Brand Awareness: como o reconhecimento ajuda a sua marca



Brand Awareness ou conscientização de marca é o grau em que as pessoas reconhecem uma determinada marca. Isso indica quanto mais os indivíduos reconhecem algo sobre a empresa, produto ou serviço.

Nos vários encontros que os consumidores têm com uma marca, é possível que as empresas possam, de maneira mais eficaz, evoluir o reconhecimento daquela organização como uma referência no nicho em que atua.

Um bom exemplo disso é uma escola de culinária que fornece curso pizzaiolo presencial, esse tipo de negócio pode se tornar referência no meio de seus consumidores ao estabelecer um padrão de qualidade altíssimo que faça ela ser reconhecida.

Mas, por reconhecimento de marca, não se quer dizer apenas que consumidor deve reconhecer um logotipo, mas todo o espectro de significados e esforços de branding associados a um negócio.

É por isso que uma fabricante de rastreador via satélite para caminhão investe pesado em campanhas de marketing. Quando se trata de brand awareness, toda e qualquer estratégia que impacte a experiência do público-alvo deve ser bem pensada.

Aumentar o conhecimento da marca de quem vai comprar produtos ou adquirir serviços não é tão difícil se certas rotas forem seguidas, mas, primeiro, é preciso entender qual é a real importância do brand awareness para as empresas.

O que significa Brand Awareness?

O Brand Awareness ou consciência da marca é uma tática de marketing. O objetivo primário dessa estratégia é instilar uma impressão favorável no inconsciente coletivo da população.

Esta é a definição de reconhecimento de marca: o objetivo é incutir uma associação positiva com uma marca de transformador 300 kva, por exemplo, e, com isso, tornar a empresa que o fabrica mais conhecida no mercado.

Além disso, o reconhecimento da marca também é uma métrica que mede quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. Este é o grau em que as pessoas estão falando sobre essa marca.

Afinal, não basta a empresa ser reconhecida apenas por clientes ativos. É preciso mais do que isso. Ela deve ganhar a confiança do público-alvo em geral.

Com isso, até mesmo uma marca de auto escola perto de mim pode se beneficiar da estratégia de reconhecimento de marca e, assim, lucrar mais.

Brand Awareness e Marketing Digital tem relação?

Na internet, até mesmo empresas de arquitetura especializada em decoração têm maior liberdade para produzir as ações de marketing do que nas mídias tradicionais, afinal a internet permite uma gama quase infinita de estratégias benéficas.

Além disso, as campanhas on-line podem ser medidas com maior precisão e acessibilidade por meio do Google Analytics e outros recursos e ferramentas disponíveis.

Com isso, seguindo ainda o mesmo exemplo anterior, uma empresa de arquitetura pode desenvolver campanhas de marketing para vender mais projetos de home office pequeno planejado e mensurar os resultados em cada etapa das campanhas.

Então, é possível dizer que os aspectos principais do marketing digital tem relação direta com o brand awareness. Pois, em primeiro lugar, as marcas têm mais autonomia na criação de conteúdo, promovendo-se e comunicando a mensagem que desejam ao público.

Sendo assim, uma empresa que vende trempe fogo de chão pode ter um blog, um site e contas de mídia social que promovam o conhecimento de marca. As ferramentas de marketing digital são úteis para medir e provar o valor do conhecimento da marca.

As empresas não dependem mais de pesquisas para determinar a extensão do conhecimento de sua marca. Além disso, é possível calcular essa métrica usando outras métricas, por exemplo:

  • Visitas ao site;

  • Engajamento nas redes sociais;

  • Comentários e menções sobre a marca;

  • Alcance dos posts;

  • Ranking de pesquisa nos mecanismos de busca.

Desse modo, se uma fabricante de válvula borboleta tipo lug quer garantir mais sucesso para o reconhecimento de marca, deve investir em canais que o público-alvo está inserido e assim se conectar diretamente com ele.

Antes da internet, o principal método de reconhecimento de uma marca era por meio de sua presença na mídia, presença em pontos de venda e qualidade de suas ofertas e serviços.

As mídias sociais e os blogs alteraram a maneira como as marcas constroem sua consciência de marca com seu público.

Esses canais facilitaram o diálogo entre as empresas e o público. Eles começaram a interagir como se fossem amigos ou colegas em um círculo social.

Como resultado, os consumidores agora têm um fator adicional a considerar ao formar suas opiniões sobre uma empresa.

Eles vão relembrar as interações que tiveram com a marca no Facebook, as fotos postadas no Instagram e os conteúdos relevantes postados no blog.

7 vantagens do reconhecimento de marca

O objetivo da campanha é fazer com que o maior número de pessoas reconheça a marca e, ao mesmo tempo, valorize e respeite o que ela representa. A partir disso, é simples imaginar o impacto positivo que isso causa em uma zona cerealista aberta hoje.

Quanto maior o conhecimento da marca, maior a probabilidade de a empresa se desenvolver e ter resultados cada vez mais positivos. Além disso, alguns outros benefícios podem ser apontados como:

1. Maior faturamento

O benefício mais óbvio da campanha de conscientização é o aumento das vendas. Em última análise, as vendas são mais bem-sucedidas quando a marca é a mais lembrada pelo público-alvo.

Da mesma forma, quanto mais confiável a empresa aparentar, maior será o número de vendas. Ser uma referência primária aumenta a importância da marca para o público-alvo. 

Eles primeiro tentam entender a confiabilidade e a qualidade da empresa, só depois buscam outras opções.

2. Maior alcance da marca

Esse é um dos objetivos da campanha de reconhecimento da marca: aumentar o número de pessoas que conhecem a marca.


Como resultado, uma campanha de reconhecimento de marca bem projetada leva a uma maior exposição da marca.

3. Fidelização de clientes

Campanhas de conscientização promovem a fidelização dos clientes. A tendência é que, com essa estratégia, muitos novos conheçam e confiem na marca. No entanto, esses indivíduos devem criar uma associação duradoura com a marca.

Como resultado, quando os clientes também forem alcançados pela marca, desde que seja positiva, eles se lembrarão mais dela.

Esse é o resultado da fidelização do cliente: as pessoas vão consumir mais de um produto ou serviço e também irão advogar por ele.

4. Mais chances de recomendação

É fato que os consumidores estão cada vez mais seletivos em suas compras e serviços. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, que constatou que 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar.

Da mesma forma, a referência é a forma mais eficaz de publicidade. É considerado o fenômeno do "boca a boca". Como resultado, as recomendações têm um impacto significativo na decisão de compra.

Nessa perspectiva, empresas que possuem alta reputação de marca também possuem alta probabilidade de serem recomendadas. No final das contas, as pessoas que acreditam na marca vão promovê-la e atestar sua qualidade.

Em outras palavras: o reconhecimento de uma marca aumenta o tempo de compra dos consumidores. Isso resulta em uma porcentagem maior de vendas sendo convertidas.

5. Possibilidade de escalar estratégias

Depois de reconhecer as percepções do mercado em relação à sua marca, fica muito mais simples para um empreendedor desenvolver outras táticas de marketing. Modificar ações para atingir objetivos.

É mais do que isso. Pode-se facilmente reutilizar a imagem positiva de uma marca em outras estratégias de marketing.

6. Melhorar o atendimento

Grandes corporações dedicam recursos significativos à tecnologia, desenvolvimento e pesquisa para criar produtos que sejam benéficos para o público e promovam uma imagem positiva.

Além disso, dedicam recursos ao atendimento ao cliente, reconhecendo que a primeira impressão é a mais importante para o cliente, caso não fique satisfeito, não continuará comprando com a marca.

Um atendimento de excelência promove uma opinião favorável, por isso é fundamental que os atendentes sejam competentes e preparados para atender as expectativas.

7. Estar presente em diversos meios de comunicação

Mais do que simplesmente estar on-line, é crucial utilizar diferentes métodos de comunicação. Isso não significa criar um perfil em todas as redes sociais e utilizar todas as formas possíveis e concebíveis de mídia.

O objetivo é ampliar e diversificar as plataformas e modalidades onde o público da marca está presente. Por exemplo, se um serviço que embrulha presentes fornece aos seus clientes contas de mídia social, ele também deve ter contas lá.

Agora, se outra empresa já reconheceu que seu público ainda consome muito conteúdo na televisão, deveria apostar em estratégias desse tipo.

É fundamental investigar o potencial dos recursos on-line e offline, isso permitirá que a empresa alcance as pessoas, independentemente de sua localização.

Considerações finais

O reconhecimento da marca é de suma importância para uma empresa ser bem vista pelos consumidores e ter maior presença no mercado em que atua.

Por meio de táticas simples, é possível obter amplo reconhecimento e ser lembrado positivamente pelos clientes, tanto pelos produtos e serviços que compram quanto pelo atendimento que recebem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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