucionais que reforçam o posicionamento da empresa.

Os influenciadores locais, por sua vez, são pessoas que possuem um público em local específico, e embora seu alcance tenha uma limitação regional, seu público confia em suas indicações.

Por fim, existem os influenciadores digitais de ecossistema que fazem parte de determinado nicho e que possuem mais relevância quando se unem em uma mesma ação.

Se a marca quiser dar mais destaque para um produto ou serviço, pode reunir um grupo de pequenos influenciadores que vão falar sobre diferentes assuntos.

Como ser um influenciador digital?

Assim como as empresas se interessam pelos influenciadores digitais, existem muitas pessoas que querem entrar para o ramo, e algumas dicas para fazer isso são:

Definir um objetivo

Para conquistar o público e chamar a atenção de empresas, como um fabricante de ionizador de água para beber, primeiro é necessário definir um objetivo.

Também é interessante saber qual é o estilo, no que a pessoa é boa e o que pretende mostrar para o mundo. Conhecer o ponto forte e as ideias que defende é muito importante para se diferenciar, mas todo mundo tem um talento.

Oferecer bons conteúdos

A qualidade do conteúdo tem papel fundamental, depois se o influenciador fizer publicações com imagens borradas ou que não sejam visualmente agradáveis, dificilmente vai alcançar seus objetivos e chamar a atenção das pessoas.

O material publicado precisa ser claro e ter boa composição de luz, e o próprio smartphone facilita muito na hora de fazer boas fotos, mesmo que a pessoa não seja nenhum profissional em fotografia.

Além disso, assim como faz um fabricante de agitador de tinta pneumático em seu perfil nas redes sociais, também é muito importante que as postagens sejam acompanhadas por um texto.

O ideal é que ele seja curto e direto e sem erros ortográficos. Para aumentar ainda mais a visibilidade e o engajamento, vale a pena usar a geolocalização.

É interessante usar as histórias do Instagram, recurso conhecido como stories, para atrair novos seguidores e manter aqueles que já seguem a conta. Lembrando que todas as publicações precisam ser originais, criativas e próximas do seguidor.

Ser autêntico

Assim como uma escola que oferece treinamento para mulheres habilitadas precisa ser original e autêntica na prestação de serviços, o influenciador digital também precisa.

Ele não deve imitar outros influenciadores, mesmo porque isso pode prejudicar sua autenticidade e credibilidade.

O ideal é cada um ter seu próprio estilo e tentar extrair o máximo de seu potencial, pois assim fica mais fácil alcançar os objetivos.

Considerações finais

Os influenciadores digitais estão em alta e a tendência é que continuem surgindo pessoas com ideias brilhantes para compartilhar nas redes sociais.

As empresas encontram nelas excelentes parcerias para divulgar seus produtos e serviços, mantendo um relacionamento cada vez mais próximo com os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários