A mídia alternativa é uma opção que as marcas devem utilizar para anunciar seus produtos e serviços, e é benéfica porque as soluções criativas são a maneira mais eficaz de atrair pessoas e investir em soluções inovadoras.
Cada vez mais empresas estão reconhecendo a importância de se conectar diretamente com o público, o que é mais bem conseguido por meio da criação de novos pontos de contato, como a mídia alternativa.
São tendências publicitárias muito importantes, delas depende a eficácia das campanhas. Além disso, as empresas que se engajam nesse canal têm uma experiência diferenciada para seus consumidores.
São métodos que fogem das práticas convencionais e apresentam inúmeros benefícios e efeitos. A notícia mais positiva é que esta estratégia de marketing é aplicável a qualquer tipo de organização.
Fixa uma marca em diferentes plataformas de mídia, aumenta o conhecimento da marca e altera os métodos da empresa.
Para aprofundar um pouco melhor o assunto, este artigo vai discutir o conceito de mídia alternativa, explicar o que são e por que é vantajoso anunciar dessa forma.
Quais são os tipos de mídia alternativa?
Mídias alternativas são mídias que fogem dos padrões tradicionais que as empresas buscam em sua publicidade, como:
Televisão;
Rádio;
Internet;
Jornais.
Na contramão dessas possibilidades, as mídias alternativas promovem a marca junto aos consumidores, levando-a a diferentes locais e cenários.
Um exemplo disso é um anúncio colocado em um evento de inauguração de loja ou televisionado para impulsionar um produto ou serviço.
Embora menos pessoas sejam afetadas por esse meio, o trabalho é mais direcionado e os anúncios são colocados em locais diferentes.
A marca consegue pensar fora do padrão, usar toda a sua criatividade e interagir com o consumidor, por isso vale a pena pensar. No entanto, primeiro é fundamental entender a mídia alternativa primária.
À medida que os volumes de publicidade na mídia tradicional aumentaram e novas tecnologias surgiram, outros tipos de mídia surgiram. Eles fornecem diferentes experiências de marca em diferentes situações.
Um negócio pode anunciar em imóveis urbanos, veículos, escadas rolantes, prédios, ruas e banheiros, em espaços de aviões, ônibus e metrôs, em embalagens e telefones públicos, elevadores e telões.
Vantagens em utilizar a mídia alternativa
Investir nessas estratégias diferencia uma marca de seus concorrentes, aumenta o awareness, oferece excelente custo-benefício, inova estratégias, muda de local e gera mais repercussão.
Se um veterinário perto de mim for anunciado em, por exemplo, ônibus urbanos, ele receberá os seguintes benefícios:
1. Mais repercussão para o negócio
Se a estratégia for muito criativa, consegue interagir com as pessoas e pode impactar de forma espontânea, por exemplo, quando o anúncio é compartilhado nas redes sociais, fortalecendo a marca em outras mídias.
No que diz respeito à comunicação, se a mídia alternativa faz efeito, ela se populariza como fonte de informação para anunciantes e agências.
2. Localização vantajosa
A mídia alternativa tem um objetivo específico: influenciar as pessoas que frequentam esses locais no momento certo.
É possível pensar em exemplos, como anúncios no portão do aeroporto, anúncios nas escadas rolantes dos shoppings, anúncios nos espelhos dos banheiros das salas de cinema e outras possibilidades de interação com os consumidores em espaços específicos.
A marca consegue se inserir no ambiente do local e com bons resultados, fugindo do modelo publicitário e de uma maneira criativa que chame a atenção do público.
3. Campanhas inovadoras
Investir em práticas inovadoras é uma forma de tornar um negócio competitivo nos mercados em que atua e ganhar mais visibilidade para a empresa.
Uma forma de fazer isso é trabalhar com campanhas de comunicação para criar formas de anunciar e engajar o consumidor usando os diferentes formatos oferecidos pelas mídias alternativas.
4. Maior custo-benefício para os negócios
Se uma fabricante de sistema de freios pneumáticos comparar os preços da mídia alternativa com a mídia tradicional, descobrirá que a publicidade diferenciada é mais acessível.
Mesmo expondo uma marca a um público menor, ela consegue atingir um grupo específico de pessoas que podem realmente se interessar por um produto ou serviço.
Com isso, considerando o objetivo da campanha, investir em mídias alternativas é mais benéfico para a marca e consequentemente alavancar o negócio para o sucesso.
5. Traz mais visibilidade para a empresa
Pontos de ônibus e espaços a bordo têm maior probabilidade de serem notados pelo público, desde que a publicidade seja coerente e tenha impacto positivo.
Os anúncios são exibidos em posições estrategicamente exclusivas para garantir boa visibilidade e promover o conhecimento da marca pelo consumidor.
6. Cria um diferencial para o negócio
Os imóveis com teto rebaixado drywall, que são frequentemente procurado por diversas pessoas têm uma vantagem natural de diferenciação no mercado.
Veicular um anúncio em diferentes formatos, em posicionamentos incomuns e por meio de interações criativas é a melhor maneira de se diferenciar da concorrência.
7. Maior flexibilidade de anúncio
A mídia alternativa é flexível porque permite que as empresas experimentem estratégias ao longo do tempo. Isso acontece porque alguns espaços ainda não são muito difundidos e nem tão tradicionais quando se pensa em seu uso.
Por isso, é mais simples negociar o andamento da campanha, seus custos, quanto tempo ela vai circular, entre outras coisas que podem afetar o resultado. Mas para colher todas essas vantagens, é essencial saber usar mídias alternativas.
Como alavancar a empresa usando mídia alternativa?
A primeira coisa que uma empresa precisa fazer é avaliar o posicionamento do cliente para utilizar as melhores opções de mídia alternativa em sua estratégia.
Consistência nesse ponto é crucial. Alguns dos critérios para uma empresa de calandra perfil U fazer um bom trabalho são:
Combinar o conceito de marca com a estratégia
O propósito da marca deve ter um significado coerente, ou seja, deve corresponder aos meios não tradicionais em que se pretende anunciar.
Por exemplo, um escritório de contabilidade precisa ser neutro e sério, evitando uma formalidade frouxa que faria o local perder a graça.
Escolher o melhor local para a publicidade
A localização da campanha publicitária é crucial e deve ser escolhida com cuidado. Por exemplo, não faz sentido para uma marca global de joias anunciar em um ponto de ônibus.
O público que costuma frequentar o local pode não ter poder aquisitivo para adquirir essas obras. Em vez disso, ele pode se promover em locais como aeroportos, poços de elevadores e similares.
Usar as interações a favor do negócio
Um distribuidor de kit gnv 5 geração deve escolher o tipo de interação que é mais benéfica para o público. A proposta tem que fazer sentido para os dois lados da ação, pois só assim pode atrair a atenção do público e gerar um belo retorno para a empresa.
Promover em mídias variadas
Trabalhar sozinho com mídia contratada que não conhece o contexto em que está inserida pode levar ao desperdício de recursos e à falta de lucro.
De fato, a integração de diferentes mídias é importante em qualquer tipo de evento, seja ele alternativo ou mídia off-line e on-line.
Uma marca de revestimento metalico pode se destacar em banners, outdoors, anunciar no Facebook, anunciar em pontos de ônibus ou qualquer outro meio para ter um público maior.
Acompanhar a performance das estratégias
Algo que não pode faltar é o acompanhamento do desempenho de todas as mídias, das datas das campanhas, das peças publicitárias, do pagamento e demais processos que são utilizados para validar a estratégia.
Essa é a base para bons resultados, os órgãos preocupados com a gestão podem utilizar a plataforma para automatizar as atividades, coletar informações e monitorar as atividades com mais facilidade.
Ao seguir esses processos, uma empresa especializada scanner caminhão diesel terá maior probabilidade de sucesso na comercialização de suas estratégias em mídias alternativas, onde todo o investimento valerá a pena.
Considerações finais
Como visto, é fundamental entender como funcionam as mídias não tradicionais, os benefícios que elas proporcionam e como cuidar delas durante a preparação de uma campanha, o restante é gerenciá-las para garantir o sucesso dos investimentos.
Também é ideal trabalhar com uma agência que saiba trabalhar com mídias alternativas, escolhendo um local que se adeque à identidade da marca e seu público-alvo.
Trabalhar com esses recursos é uma forma de ampliar a presença da empresa em áreas onde os clientes potenciais frequentam todos os dias.
Independentemente de qual seja o público-alvo do negócio, ele encontrará uma forma de mídia não tradicional que corresponda aos objetivos, produtos ou serviços e consumidores.
As empresas que ficam de fora desse tipo de prática tendem a ter resultados bem demorados. Portanto, se um negócio quer realmente alavancar suas operações, deve investir em vários formatos de mídia, principalmente as alternativas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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