Oficina Cultural Oswald de Andrade apresenta espetáculos sobre a luta das mulheres e o consumo no mundo capitalista

 

Espetáculo Plasticus Dei_ Foto: Paola Bertholini

 


 

Toda a programação é gratuita e abrange diferentes temas do nosso cotidiano: a luta de séculos das mulheres em meio às opressões e desigualdades, uma dança que aborda o fim dos rituais como sintoma do atual momento do mundo, assim como novas formas de habitar o mundo e celebrar a vida

 

Em fevereiro, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, recebe espetáculos de dança e teatro cheios de movimento e reflexões sobre o consumo excessivo no atual momento do capitalismo, uma crítica poética/política ao abordar a necessidade de trânsito e cooperação inter-racial, além de uma peça num idioma inventado.

 

O espetáculo Parque Industrial, dirigido por Gilka Verana e como uma adaptação do romance de mesmo nome escrito por Patrícia Galvão, a Pagu, denuncia as condições precárias das mulheres trabalhadoras da década de 1930. Na apresentação, 11 mulheres refletem sobre os desafios políticos e sociais enfrentados ainda hoje e com semelhanças às opressões e desigualdades daquela época. A obra fica em cartaz até o dia 16 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 19h30 às 21h30, aos sábados com duas sessões, às 14h30 e 18h. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.

 

O espetáculo Plasticus Dei tem produção e performance da artista Andréia Nhur, misturando dança e música, e ocupará a Oficina localizada no bairro Bom Retiro nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, das 20h às 21h. O trabalho apresenta um corpo em colapso entre a repetição ritualística e o uso poético de objetos descartáveis de consumo, com sobreposição de cantos religiosos, respiração, ruídos, vocalizações, gestos, figuras, percussão, imagens e fluxos de movimento. Com 40 ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo

 

No dia 25 de fevereiro, antes do espetáculo Plasticus Dei, haverá a exibição do curta “O Cisne, Minha mãe e Eu”, de Andréia Nhur e Janice Vieira, às 17h30, voltada à atmosfera autobiográfica e memorial, retratando camadas desse encontro familiar, que fala sobre elo, conexão e continuidade do saber artístico através das gerações.

 

Ainda na linguagem da dança, o espetáculo Poemas Atlânticos, do Núcleo Menos 1 Invisível, formado por um elenco de artistas pretos e brancos, traz como inspiração as ideias do poeta martinicano Édouard Glissant para abordar a necessidade de trânsito e cooperação inter-racial como sobrevivência num mundo que repele o diferente. A narrativa é marcada por dois momentos: a escassez e a abundância, revelando presenças e memórias políticas sociais.
 

Os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência nos dias das apresentações, de 23 a 25 de fevereiro, quinta a sexta-feira, às 20h, e sábado, às 18h.

 

SERVIÇO:  

Programação gratuita

 

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

ESPETÁCULO: PARQUE INDUSTRIAL

Direção: Gilka Verana

1/02 a 16/02 - terça a sexta-feira -- 19h30; Sábado - 14h30 às 18h (Domingos e segundas sem sessão)

Faixa etária: 16 anos

40 lugares

Ingressos retirados com 1h de antecedência

 

ESPETÁCULO: PLASTICUS DEI

Produção e performance: Andréia Nhur

23 a 25/02 - quinta a sexta-feira, às 20h; sábado, às 18h

Faixa etária: 12 anos

40 lugares

Ingressos retirados com 1h de antecedência

 

CURTA: O CISNE, MINHA MÃE E EU

Direção e produção: Andréia Nhur e Janice Vieira

25/02, às 17h30 (antes do espetáculo: Plasticus Dei)

 

ESPETÁCULO: POEMAS ATLÂNTICOS 

Núcleo Menos 1 Invisível

23 a 25/02 - quinta e sexta-feira, às 20h; sábado, às 18h

Faixa etária: 16 anos

40 lugares

Ingressos retirados com 1h de antecedência

---------------

Rua Três Rios, 363 -- Bom Retiro -- São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI - Festival Literário e MIA - Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis - Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa

Camila Barbosa | (11) 4096-9864

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Mariana Lima | (11) 4096-9852

Kallany Ruiz | (11) 4096-9864

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.

Postar um comentário

0 Comentários