A IMPORTANCIA DO BANCO CENTRAL INDEPENDENTE





Este assunto tem se constituído em um dos principais temas colocados com veemência pelo atual presidente e membros de sua equipe econômica. Por esta razão, considero de bom alvitre reproduzir a fala do ex-ministro Paulo Guedes, que explica com sua reconhecida competência, a importância para a economia do país, termos um Banco Central independente. 

"A inflação é sempre, em qualquer lugar do mundo, um fenômeno monetário. Tem sempre um BC omisso para isto poder florescer. A sua função clássica é garantir a estabilidade da moeda e a manutenção do seu poder de compra, porque isto é crítico. A principal engrenagem de alocação de recursos, organização da produção, coordenação de fatores de produção, tipo o empresário chegar e falar _ olha, eu vou alugar este lugar, vou pagar tanto, estou contratando a mão de obra de tantas pessoas, ao mesmo tempo vou comprar insumos _ então, todo este sistema de coordenação depende do sistema de preços, quanto é que estão os salários, quanto vai custar um engenheiro e os outros contratados, tendo tudo isto uma coordenação dos fatores de produção, que a economia do mercado faz. Sete bilhões de pessoas acordam todo os dias e vão consumir o dia inteiro. Acordam pela manhã, vão ao banheiro, usam o papel higiênico, tomam banho, usam o sabonete, se vestem com suas roupas, saem, pegam o carro ou uma condução, tudo isto é consumo, de energia e materiais. Aí, na hora de almoçar, do lanche, do jantar e qualquer outras atividades, estas bilhões de pessoas fazem esta rotina diária, destruindo os recursos que estão disponíveis. Quem organiza isto? Quem preparou tudo isto? É um mecanismo extraordinário de cooperação humana. 

Ao longo de milhares de anos a população mundial sobreviveu, com todas as guerras e epidemias. Com a idade moderna e a revolução industrial, a percepção de economia de mercado permitiu o uso da divisão do trabalho; você não precisava fazer tudo, podendo se concentrar em sua especialidade e comprar o resto. Hoje, o sujeito é pianista ou jogador de futebol, podendo seguir suas preferencias e trocar isto no mercado. Isto é um algorítimo de cooperação, não é invenção de uma pessoa, vem de longa data, desde as feiras medievais da época dos fenícios. Desta forma os mercados existem a séculos bem como os governos e impostos, geralmente com cobranças em espécie. Aí chegamos na atuação do BC, que tem uma certa coordenação de recursos. É praticamente invisível, dentro de um controle de preços.  Subiu o preço do pão, terá uma produção maior para atender esta demanda. Subiu o preço do petróleo, vamos perfurar em águas mais profundas no mar. Desceu o preço internacional, então aquele poço que perfurou no meio do mar já não é mais rentável. Este sistema de preços manda sinais o tempo todo. A estabilidade do sistema de preços, o seu funcionamento, precisa da estabilidade da moeda. Se tem inflação e os preços começam a subir, geram uma extraordinária confusão. Com a preservação do valor de compra da moeda, preservando o funcionamento desta engrenagem, com o controle da microeconomia formando o alicerce com a lubrificação correta para a macro. A moeda valorizada garante ainda o valor da poupança, que no caso de uma inflação deixa de ser um atrativo. Já vivemos esta situação a anos atrás, que deixou sequelas. 

O BC tem esta função de manter o valor do salário sendo preservado, o mercado poder se programar, a poupança ter valor para o futuro, entre outros, sendo fundamental para a economia funcionar a contento. Ele não pode ser sequestrado, corrompido, prostituído, para cumprir outros objetivos. Como exemplo, o governo pode ser capturado por uma manifestação pública, que é o caso dos primeiros revolucionários russos, dizendo que corrompendo a moeda você destrói o capitalismo, ou seja, a primeira coisa a ser feita é incentivar a inflação para destruir o sistema. Conseguindo este intento, você desorganiza tudo. Veja exemplos em alguns de nossos vizinhos, como Venezuela e Argentina. Cabe ao BC não permitir esta desorganização, ter o objetivo de garantir a estabilidade da moeda nacional, não permitindo uma pertubação da ordem econômica. A inflação é sempre, em qualquer lugar do mundo, um fenômeno monetário. Pode ter a causa que quiser, o crédito, o choque do petróleo mas tem sempre um BC omisso para que isto possa florescer. Ou um BC que não seja independente, que seja submisso. Uma economia de mercado funcionando bem, com descentralização de recursos, um sistema político com descentralização de poderes, com devida limitação, pede para um bom funcionamento estabilidade para o poder de compra de uma moeda, sendo que o mundo está indo nesta direção, vendo isto acontecendo com as grandes moedas, como o euro, dólar, yuan e outras poucas. Um BC independente é uma garantia de que o sistema de preços deverá funcionar bem nesta extensa região continental que o Brasil tem. É relativo a estabilidade da moeda ao bom funcionamento do mecanismo de preços e de sua engrenagem, ao incentivo de acumulação de poupança, à acumulação de recursos para garantir a capacidade produtiva no futuro e principalmente, exercendo uma influencia positiva sobre o sistema político que não tem o envolvimento direto com a moeda. É uma garantia que o banco pode cumprir a sua missão, com foco e independência, com a metas estabelecidas garantidas. 

Independente dos atores atuais, o script está escrito e sendo cumprido, tem uma grande peça sendo elaborada, que é esta dinâmica de uma sociedade aberta, tipicamente brasileira, em contínuo aprendizado. A economia é um sistema cooperativo que independe de avaliações ou julgamentos , interesses, etc. Da mesma forma , o legislativo parece querer se apresentar como um sistema independente. Se o executivo fizer uma besteira ele faz um impeachment, ele derruba o presidente. E tem todas as armas para tal. O perigo é o executivo comprar o legislativo e aí entrar no processo o poder judiciário. Se tivermos os três poderes funcionando da maneira correta, daremos uma demonstração inequívoca de que vivemos em uma republica democrática e independente."

Em que pese o limite do espaço. estas são algumas das colocações que consideramos relevantes para levar aqueles no nos prestigiam com a leitura.

Postar um comentário

0 Comentários