Professores da rede pública serão premiados pela sua participação no Concurso do Professor, uma ação que fez parte da programação do projeto itinerante CPFL nas Escolas
Entre os dias 02 e 07 de fevereiro, professores dos municípios de Barretos, Igarapava, Ribeirão Preto e Piracicaba serão premiados com uma viagem a Foz do Iguaçu após destaque no Concurso do Professor, uma atividade promovida pelo projeto itinerante CPFL nas Escolas. Conheça a lista dos ganhadores:
- Amanda de Castro Carvalho (Barretos)
- Elisamara Gobbo Martin de Almeida (Ribeirão Preto)
- Gabriel Ribeiro Mesquita (Igarapava)
- Juliana Maria Scandelai Ramos (Ribeirão Preto)
- Marcela Barone (Ribeirão Preto)
- Regina Machado de Souza (Piracicaba)
- Silvia Aparecida Pavelqueires (Ribeirão Preto)
- Vagner Meira Cotrim (Barretos)
A ação “CPFL nas Escolas -- Energia em Jogo”, é uma iniciativa do Grupo CPFL, que dissemina conhecimento por meio de carretas itinerantes aos municípios visitados. Durante todo o ano de 2022, 25 municípios do estado de São Paulo receberam o projeto. Além do prêmio aos professores, os alunos que se destacaram no projeto através do Concurso da Família ganharão uma televisão.
CPFL NAS ESCOLAS
CPFL nas Escolas -- Energia em Jogo é uma iniciativa da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - Programa de Eficiência Energética -- PEE; CPFL Energia; CPFL Paulista; CPFL Piratininga; e com realização do Instituto Crescer.
“A metodologia do projeto é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessárias para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados à Ciência. Todos os recursos desta iniciativa se inspiram e honram as ideias de um grande pensador do século XX, Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade e a tecnologia. Ser eficiente no uso de recursos naturais é um dos jeitos de tornar o mundo mais justo e sustentável para todos”,explica Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer.
Segundo a diretora, a proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico:
· Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente;
· Argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo;
· Reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica.
METODOLOGIA CPFL
Alunos e professores são convidados a explorar o mundo da energia a partir de atividades que possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Link é possível conhecer os materiais didáticos:
· LIVROS: dois Almanaques, com uma história em quadrinhos -- a Liga dos Economix. O material é dividido por ciclos, um para 4º e 5º ano e outro para 6º ao 9º ano. Além disso, está disponível o Caderno do Professor e materiais complementares, como o Difusor (estudantes) e o Gerador (professores);
· VIDEOAULAS: os vídeos que explicam sobre o projeto; porque ensinar Ciências e as operações intelectuais; o que a energia elétrica tem a ver com saúde pública; entre outros temas;
· JOGOS: são oito jogos que ensinam a resolver situações-problemas sobre energia elétrica e segurança;
· EXPERIMENTOS: como entender as transformações energéticas na prática;
· APLICATIVO: Ledinha é uma lâmpada muito especial que ensina bons hábitos de consumo. Disponível no Google Play e App Store.
Entre os conceitos abordados estão: os tipos de energia (cinética, química, térmica, luminosa, eletrostática); transformações e transferências energéticas; leitura da conta de energia elétrica (bandeiras tarifárias); eficiência energética; selo Procel; o uso seguro da energia elétrica; entre outros pontos.
0 Comentários