Casa das Rosas realiza exposição inédita de poesia experimental com obras de poetas latino-americanos

 

Da esquerda para a direita (Poemas Visuais): lua-raiz - Lia Krucken; não há hiato - Rogério Amorim



 


 

Mostra Poesia Expandida 2022 reúne textos de poetas brasileiros, argentinos e colombianos que participaram da formação experimental oferecida pelo Centro de Referência Haroldo de Campos do museu neste ano
 

 

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, que integra a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, realiza a Mostra Poesia Expandida 2022 até o dia 31 de janeiro de 2023 em museu da cidade de Itapira - SP.

 

A exposição, que conta com obras de 27 poetas de diversos estados do Brasil e de países como Argentina e Colômbia, é realizada pela Casa das Rosas em parceria com o museu Casa de Menotti Del Picchia — local onde está instalada a mostra. E pode ser visitada gratuitamente, de terça a sexta, das 9h às 11h20 e das 14h às 17h20, e aos domingos, das 9h às 12h.

 

A Mostra Poesia Expandida 2022 é resultado da quarta edição do curso experimental Poesia Expandida, do Centro de Referência Haroldo de Campos do museu Casa das Rosas. A formação tem a proposta de oferecer base teórica e elementos práticos para estimular os poetas a explorarem novas possibilidades de criação em diferentes meios e suportestrabalhando a poesia de diferentes formas e experimentando recursos verbais, visuais e sonoros.

 

No conjunto dos trabalhos que estão sendo expostos, há poemas em versospoemas visuaispoemas-objeto e poemas animados nos quais palavra, imagem, voz e ruído interagem. O público poderá encontrar na Mostra um campo vasto de experimentação poética que expande as possibilidades sensoriais, de compreensão da realidade e de projeção de novas realidades.

 

Participam da exposição poetas de diferentes partes do Brasil e da América Latina, entre eles, Lia Krucken, artista, professora e curadora, natural de Salvador, Bahia. Investiga movências e deslocamentos com foco nas poéticas da afrodiáspora; María Castillo, nascida em Elena, Córdoba, Argentina. Pós-graduada na "Especialização em Processos e Práticas de Produção Artística Contemporânea", na Faculdade de Letras da Universidade Nacional de Córdoba - UNC; e Tulio Restrepo, Medellín, Colômbia. Artista, professor e designer gráfico. Especialista em Estudos Urbanos (EAFIT) e Mestre em Artes Visuais e Plásticas (UNAL).


 

Serviço:

 

Mostra Poesia Expandida 2022

 

Período: 20 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023
Local: Museu Casa de Menotti Del Picchia

Endereço: Parque Juca Mulato, SN - Centro, Itapira - SP

Horário de Visitação: Terça a sexta, das 9h às 11h20 e das 14h às 17h20, e domingos das 9h às 12h.

Entrada gratuita

 

A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site. 

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP

Programação gratuita

 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Postar um comentário

0 Comentários