O Brasil é um país rico em biodiversidade e em ingredientes típicos que trazem uma história de centenas de anos. Entre eles o Tucupi, de origem indígena, é um dos maiores tesouros gastronômicos do Brasil, tempero essencial da cozinha amazônica, feito através da fermentação do caldo extraído da raiz da mandioca brava amarela, que proporciona um sabor especial quando adicionado a carnes, saladas, arrozes e até drinks.
A Manioca, empresa de produtos alimentícios da Amazônia fundada em Belém (PA), tem como carro chefe do seu portfólio o caldo do Tucupi, já temperado, pronto para consumo e totalmente natural, sem corantes ou conservantes. Sendo um tempero brasileiro e muito versátil, ele pode ser usado em diferentes pratos e em culinárias que já conhecemos, deixando os sabores ainda mais marcantes com um toque amazônico.
Pensando em inovar, a chef Carla Pernambuco e a Manioca criaram a receita do Ceviche da Floresta, uma releitura de um dos mais célebres pratos da gastronomia da América do Sul.
Segue abaixo a receita do ceviche da floresta com Tucupi:
Ceviche da Floresta
Ingredientes:
- 100g de peixe
- 150 ml de Tucupi amarelo Manioca
- Suco de ½ limão Taiti
- 10ml de mel
- 1 cebola roxa laminada
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 pimenta de cheiro
- Geléia de pimenta de cheiro Manioca
- Tapioca flocada Manioca
- Coentro a gosto
- Pimenta do reino moída
Preparo:
Faça sashimis com o peixe e reserve em tigela com gelo. Em seguida, fatie a cebola e as pimentas finamente. A parte misture o tucupi, o suco de limão, o azeite, o sal e o mel.
Agregue esses dois preparos, em seguida entre com as cebolas e as pimentas. Para a montagem faça pequenas gotas de geleia de pimenta de cheiro sob o ceviche e finalize com brotos de coentro e tapioca flocada.
0 Comentários