O home-office é um modelo de trabalho que se tornou especialmente popular desde a pandemia de 2020. Com isso, muitos empresários adaptaram uma forma de manter a rotina de trabalho, sem sair de casa, assim evitando contato com demais pessoas para preservar-se de adquirir a doença.
Devido a isso, os funcionários e empresários perceberam o quanto o home-office pode ser confortável e mais produtivo, assim continuando com o modelo de trabalho em diversas empresas pelo país.
Até mesmo curso online gestão de pessoas, ou outras funções foram adaptadas ao modo EAD, melhorando o desempenho dos estudantes.
Se você quer entender como engajar o seu time, aumentando a produtividade e conseguindo melhorar os resultados da empresa, continue a leitura.
Como aumentar a produtividade no trabalho home office?
O trabalho home-office, por si só, já pode ser considerado um modo de aumentar a produtividade, visto que as horas gastas em transporte público, trânsito e tempo de se arrumar para ir ao trabalho, não existem mais nesse modo de emprego.
Com as horas poupadas, o trabalho leva menos tempo, aumentando as horas livres que o indivíduo possa ter para o seu lazer. Assim, as melhores formas de aumentar produtividade no home-office, são:
Organizando o ambiente de trabalho;
Planejando horários de pausas e de finalização do trabalho;
Mantendo o foco no trabalho e deixando as distrações de lado;
Não sendo multitarefas.
Por mais que o home-office seja tão benéfico para a empresa e funcionários, é preciso dobrar a disciplina. Desse modo, jamais trabalhe em um ambiente com bagunças que podem levar a distrações.
Outros fatores que podem afetar negativamente a produtividade, são a falta de planejamento, não ter pausas e horas de finalização do trabalho. Isso leva a desmotivação, distração e falta de foco.
Com esse novo modo de trabalho, o curso de gestão de recursos humanos ead tem crescido, visto que até mesmo o RH tem trabalhado em casa, em muitas empresas mundo afora.
Quais os fatores que afetam a produtividade?
Como vimos anteriormente, os fatores que mais afetam a produtividade dentro do trabalho em casa, são:
Não ter um ambiente organizado;
Ter metas inalcançáveis;
Falta de feedback dos gestores;
Carência na infraestrutura da organização.
A pior das situações, é trabalhar em um ambiente desorganizado, como em cima da cama, em uma mesa com papéis e muita bagunça. Isso leva a um mau desempenho no trabalho, podendo a qualquer momento se distrair e desfocar do que se está fazendo.
Jamais se deve colocar metas que não podem ser cumpridas, foque no que realmente importa, com metas possíveis.
Algo bem desanimador, é não ter um feedback dos gestores, além de uma má estrutura, onde não é fornecido materiais para um bom desempenho no trabalho.
Desta forma, um curso gestão de equipes, é essencial para os empresários, capacitando o time, dando suporte aos mesmos para que haja a produtividade de ambas as partes, fortalecendo o rendimento da empresa.
Como manter o clima organizacional no home office?
Ter um ambiente propício para realizar as tarefas do trabalho, é essencial, e isso irá manter o clima organizacional.
Embora pareça que para trabalhar em casa é preciso ficar confortável, isso também pode ser algo negativo, visto que o corpo entende que está na hora de descanso, não conseguindo desempenhar as funções corretamente.
Por isso, mantenha um ambiente limpo e organizado, cadeiras confortáveis e silêncio, evitando ficar perto do celular que leva distrações, respondendo só o básico da empresa até o fim do expediente, contando com pausas e finalização.
Caso seja um gestor, estar fazendo um curso administração financeira faculdade é essencial para um bom planejamento, melhorando as estruturas oferecidas no trabalho home-office aos colaboradores, aprimorando a produtividade dos mesmos, e aumentando os resultados almejados.
Que benefícios podem ser encontrados no home office?
Depois que esse modo de trabalho foi popularizado, muitas pessoas preferem manter-se trabalhando assim devido aos benefícios que o home-office dispõe, que são:
Aumento da flexibilidade;
Economia para empresa;
Economia para o funcionário;
Maior qualidade de vida;
Maior privacidade;
Otimização do trabalho;
Aumento da produtividade;
Maior conforto.
Independentemente da área de atuação, a empresa deve focar na capacitação dos funcionários, como cursos de urbanismo, ou de outras áreas.
Os benefícios que o home-office oferece são inúmeros, e a economia de tempo e dinheiro é um dos principais fatores do crescimento desse tipo de trabalho.
O home-office aumenta produtividade, propõe melhor conforto e privacidade ao colaborador, melhorando a saúde mental, consequentemente aumentando a qualidade de vida.
Agora que você já sabe como engajar o seu time de acordo com as propostas que o home-office oferece e seus benefícios, não deixe de melhorar a qualidade e desempenho dos mesmos, através de programas de otimização e boa comunicação.
0 Comentários