INAUGURAÇÃO CRQA E INHAC
Não faz nem um ano que o Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias iniciaram suas atividades, antes mesmo da abertura oficial de seu espaço físico, e já vem acumulando marcos importantes para o fortalecimento e difusão da cultura de Minas Gerais, a partir do símbolo do queijo. O projeto coleciona parceria com produtores, organizações do setor, empresas apoiadoras, imprensa, governo e instituições internacionais, sempre com o propósito de valorizar a cozinha mineira, seus saberes e sabores, apresentar os produtos, as histórias de quem faz e as riquezas do terroir.
Entre os destaques de sua atuação, estão um seminário temático com mais de mil participantes e pesquisadores estrangeiros, durante a sétima edição da Modernos Eternos BH e a participação na reunião da UNESCO no Marrocos, em pleito pelo título de patrimônio da humanidade para “Os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal”. O CRQA também já foi premiado em dois concursos de design, por conta de sua identidade visual, que leva a assinatura da Greco Design: medalha de prata no Prêmio Bornancini de Design 2022 e bronze na 12ª Edição do Brasil Design Award, na categoria Design Gráfico.
O Centro de Referência do Queijo Artesanal inicia 2023 em grande estilo, levando o queijo mineiro para o Madrid Fusión, um dos principais eventos de gastronomia do mundo. O CRQA também está repleto de planos para ampliar ainda mais suas atividades, com foco na inauguração de seu espaço físico, prevista para o mês de março, no Espaço 356, em Belo Horizonte. Com projeto assinado pelo arquiteto José Lourenço, o local, de aproximadamente 750 m², vai reunir uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal, loja colaborativa, biblioteca, anfiteatro multiuso para eventos diversos, prometendo conectar produtores e consumidores dessa iguaria típica.
O Centro de Referência do Queijo Artesanal foi pensado para proporcionar uma experiência imersiva no mundo dessa iguaria. Com arquitetura e projeto expositivo bem trabalhados, a ideia é ensinar, entreter visitantes de todas as idades e homenagear o queijo como grande símbolo da cultura mineira. A geração e difusão de conhecimento é um pressuposto importante para o Centro de Referência do Queijo Artesanal, e para tanto, teremos uma sala de aula completa e equipada com uma cozinha didática. O espaço vai receber cursos e atividades formativas em temas da cultura e gastronomia, com o intuito de fomentar discussões, preparar profissionais e suscitar assuntos importantes para o desenvolvimento do mercado.
Já o INHAC tem como conceito principal o resgate e inserção profissional de jovens, ao mesmo tempo em que fomenta o mercado da gastronomia em Minas Gerais. Com curadoria do chef Leonardo Paixão - do restaurante Glouton, indicado aos 50 Melhores Restaurantes da América Latina em 2021 e 2022 -, a escola inicia o ano com a seleção dos alunos e treinamento do corpo docente. A partir do segundo semestre, o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias vai oferecer cursos técnicos gratuitos para jovens em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar. Para participar da seleção, os interessados precisam estar matriculados no segundo grau em escolas públicas, além de, preferencialmente, viverem em abrigos/casas-lar, com recorte especial de gênero, dando oportunidades às meninas. Os alunos receberão transporte e alimentação, além de uniforme e acompanhamento psicopedagógico.
O CRQA-MG e INHAC contam com patrocínio da Gerdau, Aperam, Cedro Mineração, Instituto Unimed BH, Claro, Cemig, Ventana Serra e EPO; apoio da Anglo Gold Ashanti, Espaço 356, Grupo Delly's, Grupo Sada e SDS Siderúrgica, além do Apoio Institucional do Sebrae.
SERVIÇO:
CENTRO DE REFERÊNCIA DO QUEIJO ARTESANAL E INHAC
Espaço 356 (Rua Adriano Chaves e Matos, 100 - Olhos D'Água)
Previsão inauguração: Março/2023
Instagram: @queijoecultura
0 Comentários