Geração de leads é o propósito do Inbound Marketing e envolve táticas de geração de tráfego que atrai visitantes, por meio de materiais educativos que convertem os usuários em potenciais clientes.
As ferramentas de automação de marketing ajudam a gerir e nutrir os leads, até que estejam prontos para comprar e se transformem em clientes.
O marketing digital reúne estratégias que têm como objetivo aumentar a demanda pelos produtos e serviços do negócio. Ele gera oportunidades por meio dos canais digitais, mas é necessário mais do que um site institucional para fazer isso.
Muitas empresas cometem o erro de trabalhar apenas com um formulário de contato em sua página, tendo em vista que existem muitas outras formas de converter o visitante em lead e estabelecer um relacionamento com ele.
É o caso, por exemplo, dos conteúdos produzidos pelo negócio, que em diferentes formatos, orientam as pessoas. É assim que uma estratégia de geração de leads começa a funcionar.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será possível compreender o que é geração de leads, quais são as vantagens de investir nessa estratégia e como colocá-la em prática do jeito certo.
O que é geração de leads?
Geração de leads é o início das práticas de Inbound Marketing, mas para que isso traga bons resultados, é necessário investir em táticas eficientes que atraiam visitantes para a página.
No entanto, mesmo que o negócio consiga alcançar esse propósito, ainda não é o suficiente, pois de nada adianta ter um site institucional com muitas visitas, se elas não são transformadas em potenciais clientes.
Um fabricante de elevador de carga 1000 kg deve elaborar conteúdos educativos e de valor para que esses visitantes sejam transformados em leads. Eles são oportunidades de vendas e oferecem informações de contato.
Ao ter em mãos o nome e o e-mail desses indivíduos, em troca de um material educativo, a organização vai estabelecer um relacionamento promissor com eles.
Esse processo é conhecido como nutrição de leads dentro do funil de vendas, e é muito importante usar ferramentas de automação para transformá-los em clientes de fato.
Vantagens da geração de leads
Uma empresa precisa conquistar mais clientes para crescer, visto que sem eles não é possível melhorar o fluxo de caixa. Porém, para conquistar consumidores, é necessário se dedicar à geração de leads.
O processo envolve baixo custo e ainda traz excelentes retornos financeiros. Além disso, é um trabalho que oferece muitas outras vantagens, como:
Acelera o tempo de venda;
Aumenta a produtividade;
Aproveita as oportunidades;
Gera vendas.
Reduzir o ciclo de vendas é muito importante para vender rapidamente, sem a necessidade de empregar muitos esforços e recursos. Se uma companhia demora muito para fechar negócio, as despesas se acumulam e o lucro diminui.
Contudo, por meio de uma boa estratégia de geração de leads, um fabricante de portão social de alumínio branco consegue atender mais consumidores e fechar vendas em menos tempo.
A organização precisa ter em mente que os leads são importantes fontes de renda e que mesmo sendo importante fidelizar clientes antigos, eles podem deixar o negócio a qualquer momento.
As estratégias de fidelização junto com a geração de leads ajudam a manter um número estável e promissor que equilibra o orçamento mensal.
O propósito de atrair clientes não é manter os números iguais, mas fazê-los crescer. O número de leads atraídos e convertidos deve ser maior do que a quantidade de clientes que deixam de comprar com a marca.
Se não for possível alcançar esse propósito, então ao menos eles devem ter um ticket médio maior e comprar com mais frequência.
Para alcançar esse resultado, primeiro é necessário atrair os consumidores para depois fidelizá-los. Cabe ao setor de marketing desenvolver maneiras de continuar atraindo e atendendo os clientes, novos e atuais.
Ao fazer esse esforço combinado, um fabricante de salgados assados para festa infantil terá excelentes resultados.
As mudanças que acontecem no cenário são constantes, e uma prova disso é o modo como o público muda e a necessidade de se adaptar a isso.
A base de clientes de uma empresa pode não ser rentável ou estar passando por essas mudanças. Nesse sentido, encontrar leads em públicos diferentes é uma forma de acompanhar tudo o que acontece no mercado.
A marca pode descobrir clientes mais rentáveis ou perceber que sua atuação está migrando para pessoas com outras características.
Quando a companhia é capaz de atender o público, desde o momento em que as pessoas entram em contato com ela pela primeira vez até que finalmente estejam prontas para comprar, é natural que ocorra o aumento das vendas.
No entanto, para obter todos esses resultados, um fabricante de fresa topo 3mm precisa saber investir na captação de leads.
Passo a passo para a geração de leads
Para gerar leads e aproveitar todos os benefícios que essa estratégia traz para os negócios, é imprescindível trabalhar o seguinte passo a passo:
Definir a persona
A primeira coisa que precisa ser feita é definir a persona do negócio, ou seja, uma representação fictícia do cliente ideal. Ela se baseia em dados reais sobre o comportamento e as características das pessoas.
Dentre os aspectos que fazem parte da elaboração estão os dados demográficos, histórias pessoais, preocupações, desafios, objetivos e motivações.
Um dos maiores erros que uma marca pode cometer é acreditar que a linguagem usada para se comunicar pode ser aplicada para públicos distintos. Hoje em dia, é fundamental que a comunicação seja personalizada.
É necessário que exista identificação da persona com o conteúdo da companhia e que ele seja capaz de suprir suas necessidades.
Produzir materiais ricos
Se alguém pesquisar sobre troca de óleo sandero na internet, vai encontrar muitos conteúdos disponíveis, e a maioria costuma ser em formato de post de blog. Para chamar a atenção da persona, é necessário criar materiais exclusivos.
Eles funcionam como uma isca e apresentam conteúdos relevantes que despertam o interesse da persona, de modo que ela forneça as informações de contato.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esse material pode ser produzido tendo como base o conhecimento do negócio. Inclusive, pode ser adaptação de outro conteúdo e que seja interessante para o público.
Investir em landing page
A landing page é uma página de captura que ajuda a gerar leads e é fundamental que tenha uma estrutura simples e com um objetivo bem claro.
Costuma ter uma chamada principal e uma descrição do material, além de um formulário com os campos necessários para manter contato com o visitante.
Para induzir o preenchimento, a landing page de um restaurante de marmitas saudáveis congeladas deve contar com uma chamada para ação convincente, além de um material de qualidade.
Criar uma estratégia de promoção
Depois de construir a landing page, é preciso promovê-la para alcançar a persona e começar a gerar leads, mas antes de tomar qualquer decisão sobre a promoção da landing page, é muito importante entender o comportamento dos visitantes.
Se o site da entidade recebe pouco tráfego e precisa obter resultados de curto prazo, é necessário investir nas estratégias pagas em diferentes plataformas, como no caso do Google e do Facebook.
Agora, se a organização já tem um bom tráfego, além das mídias pagas e da presença nas redes sociais, pode usar os pop-ups e formulários de contato, a partir do tráfego orgânico recebido.
Investir em uma ferramenta de automação
Uma empresa de serviços de hidrojateamento de alta pressão deve investir em uma ferramenta de automação de marketing para potencializar a geração de leads.
Existem versões completas que ajudam a criar as campanhas, landing pages, formulários, pop-ups e ainda automatiza o envio de e-mail de maneira totalmente personalizada.
O recurso é muito valioso porque ajuda a criar uma jornada personalizada e ainda aumenta as vendas em escala.
Um fabricante de caixa de hidrante inox com porta de vidro pode contar com uma ferramenta que entre as funcionalidades para gerar leads ainda ajuda a criar uma programação de postagens nas redes sociais.
Existe gerenciador de anúncios no Facebook, ideal para as estratégias de remarketing, além de um painel de palavras-chave, sem falar na segmentação de leads, análises, dentre outras possibilidades.
Considerações finais
Gerar leads é indispensável para que a empresa possa se relacionar com consumidores que realmente se interessam por seus produtos e serviços.
O consumidor moderno está sempre conectado e usa a internet para pesquisar soluções no dia a dia, por isso nada mais proveitoso do que estar presente nesses canais e atrair as pessoas dessa forma.
Ao poucos, a marca estabelece um relacionamento com elas, conquista sua confiança e finalmente fecha as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários