Marketing multinível: entenda o que é e como pode ajudar o seu negócio



O marketing multinível é um recurso da área do marketing que já existe há muitos anos e tende a crescer cada vez mais a partir do momento que está ambientado no ambiente digital. Esse modelo é alvo de muito desconhecimento e merece uma explicação maior.

A partir do marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é possível fazer com que os lucros sejam obtidos com a venda de produtos e serviços de terceiros, podendo gerar pagamentos a partir da conexão de novos vendedores com a marca.

Ao compreender de forma mais esclarecida e ampla o que é o marketing multinível, é possível identificar diante de outras estratégias, como aplicar esse conceito na realidade de uma empresa especializada em serralheria grades para aumentar as suas vendas.

O termo marketing multinível é muito facilmente encontrado no dia a dia das pessoas, mas nem sempre ele é utilizado nas condições e nas situações corretas. Isso porque quem usa esse termo pode ser confundido com outros tipos de operações menos vantajosas.

Marketing multinível, ou marketing de redes, parte de um entendimento de que cada vendedor de uma empresa constitui um ponto ligado com a marca que disponibiliza os produtos ou serviços para a venda e retribui com uma porcentagem da venda dos produtos.

Mas esse sistema é um pouco mais complexo, pois permite que o vendedor, além de vender o produto ou serviço, ofereça para as pessoas ao seu redor a chance de se tornar também um parceiro, aumentando a abrangência da empresa no mercado e sendo recompensado.

Apesar de ser muito referenciado em outros termos, esse sistema se prova tão eficiente que empresas de cosméticos e outros produtos se caracterizam apenas por esse modelo e também é possível definir a partir daí boa parte dos empreendedores do Brasil.

O que é o marketing multinível?

O marketing de múltiplos níveis, que pode ser representado pela sigla MMN ou pelo termo marketing de rede, é um modelo que pode oferecer uma série de benefícios essenciais para as suas vendas, independente do seu porte ou nicho de atuação no dia a dia.

Enquanto a companhia estimula uma base de pequenos vendedores, esses ganham a partir das suas vendas diretas e também da recomendação para outras pessoas da empresa para aumentar a base de vendedores da empresa de limpeza de condomínio.

Alguns modelos de pirâmide financeira utilizam esse método de forma torpe, isso porque exige um valor de entrada no investimento e não vendem um produto qualquer, construindo apenas essa rede sem nenhum material vendido na realidade.

Como os lucros são obtidos por parte dos vendedores baseados em comissões, todos os lucros são repartidos por todo o sistema e quanto maior for a rede, maior é a capacidade da empresa de vender e aumentar os seus ganhos de forma exponencial.

O limite da construção de rede de uma empresa especializada em forno de tempera de vidro horizontal vai ser determinada pela capacidade desse mercado de absorver demanda tanto do seu produto ou serviço em si quanto de pontos de venda desse item.

Nesse sistema, o vendedor vai despender a sua energia em vender ainda como uma prioridade, uma vez que as maiores comissões estão relacionadas e ancoradas no material vendido, mas pode em um segundo momento atrair os novos profissionais da rede atuante.

Esse vendedor precisa passar por uma série de treinamentos para que, mesmo sendo autônomo, conheça a cultura da empresa, sua estrutura interna, a estrutura da rede e os processos de venda, atração de talentos e treinamentos que são oferecidos.

Por mais que o lucro seja indireto, as comissões por atração fazem parte da composição de renda deste vendedor e constitui uma rede de contatos que gera mais lucro para a empresa e cria uma conexão de trabalho em pequenos núcleos de vendedores e vendedoras.

Quais as vantagens do marketing multinível?

Depois de entender o que é marketing multinível e quais são seus mecanismos básicos para a aplicação do sistema em uma empresa de cursos para sexologo ou de qualquer negócio independente do seu porte ou área de atuação, pode-se falar dos benefícios.

Existem algumas vantagens que o sistema de marketing de redes pode fornecer para a empresa, mas as verdadeiras vantagens se dão para os vendedores que possuem muito mais liberdade de atuação e chance de ganhos. Entre essas vantagens, estão:

  • Possibilidade de trabalhar em horários flexíveis;

  • Um modelo de trabalho autônomo e independente;

  • Processos focados na produtividade e no rendimento;

  • Possibilidade de garantir lucros escaláveis com o tempo;

  • Um treinamento rico em conteúdos de marketing e vendas.

O vendedor de vassoura tipo gari reforçada, ou de qualquer outro produto que atua em um modelo de marketing de rede, pode exercer a sua atividade quando melhor lhe convier, em especial no que se trata do horário de trabalho e do formato.

O vendedor autônomo pode, inclusive, pensar nesse meio como uma renda secundária dentro do seu dia a dia de trabalho e vender ou atrair talentos durante o seu tempo livre sem se preocupar com cobranças de superiores e patrões quaisquer.

Muitas vezes, as pessoas que atuam com o marketing de redes são reconhecidas entre os seus amigos por estar sempre falando do seu produto, seja para conseguir mais vendas ou apresentar essa oportunidades para as pessoas mais próximas entrarem nessa rede.

Seja no ganho direto a partir das vendas ou no ganho indireto a partir das recomendações de novos vendedores, os profissionais que vão atuar nesse modelo precisam ter uma rotina de trabalho no dia a dia focado na produtividade ao máximo que for possível.

Isso porque o trabalho autônomo não tem um piso de recebimento, cada vendedor vai receber de acordo com o que foi produzido nesses dois modelos de bonificação. Cada minuto trabalhado deve ser pensado de acordo com a sua produção.

Esse sistema de redes tende a além de crescer, se desenvolver em complexidade de organização, por isso se destacar como um vendedor capaz de garantir um fluxo de produtos e também atrair novos bons vendedores pode abrir boas oportunidades.

Como colocar o marketing multinível em prática

O marketing é um modelo de atuação em vendas bastante polêmico e, para uma empresa especializada em antena tag veicular, é preciso se atentar a uma série de questões diferentes desse novo sistema e dos detalhes que devem estar em linha.

Esse modelo conta com membros independentes no sistema de vendas. Isso pode ser bastante libertador e um espaço fértil para desenvolvimento dos melhores discursos, mas é importante que exista um planejamento sério e uma coordenação adequada.

Estruturar desde o modelo de vendas até o estabelecimento rígido e esclarecido das comissões é a base do que vai gerar no dia a dia uma lógica de venda e produção eficiente. Isso vale para uma empresa de entrega de documentos motoboy ou qualquer outra.

Com o nome desse sistema vulgarizado e confundido com outros sistemas menos vantajosos, a corporação que escolhe o marketing de redes deve investir e se atentar muito com a transparência nos grandes resultados e no dia a dia de trabalho.

A organização, o planejamento e a transparência são os três fatores que fazem a empresa se manter em crescimento de forma eficiente e sustentável. O equilíbrio desses fatores pode ser obtido por meio de comunicação e organizações de tempos em tempos.

Considerações finais 

Quando se fala em marketing é muito importante conhecer certos conceitos com a profundidade devida, isso porque se trata de um mercado cada vez mais amplo e que segue em franca expansão com novos recursos, estratégias, formatos e polêmicas.

Um dos termos mais conhecidos e ao mesmo tempo que mais geram confusão no público geral é o marketing multinível, representado também pela sigla MMN. Com o tempo, esse termo acabou sendo confundido com esquemas de pirâmide financeira e outros casos.

Uma das características marcantes que mais faz as pessoas reconhecerem essa estratégia é o caso do representante insistente que apresenta o plano de marketing de multinível para muitas pessoas de forma indiscriminada e até, muitas vezes, inconveniente.

Esses dois pontos causam muita desconfiança para a maior parte das pessoas, o que, por consequência, aumenta a rejeição. Mas, com um conhecimento mais aprofundado, é possível distinguir o que é um planejamento sério e realista e o que pode ser um golpe.

Até mesmo uma empresa que vende etiqueta adesiva de controle colorida pode se aproveitar do marketing de redes, afinal de contas, esse mecanismo cria uma grande base de vendedores independentes e altamente engajados nos resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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