Você conhece a Estratégia Oceano Azul? Saiba como aplicá-la na sua empresa


Quanto mais o tempo passa, mais estratégias acabam fazendo parte do léxico empresarial em suas mais diversas manifestações. Entender, portanto, o que é uma estratégia de Oceano Azul acaba sendo primordial.

Passam-se os anos e uma série de empresas e segmentos vão sendo criados para orientar alguns crescimentos.

Um cenário cada vez mais competitivo e voraz acaba ganhando uma materialidade difícil de se esquivar.

As possibilidades digitais, em grande medida, acabam contribuindo para que algumas incursões sejam feitas.

Elas são responsáveis por um acirramento cada vez maior dentro dos segmentos e nichos de mercado.

O que, em outra época, poderia ser um diferencial competitivo, agora, ganha aspectos imperativos.

Sendo assim, se algo não é adotado de forma salutar, isso pode representar um naufrágio bastante significativo de uma estratégia.

Isso funciona tanto para a venda de móveis usados quanto para conserto de persiana horizontal.

Compreender um pouco mais a respeito dessa dinâmica acaba sendo uma perspectiva essencial.

O marketing sempre foi um grande responsável por alavancar as vendas dos mais diversos setores mercadológicos.

Sua capacidade de integração entre empresa e público sempre foi um elemento central para justificar a sua adoção.

Não por menos, sua estadia dentro do mercado acaba sendo um dos aspectos mais longevos desse mundo.

Vender uma esquadrias de PVC preta acaba tendo uma relação com o marketing, tanto no século passado, quanto em perspectivas futuras.

Isso se dá, sobretudo, por conta de sua premissa de criação que foi baseada em uma produção desejo para a venda de excedentes produtivos.

Assim, as empresas passaram a aumentar a sua lucratividade a partir de uma produção de necessidade na sociedade.

Esse é um elemento central que conseguiu fundamentar quase todos os cases de sucesso do mundo corporativo.

No entanto, essa não é uma perspectiva estática e a sua consolidação no mundo digital acabou sofrendo influências importantes.

A primeira a ser ressaltada é, justamente, a dinâmica de acirramento que há dentro desse meio.

Nesse caso, as empresas acabam passando por uma possibilidade bem grande de segmentar seu público.

Mas é importante dizer que são milhares de marcas que vão, por exemplo, disputar uma pesquisa por exame toxicológico admissional.

Partindo desse ponto, é preciso que alguns outros elementos sejam considerados na hora de se criar uma atração qualificada de público.

Esses elementos são essenciais e tem como objetivo possibilitar uma democratização do espaço, criando, para o cliente, uma lógica de escolha maior.

Isso, inclusive, acaba elevando os critérios do mercado para uma boa realização e, por isso mesmo, é preciso considerar esse ponto.

Então, em uma pesquisa por laje feita com cerâmica, atrai o clique aquele que conseguir criar um mecanismo mais apurado de atração.

A importância do segmento

O mundo digital, em grande medida, é um dos grandes responsáveis por uma criação de necessidade importante.

O segmento sempre foi um ponto importante dentro do mercado, uma vez que ele é o que vai dar a empresas algumas pistas de como atuar.

Entender como essa lógica se manifesta sempre foi essencial para conseguir trabalhar com um público.

Na televisão, a importância do segmento estava sustentada, também, dentro de uma lógica  demográfica da audiência.

Então, se a ideia era anunciar uma cadeira restaurante madeira, era importante que isso fosse feito dentro de uma programação coerente a esse meio.

Hoje em dia, no entanto, essa realidade mudou de forma bastante significativa e é possível segmentar sem muitos segredos.

De tão revelada que é essa possibilidade, as empresas acabam conseguindo obter uma perspectiva bastante parecida nesse meio.

Nesse caso, o que poderia ser um nicho, acaba se tornando um ambiente de ampla concorrência.

Uma simples pesquisa por montagem de motor a diesel pode fornecer ao cliente uma série de possibilidades.

O que antes parecia se estabelecer a partir de uma lógica específica, agora, ganha uma orientação muito ampla.

Logicamente, há uma série de possibilidades que garantem que haja uma possibilidade de incursão estratégica.

O inbound marketing aliado ao conteúdo está sustentado, justamente, em uma dinâmica como essa.

No entanto, é preciso entender que se a busca é por uma orientação estratégica, é importante seguir nesse meio.

Afinal de contas, quanto mais tranquilo for o mar navegado por uma empresa de colchas e cortinas para quartos, melhor será seu desempenho.

O que é Oceano Azul?

A intranquilidade de mares revoltos pode fornecer ao marinheiro alguns receios importantes quanto à sua navegação.

Por vezes, grandes tempestades acabam inviabilizando uma série de incursões importantes dentro de uma navegação.

Entender, nesse caso, como encontrar um ambiente tranquilo para que haja uma segurança na viagem acaba sendo central.

Pode até parecer estranho falar de navegação dentro de um artigo empresarial, mas é justamente nessa metáfora que o Oceano Azul se baseia.

O segmento, é certo, é um pilar importante para tentar garantir uma certa tranquilidade dentro da navegação.

No entanto, por vezes, é chegado o momento de intensificar ainda mais uma orientação estratégica.

Vender, por exemplo, um painel modular elétrico pode garantir uma segmentação importante, mas é fundamental entender se há como criar uma nova possibilidade para que essa venda seja ainda mais qualificada.

A estratégia do Oceano Azul acaba surgindo como uma forma de responder a essa necessidade cada vez maior de criar possibilidades empresariais.

Ela tem como objetivo fazer com que as empresas consigam sair da perspectiva de oceanos vermelhos para oceanos azuis.

Ou seja, possibilitar algumas dinâmicas que vão sustentar a empresa em um lugar onde a concorrência é bem baixa ou nenhuma.

Isso significa dizer que é preciso descobrir áreas não exploradas e produzir novos segmentos de mercado.

Pilares do Oceano Azul

Para realizar uma estratégia como essa, é preciso que alguns pilares sejam levados em consideração na hora de se começar a produção estratégica. São eles:

  • Capacidade de ir além;

  • Inovação;

  • Integração;

  • Análise de mercado.

Todos esses elementos acabam sendo centrais na hora de consolidar uma estratégia bem elaborada.

Explicá-las, portanto, acaba sendo essencial para que haja uma boa abordagem dentro dessa perspectiva.

Capacidade de ir além

Ir além, nesse caso, pode estar sustentando em uma série de possibilidades que vão desde uma orientação de expectativa até, em outra instância, incursões mercadológicas.

Inovação

Inovar, nesse caso, pode ser o elemento mais importante para a produção de uma nova perspectiva de atuação e crescimento.

Integração

Para que isso ocorra, é importante que os setores da empresa estejam integrados a essa nova dinâmica.

Análise de mercado

É preciso que a empresa consiga compreender o mercado, uma vez que é nele que haverá a possibilidade de efetuar novos movimentos de navegação.

Dicas para estruturar a estratégia de Oceano Azul

Baseando-se nos elementos citados acima, é possível orientar algumas dicas para a construção de uma boa estratégia nesse sentido.

Reconhecer os oceanos vermelhos

Antes de qualquer coisa, é preciso entender quais são as zonas mais populosas dentro do mercado que se está atuando.

Isso é importante, uma vez que, quanto mais conhecimento houver dentro dessa lógica, mais fácil será para compreender se algo é inovador ou não.

Muitas vezes, a falta de estudo a respeito do mercado faz com que a empresa não consiga sustentar uma estratégia de inovação importante.

Definir objetivos

Esse ponto é importante, uma vez que uma produção de estratégia como essa precisa ter uma orientação clara.

A importância disso reside em uma unidade que a empresa terá para atuar em consonância com a navegação em novos mares.

Por essa razão, é sempre importante ter em mente a integração desses objetivos dentro de um cenário de produção estratégica.

Investimentos realistas

Logicamente, toda gestão empresarial, se pudesse, abraçaria o mundo, mas é importante entender que isso não é possível.

Por isso, é importante avaliar se a estratégia está bem elaborada dentro de uma lógica empresarial.

Isso ocorre, porque se houver um investimento grande em algo que não tem uma capilaridade no mercado, é importante que haja uma consideração nesse sentido.

Considerações finais

Baseando-se em todas as possibilidades estratégicas que há dentro de uma atuação de mercado, é importante apontar para o Oceano Azul como uma forma importante de criação de oportunidades.

Ele consegue se manifestar como uma forma elementar para a produção de dinâmicas que levam em consideração a segmentação.

Isso é importante, uma vez que o mundo digital tem colocado essa perspectiva como uma demanda cada vez maior.

Entender, nesse caso, como essa estratégia pode ajudar na consolidação de uma empresa em um segmento é essencial.

Quanto melhor orientada estiver essa lógica, maior será a sua capacidade de obter bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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