Núcleo Luz, projeto das Fábricas de Cultura, abre inscrições para curso gratuito de experimentação em dança

 

Foto: Arthur Roessle / Divulgação



 


 

 Conteúdo do Ciclo I é desenvolvido para o período de três anos, duração máxima que cada jovem permanece matriculado

 

Até 23 de janeiro, o Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico de formação e experimentação em dança que faz parte do programa Fábricas de Cultura - Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis -, recebe inscrições para o processo seletivo de 2023 do Ciclo I, curso gratuito de experimentação em dança. Os candidatos devem ter entre 14 e 21 anos no ato da inscrição, residir na Região Metropolitana de São Paulo e ter alguma vivência em práticas corporais, podendo ser na área da dança, capoeira, esporte, teatro e/ou circo.
 

Após a triagem das inscrições realizadas pelo site do Núcleo Luz, as pessoas que atenderem aos requisitos serão convocadas para a fase de testes práticos na sede do projeto, localizada no bairro Bom Retiro, agendada para os dias 1º e 2 de fevereiro de 2023. A lista com os aprovados e a lista de espera serão divulgadas em 6 de fevereiro no site do projeto, e as aulas terão início em 6 de marçoOs aprendizes aprovados podem permanecer no curso por, no máximo, três anos. E as convocações da lista de espera acontecem durante todo o ano, conforme a disponibilidade de novas vagas.
 

No Ciclo I percebi minha evolução, o desenvolvimento da consciência corporal, conheci novas técnicas que não estavam disponíveis na minha região, conheci pessoas vindas de diferentes territórios, com bagagem nessa área ou tendo seus primeiros contatos com dança. Além de todo conteúdo disponível e dos professores renomados, o que me trouxe aqui também foi o acolhimento e o respeito pela minha identidade de gênero. No Núcleo Luz todos os corpos são bem-vindos”, conta Yuri Gabriel, 20 anos, atual aprendiz do Ciclo I.
 

No Ciclo I, os aprendizes participam de atividades e processos relacionados aos eixos prático (aulas de diferentes códigos de dança e práticas corporais), teórico (atividades voltadas para a introdução ao pensamento crítico) e transversal (atividades culturais e atividades relacionadas ao desenvolvimento de habilidades nas relações interpessoais). O curso tem carga horária aproximada de 20 horas semanais, com aulas de segunda a sexta, das 8h às 12h, na sede do Núcleo Luz (Rua Talmud Thorá, 52, Bom Retiro, São Paulo/SP), além de eventuais atividades virtuais.
 

Dentro desse universo, os jovens vão ter atividades e disciplinas relativas à linguagem da dança,ao estudo do corpo e do movimento, aulas teórico-reflexivas, socioculturais. Aprendizes do Ciclo I mergulham em uma experiência muito rica de aprendizados, de conteúdos e de integração”, explica Chris Belluomini, diretora artístico-pedagógica do Núcleo Luz.
 

Durante o ano letivo, que vai de março a novembro, aprendizes matriculados no Ciclo I recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 100,00 (cem reais), auxílio-alimentaçãoauxílio-transporte e, em caso de atividades virtuaisajuda de custo para gastos com internet. Todos os cursos do Projeto Núcleo Luz são voltados preferencialmente a jovens de baixa renda. Para saber mais, acesse o site do Núcleo Luz e confira os editais.
 

Serviço:

PROJETO NÚCLEO LUZ CICLO I -- Turma 2023

Processo Seletivo | Edital (consulte neste link)

Inscrições online até 23 de janeiro | 14 a 21 anos | Gratuito | Presencial

Vagas limitadas

Fase de testes práticos: 1 e 2 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada e lista de espera: 6 de fevereiro

Matrículas online: 7 de fevereiro

Início das aulas: 6 de março

Local das aulas: Rua Talmud Thorá, 52, Bom Retiro, São Paulo/SP

SOBRE O NÚCLEO LUZ

Criado em 2007 como parte integrante do Programa Fábricas de Cultura, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico de experimentação e formação na linguagem da dança, voltado preferencialmente a jovens de baixa renda residentes no estado de São Paulo. Sob direção artístico-pedagógica de Chris Belluomini, o Núcleo Luz proporciona aos aprendizes aulas de corpo -- contemporâneo, clássico, danças africanas, capoeira, moderno, danças urbanas, dentre outras --, atividades teóricas e reflexivas e processos criativos em interface com outras linguagens artísticas por meio dos cursos Ciclo I, Ciclo II e Oficina. O projeto é gratuito e oferece ajuda de custo para os jovens matriculados.
 

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis -- Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis -- Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa

Mariana Lima | (11) 4096-9852

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Kallany Ruiz | (11) 4096-9886

Camila Barbosa | (11) 4096-9886

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.

Postar um comentário

0 Comentários