Produzir conteúdo, em alguns momentos, pode ser muito difícil para os criadores e esses profissionais precisam trabalhar a criatividade o tempo todo.
Criatividade nada mais é do que poder criar e inovar, portanto, está relacionada a tudo aquilo que representa o potencial de criação. É uma das capacidades mais valiosas dos seres humanos, porque promove evolução e desenvolvimento.
Justamente por isso, o mercado de trabalho, cada vez mais, valoriza profissionais criativos e inventivos, mesmo porque, o perfil dos consumidores é cada vez mais exigente e as marcas precisam criar coisas novas.
Elas também precisam aperfeiçoar seus processos e nesse cenário, quem investe em capacidade cresce muito mais na carreira.
De acordo com uma pesquisa realizada por uma consultoria de administração com 365 gestores, 56% afirmaram que a criatividade é a característica mais procurada nas contratações.
Mas os seres humanos são falhos, e por isso, não é possível ser criativo o tempo todo. A boa notícia é que é totalmente possível investir em algumas ações que ajudam a ser mais criativo.
Este artigo vai mostrar a importância de manter a criatividade, dar algumas dicas para despertá-la e mostrar quais ferramentas ajudam nesse processo.
Importância de manter a criatividade
Manter a criatividade de alguma forma é importante porque traz mais chances de desenvolvimento. Profissionais criativos são aqueles que conseguem encontrar soluções para circunstâncias que parecem não ter solução.
Ela também aumenta a competitividade da empresa, algo fundamental para o mercado atual. Uma organização com profissionais criativos consegue se destacar e ser mais competitiva.
Dentro de qualquer empresa, como no caso de um fabricante de injeção de plastico, a criatividade ajuda a resolver conflitos provenientes de ideias e opiniões.
Em um ambiente formado por pessoas criativas, qualquer problema é muito mais fácil de ser resolvido, visto que são indivíduos não centralizadores e mais abertos às mudanças.
Manter a criatividade em alta também é uma forma de melhorar a comunicação, algo fundamental para o bom andamento dos processos dentro de qualquer negócio.
Uma pessoa criativa é aquela que consegue expor suas ideias de maneira clara e escolher palavras e expressões adequadas para a situação do momento.
Muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, possuem orçamento limitado e nem sempre é possível implementar estratégias por conta da indisponibilidade de investimento.
Mas quando os gestores e colaboradores são criativos, conseguem trabalhar em ações e improvisos que trazem soluções.
Esse processo também é muito importante porque promove a colaboração, visto que o profissional terá uma visão mais sistêmica e estará atento a tudo o que acontece dentro da companhia. Como resultado, vai desenvolver conexões e soluções.
Para um fabricante de cozinha sob medida em L, profissionais criativos melhoram os resultados e quanto melhores eles forem, melhor será o faturamento.
Como despertar a criatividade?
Para despertar a criatividade em momentos durante o trabalho ou até mesmo em suas tarefas do cotidiano, a pessoa precisa trabalhar com algumas práticas. São elas:
Sair da zona de conforto
É comum que o cérebro fique estagnado em alguns dias e isso faz com que o profissional se sinta menos criativo. Quando isso acontece, o ideal é sair da mesmice.
É muito importante procurar novas experiências, visitar lugares que nunca visitou antes, escutar músicas diferentes e buscar conhecimento. Em outras palavras, deve-se variar as atividades do dia para que o cérebro ative áreas diferentes.
Conversar com as pessoas
Conversar com as pessoas, sejam elas amigos, familiares ou colegas de trabalho, é uma ótima maneira de despertar a criatividade. Socializar traz estímulos para o cérebro e o profissional pode conhecer pontos de vista diferentes, algo muito agregador.
O gestor de uma empresa especializada em laudo de aterramento elétrico de máquinas pode fazer um brainstorming e pedir a colaboração dos profissionais para que pensem em soluções e inovações.
Essa tempestade de ideias ajuda a encontrar algo que será aprimorado e assim poderá resolver o problema persistente.
Anotar as ideias em um papel
As ideias não devem ficar guardadas, muito pelo contrário, é fundamental colocá-las em um papel para não se esquecer e mesmo que não aparente ser muito boa no início, pode ser aprimorada e analisada no futuro.
Quando uma pessoa deixa de anotá-las, podem simplesmente ser esquecidas, com isso, fica muito mais difícil concretizá-las.
Manter o hábito de estudar
Pessoas com boas ideias são aquelas que cultivam o hábito de estudar ou até mesmo de ler, pois são práticas que ajudam a exercitar o cérebro e que ainda permitem compreender novas áreas, inventar soluções e pensar de maneira diferente.
O profissional pode fazer cursos relacionados à sua área de atuação, como no caso de uma pós-graduação ou até mesmo aprender um pouco mais sobre assuntos de seu interesse.
Por exemplo, se o colaborador de uma distribuidora areia gostar de cinema, pode fazer um curso sobre o assunto, pesquisar, assistir vídeos, ler livros com o tema e assim por diante.
Explorar os sentidos
É importante explorar os sentidos, seja sentindo o vento, experimentando uma comida diferente, testando um perfume novo ou até mesmo tomando um banho. Os cinco sentidos do corpo são:
Tato;
Olfato;
Paladar;
Visão;
Audição.
É muito importante deixar os sentidos trabalharem e estimulá-los constantemente, visto que também são uma forma de aguçar a criatividade.
O profissional precisa conhecer o que o mundo oferece, observando mais o próprio dia a dia e as coisas que acontecem ao redor, pois tudo isso ajuda a trazer novas ideias.
Descansar
Quando o cérebro está muito cansado e não consegue pensar direito, assim sendo, é fundamental tirar um tempo para relaxar a mente e o corpo.
Tanto para uma pessoa que trabalha em um despachante de carros quanto para qualquer outro profissional, fazer algumas pausas fortalece o cérebro e ajuda a desenvolver ideias.
Mesmo que a pessoa não esteja com sono, precisa criar uma rotina para relaxar. Nos momentos de folga, atividades como assistir um filme, sair de casa, ler um bom livro, visitar os amigos e familiares, entre outras, são fundamentais para a saúde mental.
É uma forma de relaxar e se distrair para iniciar o trabalho com mais disposição e com a criatividade aflorada.
Não ter medo de errar
É muito importante escrever, desenhar, tentar uma maquiagem diferente, fazer uma receita diferente, entre outras coisas que estimulam a criatividade.
Não precisa ser nada grandioso, mas uma maneira de colocar os pensamentos e a própria essência para fora.
Tirar um tempo da semana para fazer isso trabalha melhor a criatividade e independentemente do que a pessoa queira fazer, não deve ter medo de errar na primeira tentativa.
Ferramentas que melhoram a criatividade
Seja na hora de projetar um teto de vidro para garagem ou escrever um texto, o profissional precisa ser criativo e para isso, pode usar algumas ferramentas.
Uma delas é um mapa mental, um recurso que ajuda muito na rotina, identificando oportunidades e ajudando no planejamento de tarefas e projetos.
O mapa mental ajuda a organizar pensamentos de maneira ordenada, argumentada, relacionada e visual.
Também existe uma estratégia conhecida como Oceano Azul, um livro que mostra como investir em mercados inexplorados, sugerindo matrizes que podem ser aplicadas em modelos de negócios, além de analisar cases de sucesso no mundo inteiro.
O oceano azul é uma metáfora usada para mostrar mercados em que os empreendedores podem explorar livremente enquanto o oceano vermelho representa os mercados saturados.
A metodologia pode ser utilizada por um fabricante de rack 19 polegadas 12u e se baseia em princípios como reconstrução de barreiras no mercado, concentrar-se no panorama geral, ir além da demanda existente e superar obstáculos organizacionais.
Uma técnica muito conhecida, chamada de Buzz Session, tem como objetivo resolver problemas complexos ou que não podem ser bem definidos.
Para funcionar, precisa ser realizada por uma grande quantidade de pessoas, divididas em subgrupos de 3 a 8 integrantes que vão discutir o problema dentro de um curto período.
Isso cria uma pressão que estimula o pensamento rápido e intenso, e cada subgrupo deve eleger um mediador que vai conduzir a discussão e registrar as ideias.
Depois disso, os subgrupos são reunidos e os mediadores vão relatar as ideias, depois, se distribui e discutem novas ideias com base nas que teve no grupo.
Um fabricante de descascador industrial de legumes precisa repetir esse processo até que encontre uma solução concreta para o problema.
Considerações finais
Estimular a criatividade é um processo muito importante nos dias de hoje, tendo em vista as exigências do mercado e dos próprios consumidores.
Além disso, a capacidade de criar é fundamental tanto para quem cria conteúdos na internet quanto para uma pessoa que precisa resolver um problema pessoal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




0 Comentários