O Brasil é um país rico em biodiversidade e em ingredientes típicos que trazem uma história de centenas de anos. Entre eles o Tucupi, de origem indígena, é um dos maiores tesouros gastronômicos do Brasil, tempero essencial da cozinha amazônica, feito através da fermentação do caldo extraído da raiz da mandioca brava amarela, que proporciona um sabor especial quando adicionado a carnes, saladas, arrozes e até drinks.
A Manioca, empresa de produtos alimentícios da Amazônia fundada em Belém (PA), tem como carro chefe do seu portfólio o caldo do Tucupi, já temperado, pronto para consumo e totalmente natural, sem corantes ou conservantes. Tem também o Molho de Tucupi Preto, que é o caldo do tucupi reduzido por horas, conhecido pela cor escura e por um sabor intenso conhecido como umami. É um tempero muito inovador e que pode substituir o shoyu e o molho inglês de forma saudável, já que é 100% natural, feito só com mandioca, água e sal, e tem até 96% menos sódio que os concorrentes.
Há também a farinha de tapioca, feita a partir do polvilho da mandioca, super crocante e levinha. Além de 100% natural, ela não contém glúten, nem corantes e conservantes artificiais.
Pensando em levar esses sabores da região para a casa dos brasileiros e em trazer pratos que são perfeitos para serem feitos no verão, a Manioca preparou três receitas simples para você implementar os ingredientes da Amazônia no seu dia a dia . Confira:
Bruschetta de tomate com Tucupi Preto
Ingredientes:
- 200g de tomate cereja
- 2 colheres de sopa de tucupi Preto
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 baguete
- 1 punhado de manjericão
- sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Corte a baguete em pedaços transversais e asse com azeite em temperatura média, de 5 a 10 minutos até ficar crocante. Corte os tomates ao meio e tempere com azeite, tucupi preto, manjericão, sal e pimenta.
Coloque o tomate temperado sob os pedaços da baguete e finalize com folhas de manjericão.
Pãozinho de tapioca
Ingredientes:
- 500g de farinha de tapioca
- 350ml de leite
- 150g de manteiga
- 3 ovos
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Pitada de sal
Modo de preparo:
Misture com as mãos todos os ingredientes até obter uma massa úmida. Molhe as mãos com água e faça pequenas bolinhas. Asse em forno alto pré-aquecido por 25 a 35 minutos até ficar dourado.
Dica: sirva com sorvete, doces ou geleias.
Bolinho de arroz com Tucupi Amarelo
Ingredientes:
- 1 xícara arroz cozido
- ½ xícara Tucupi amarelo
- 1 dente de alho ralado
- ½ cebola picada
- ½ tomate picado
- 2 colheres de sopa de flocão de arroz
- 1 ovo
- Sal a gosto
- Salsa e cebolinha a gosto
- 1 garrafa de óleo para fritar
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o arroz e o tucupi, deixe que o tucupi reduza e depois reserve até que esfrie. Com o arroz já frio misture todos os ingredientes, menos o óleo, e forme bolinhos. Depois é só fritar em óleo quente a 180° até que estejam dourados.
A receita rende de 8 a 10 bolinhos.
0 Comentários