Segmentar pode ser uma das principais formas de se ganhar atenção dentro do ambiente digital. Afinal de contas, não há como manter uma relação de atração tão grande sem que se assumam meios de mitigar a concorrência. Por isso, o marketing de nicho é importante.
Seja qual for o segmento que se pretende empreender, quase sempre haverá uma quantidade inesgotável de possíveis concorrentes. Por mais inovadora que a empresa seja, esse tipo de incidência pode acontecer de forma indireta.
Os concorrentes indiretos são aqueles que não vendem necessariamente o produto ou serviço da empresa, mas, ao mesmo tempo, conseguem definir prioridades que incidem em uma redução de vendas.
Sendo assim, quanto mais especificado for o mercado, menores serão as chances de esse tipo de coisa acontecer.
Uma loja de impressora senha atendimento, por exemplo, não terá como sofrer de forma amplificada com fatores indiretos.
No entanto, esse segmento já tem uma concorrência importante. Nesse sentido, entender como se posicionar para um público de forma vantajosa pode ajudar.
O marketing de nicho, dessa forma, pode entender quais são as demandas específicas desse segmento e tentar compartimentá-lo a ponto de se relacionar de forma localizada.
Esse tipo de especificação com relação a comunicação pode levar, por exemplo, o serviço de manutenção preventiva torre de resfriamento de forma bastante precisa para o seu público.
Sem essa compreensão, produtos que não têm um apelo tão amplo podem acabar perecendo nos estoques sem conseguir ter suas vendas efetuadas.
Por essa razão, ter em mente as potencialidades que um marketing de nicho pode trazer acaba sendo fundamental. São elas:
Comunicação direcionada;
Menor incidência de concorrentes;
Posicionamento da marca;
Fluxo de vendas.
É certo que há uma série de benefícios que podem ser obtidos partindo desse tipo de prática. Contudo, é fundamental pormenorizar as supracitadas.
Em relação a comunicação direcionada, há uma possibilidade da realização desse objetivo, uma vez que se elimina todas as possibilidades menos específicas do mercado.
Se, por exemplo, uma loja que vende uma chopeira elétrica profissional completa apostar em um segmento amplo, isso pode significar um fluxo de comunicação não tão eficaz.
Isso se dá por conta da alta diversidade que o público apresenta. Sendo assim, não focar a mensagem pode, em grande medida, apostar em comunicações não tão eficazes.
Outro ponto fundamental é que quem específica nichos tem uma menor incidência de problemas quanto à concorrência. Essa é uma relação que pode ser muito valiosa para qualquer empresa que deseja se posicionar para o seu mercado.
Afinal de contas, quanto mais amplo for o setor da empresa, menores serão as chances dela se diferenciar.
Uma empresa que vende caixa pequena de papelão, via de regra, está inserida em um mercado amplo.
A partir do momento que ela compreender como se posicionar e seguir diante de nichos, ela começará a incidir em espaços de menor concorrência.
Essa é uma forma, inclusive, de garantir o posicionamento da marca para os seus clientes, uma vez que ela passará a ser reconhecida por aspectos muito particulares.
Por mais que isso não represente uma grande credibilidade, há, ainda assim, a perspectiva de se tornar referência.
Além disso, existe a possibilidade de se elevar as vendas, já que o público reconhecerá alguns elementos específicos naquela marca.
Em grande medida, por exemplo, uma empresa que vende porta de aço para loja usada, mas aprofunda sua comunicação no sentido de ser feito de um material que não enferruja, pode obter uma série de resultados importantes de venda.
Definição de segmento
Tratar a questão do marketing de nicho com seriedade significa, antes de tudo, classificar algumas de suas denominações mais utilizadas.
Antes de se compreender o que o nicho representa, é preciso ter em mente o que seria um segmento de mercado.
Nesse caso, essa categoria está referenciada a uma parcela de um universo mercadológico generalizado.
Ou seja, é a partir da sua compreensão que uma empresa que faz aluguel de andaime conseguirá se posicionar.
Resumidamente, o segmento de mercado funciona como uma compartimentação das possibilidades gerais de vendas.
Tipos de segmentação
Para seguir com esse tipo de categoria, é preciso ter a compreensão total do que ele pode oferecer para uma empresa.
Entender, portanto, quais são as principais formas de efetuar esse tipo de estratégia acaba sendo imprescindível.
Segmentação demográfica
Essa é uma forma de comparar o mercado de forma que ele representa alguns aspectos demográficos preponderantes.
Se, por exemplo, um lar para idosos com Alzheimer estiver procurando se comunicar com seu público, ele pode entender qual a idade e o gênero dos descendentes que poderiam contratar seus serviços.
Segmentação por hábitos de consumo
Esse tipo de postura pode ser obtida a partir do levantamento dos hábitos de consumo de um determinado grupo.
Saber quais são seus hábitos de consumo de mídia, por exemplo, pode garantir uma comunicação direcionada.
Segmentação geográfica
Como o próprio nome sugere, a segmentação geográfica tem a intenção de definir localidades para o oferecimento de produtos ou serviços.
A partir dessa perspectiva, por exemplo, é possível oferecer um box truss Q50 para eventos certos e localizados.
Saiba o que é marketing de nicho
A partir das classificações a respeito de segmentos e seus tipos e desdobramentos, é possível pensar em como utilizar o marketing de nicho.
Antes de qualquer coisa, o nicho está relacionado à segmentação de muitas formas possíveis. Porém, ele é um fator interno a essa categoria. Ou seja, um representa uma compartimentação do outro.
Nesse sentido, nicho se apresenta como uma segmentação dentro do próprio segmento escolhido pela empresa.
Normalmente, esse é o momento em que vão ser analisados os setores nunca ou pouco explorados pelas empresas.
Já o marketing de nicho tem a perspectiva de entender todos esses pontos e aplicá-los de forma que a empresa consiga exercer suas particularidades diante de seu público.
A ideia, na verdade, é que aquela aplicação estratégica tenha uma relação com a criação de uma certa autoridade de mercado por parte da empresa.
Como descobrir o nicho de mercado?
Descobrir ou criar um nicho de mercado novo não são tarefas fáceis. Por isso, é preciso que, metodicamente, alguns passos sejam dados.
Avançar dentro de um segmento, no entanto, não significa estar dentro de um nicho específico.
Por isso, é possível que qualquer companhia que queira adotar essas estratégias consiga perceber como especificar ainda mais os seus serviços.
Conhecer o público
Conhecer um público pode ajudar em qualquer ação de marketing, mas para segmentar em nichos é ainda mais importante.
Afinal de contas, só assim será possível que as dores daquele público sejam identificadas a tempo. Essa compreensão pode dar uma série de pistas para qualquer empresa que deseja especificar sua atuação.
Conhecer o produto ou serviço
Esse é o item mais importante de todos, uma vez que é só partindo dele que será possível entender onde é que a empresa vai ter que atuar.
Se, por acaso, for identificado uma especificidade de um determinado produto ou serviço, esse é o momento de colocá-lo à disposição. No caso de não haver diferença, é importante que a marca em questão crie formas de fazer isso.
Conhecer a concorrência
Existe um item essencial para que as empresas desejem segmentar em nicho: a concorrência dentro de um segmento.
Por isso, é importante entender quais são as posturas dessas empresas para que, assim, seja possível seguir com novas ideias.
Dica de ouro para implementar
É certo que o marketing de nicho é, via de regra, uma perspectiva que parte muito mais de perspectivas analíticas do que de ação.
Contudo, é essencial seguir com uma aplicação em mente para que seja possível obter bons êxitos.
Apostar na experiência do cliente
Algumas novas palavras têm circulado no mercado e carecem de explicações: customer experience e UX designer.
As duas perspectivas, nesse sentido, têm ganhado notoriedade por sua capacidade de lidar com a melhoria da experiência do cliente.
A primeira está relacionada com a sua experiência pura e simples, já a segunda é uma perspectiva da criação de uma plataforma que propicie esse tipo de boa relação.
Seja como for, ter em mente que esse é um dos imperativos do mercado que pode diferenciar as empresas acaba sendo fundamental.
Pode parecer que não há relação, mas uma organização que segmenta em nichos também pode sustentar a sua estratégia a partir de experiências direcionadas.
Considerações finais
Quanto mais específica for a comunicação com um grupo segmentado, melhores serão os resultados desses estímulos.
Desse modo, entender como se dá uma boa segmentação e qual a importância do nicho nessa relação é primordial.
A partir disso, a empresa precisa implementar uma série de estratégias que vão ter algumas bases para que isso ocorra de forma salutar.
Primeiro de tudo é preciso conhecer o público, o produto ou o serviço oferecido e o que a concorrência tem feito quanto ao segmento em que se está atuando.
Diante desses pontos, já é possível seguir com algumas implementação que, a longo prazo, pode tornar a empresa uma referência daquele segmento ou, melhor dizendo, nicho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários