Scrum: O que é? Como funciona?


Quando um empreendimento está operando dentro de um mercado, é importante que haja planejamentos e métodos para a realização de algumas ações. O Scrum é uma metodologia que pode ser implantada dentro de qualquer segmento. 

Com o objetivo principal de otimizar a execução de projetos, essa estratégia permite uma melhor organização de equipes e uma divisão de tarefas para que os processos possam ser mais eficientes. 

Uma tarefa que é fragmentada dentro de um time ganha a possibilidade de ser resolvida de uma forma mais rápida, mas de modo que, ainda sim, não perca a qualidade quando o consumidor comprar um balcão de aço inox, por exemplo. 

Esse método pode atribuir um valor ainda maior ao serviço e à marca que usa essa modalidade dentro do mercado, já que problemas complexos não apenas são resolvidos facilmente como também surgem soluções mais adaptáveis para eles. 

Isso que, por sua vez, contribui para novas ideias sejam mais desenvolvidas na empresa que faz escada flutuante de concreto, por exemplo. Por isso, se um negócio deseja introduzir o Scrum como uma modalidade, é importante ter conhecimento da estratégia. 

Desde as vantagens que podem gerar valor ao negócio, bem como suas formas de funcionamento em que é aplicável. Isso permite elaborar uma boa análise para se ter a percepção posterior do bom ou mau funcionamento da estratégia no negócio. 

Assim, com o Scrum operando dentro do empreendimento e um acompanhamento adequado para saber se está ou não funcionando, há chances de se obter um bom destaque dentro do mercado, além de um aumento de credibilidade. 

As vantagens e o objetivo do Scrum

Um empreendimento que adere ao Scrum tem a vantagem de ganhar agilidade ao produzir seus produtos fazendo com que mais valor lhe seja agregado e, assim, oferecendo o melhor ao consumidor. 

Essa ação se torna uma boa vantagem por otimizar os processos mais facilmente, algo positivo quando se lida com grandes volumes como um serviço de vistoria cautelar delivery, por exemplo. 

Outro ponto que opera como vantagem para o empreendimento que frui do Scrum é o aprendizado que as equipes acabam obtendo com a cooperação, além das experiências que são vivenciadas pelos funcionários.

E com isso, pode-se pontuar que as vantagens em torno dessa modalidade de operação são: 

  • Agilidade;

  • Equipes cooperando;

  • Criatividade;

  • Saber lidar com mudanças;

  • Planejamento mais eficiente;

  • Aumento do ROI;

  • Tempo reduzido;

  • Funcionários mais satisfeitos. 

A confiança que as equipes desenvolvem por meio do Scrum lhes permite a adesão a atos que façam a empresa crescer ainda mais, visto que esse método visa sempre à fixação de metas precisas.

Por isso, quanto mais um empreendimento de locação de empilhadeira conhecer como a estratégia pode agregar um bom valor ao negócio, maiores se tornam as chances de fazer com que suas operações sejam ainda melhores.  

Outro ponto em que a empresa pode usar o Scrum como uma vantagem para atingir os seus objetivos é o aumento do ROI, que acaba sendo atingidos mais rápido devido à agilidade que o método implica.

Isso acaba fazendo com que os investimentos retornem rapidamente ao negócio que o utiliza.

Essa redução de tempo, por sua vez, faz com que os funcionários fiquem mais satisfeitos, e desse modo bons resultados são aportados ao negócio.

Por isso, saber quais são as vantagens e os objetivos que estão em torno do Scrum, saber em que e como serão as suas aplicações torna a estratégia ainda mais fácil; que, por sua vez, deve rumar a resultados positivos a longo prazo. 

Scrum: em que pode ser aplicado?

Um empreendimento que deseja aplicar o Scrum em seus métodos, deve ter o conhecimento de que essa estratégia pode ser destinada somente a algumas áreas e, em especial, ao departamento de TI.

Isso ocorre especialmente pela alta demanda que este acaba tendo e que, de alguma maneira, acaba englobando toda a empresa.

Tanto manter um site informativo de quanto custa balcão modulado em aramado seguro como outros procedimentos que envolvam programações são peças imprescindíveis a ações de marketing mais premeditadas.

Dessa forma, há uma maior segurança e um aumento de qualidade dos serviços que são realizados dentro do empreendimento fazendo com que informações e outras operações possam estar sempre automatizadas e asseguradas. 

Como funciona o Scrum?

Se uma empresa decide usar o método Scrum além de sua área de TI para que seu produto, uma caixinha de joias para presente, tenha uma boa colocação no mercado, é necessário compreender seu funcionamento. 

Na prática, essa metodologia conta com quatro pilares fundamentais de funcionamento, e é preciso conhecê-los: o planejamento, reuniões diárias, revisão e uma retrospectiva para melhorar o acompanhamento. 

Por ser baseado em interações, ele acaba também sendo dividido entre produção e avaliação, uma forma de aperfeiçoamento enquanto ainda estão sendo criados para que a qualidade seja mantida ao ser entregue ao consumidor. 

Em alguns casos de empresas, entregas de protótipos finais ainda sem melhorias adequadas podem operar como um parâmetro para a empresa saber o que deve ser melhorado e o que pode ser mantido. 

O que ocorre, posteriormente, é o feedback. Quando se tem esse retorno, é importante que os ajustes sejam feitos em um curto tempo para não atrasar a produção.

Por isso, ao se trabalhar com o Scrum, é essencial que as funções estejam sendo bem definidas e os status das operações possam ser acompanhados por todos para que, dessa maneira, o empreendimento saiba como está operando. 

Orientadores de equipe e donos de produto são muito importantes dentro da equipe, especialmente porque ocupam funções de gerência que permitem um maior controle sobre as operações.

O orientador, assim como o nome já explica, é aquele que irá conduzir a equipe à boa realização do trabalho de modo que não fique inerte.

E, igualmente, de modo que o Scrum ainda esteja nas suas formas originais, permitindo que a equipe esteja desenvolvendo um bom trabalho. 

Já o dono do produto é o profissional que sabe como o cliente deseja aquele produto ou um serviço. Suas preferências, como relativas a um produto de auto elétrico à domicílio, devem ser respeitadas

Isso ajuda a saber se a qualidade atenderá às expectativas que o consumidor têm, sendo assim considerado como um feedback mais próximo ao que a empresa irá receber após a sua venda.

Esse profissional também pode ajudar no controle para saber se o que está sendo feito está ou não dentro do que o Scrum exige de modo a manter um padrão de funcionamento nas operações.

A estratégia conta também com reuniões feitas diariamente para manter a equipe alinhada, e nesse espaço os profissionais podem discutir do que necessitam ou não, ou de uma melhoria mais necessária, ou o que está dando certo e/ou o que está dando errado.

Dessa forma, os resultados têm mais chances de receber percentuais positivos dentro do negócio e, também, avaliações positivas dos consumidores fazendo com que a reputação e a visibilidade do empreendimento dentro do mercado seja sempre positiva. 

O Scrum é uma estratégia que pode se ligar a outras, porém é importante acompanhá-la para que o resultado não se transforme em algo negativo a longo prazo.

Assim, quanto mais alinhada e preparada a empresa estiver à agilidade que vem em conjunto com o Scrum, melhores serão os resultados que ela obterá em um curto período de tempo. 

Isso faz com que seja possível o retorno de investimento que foi feito em tecnologia ou outros procedimentos que envolveram o capital sejam devolvidos.

De igual modo, uma vez que o retorno do investimento seja visualizável, é possível aferir que haja um crescimento ainda maior em outras áreas do negócio. 

Considerações finais 

Com as novidades ocorrendo cada vez mais dentro do mercado, é fundamental que uma empresa se prepare para acompanhar, com agilidade sem perder a qualidade, o seu autofuncionamento.

Embora seja mais recorrente na área de TI de uma empresa devido à grande demanda que acaba tendo em suas funções, como manter atualizado um site copos descartáveis grandes orçar atualizado, por exemplo, o Scrum oferece benefícios a todos.

Com uma maior qualidade no produto ou serviço, saber lidar, posteriormente, com as novas exigências se torna imprescindível. A roda do mercado não cessa de rolar, e por isso os esforços devem ser sempre empreendidos no sentido do progresso.

Com as competições do mercado cada vez mais constantes, estar de olho nos feedbacks dos funcionários em relação às operações faz com que o negócio possa ainda se manter em boa posição.

Portanto, quanto mais uma empresa se preparar para estar atualizada e contribuir para que seus funcionários possam ter boas condições de trabalho, melhores serão os resultados finais que obterá.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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