Saiba qual é o papel do líder na implementação de metodologias ágeis



O papel do líder é ser o grande responsável por guiar as equipes na prática das tarefas garantindo que elas sejam feitas muito bem. Além disso, há a função de observar todas as questões, problemas que estão ocorrendo na hora e saber como resolvê-las muito bem.

Então, é sabido que o líder tem um papel importante na condução de uma empresa de entregas. Dado que, ao implementar metodologias ágeis em uma empresa, é preciso que alguém se comprometa a pôr aquilo tudo em funcionamento da melhor maneira possível.

O papel do líder pode dizer como vai ser o sucesso ou o fracasso de um projeto e até mesmo da empresa como um todo. Por isso, uma empresa que vende adesivo de parabrisa personalizado, sempre escolhe bem os seus líderes, pois sabe bem disso.

A concepção de coordenação de sucesso de uma equipe passou por transformações e, hoje em dia, o mundo empresarial sabe como uma liderança positiva vai ajudar os índices de produtividade de uma empresa subirem. O líder é a cara do seu time inteiro.

Pode-se pensar em um negócio que constrói janelas de vidro fumê auxiliadora. É necessário que um líder esteja a todo momento coordenando as atividades. Principalmente se a empresa estiver usando algum tipo de metodologia ágil que necessita de avaliação.

A gestão que é baseada no conceito de metodologias ágeis prevê a formação de times autodirigidas, descentralizadas e com foco em entregar para o cliente, o que modifica completamente o papel da liderança. 

Esse aspecto de ser autodirigido faz com que o time seja independente o suficiente para se pôr em ordem em torno de um problema a ser solucionado com autonomia para escolher.

As equipes envolvidas nas metodologias ágeis não necessitam aguardar que os gestores lhes encarreguem das tarefas em uma empresa que constrói bebedouros de coluna, por exemplo.

Pois cada um compreende qual é a sua tarefa, o que necessita ser feito, e todos cobram resultados um do outros no time, sem hierarquias, assumindo um grande sentimento de propriedade e de comprometimento com a empresa. 

Mas mesmo que a equipe tenha autonomia para decidir a melhor maneira de fazer o seu trabalho sem a necessidade de uma liderança direta, ainda é necessário contar com uma pessoa para controlar e gerenciar bem um projeto e liderar a equipe.

Pode-se ver como uma cobertura de lona. Mesmo que esteja tudo construído, ainda é necessário que a cobertura seja feita para que a estrutura continue de pé sem que a chuva atinja as bases daquela estrutura importante.

Conceito de liderança

Assim como o saber humano, que cresce todos os dias, a definição de conceitos sobre o que é liderança também está em constante mudança e transformações. 

Pessoal e profissionalmente, liderança quer dizer saber quem a pessoa é, o que quer e como fazer planos para chegar a suas metas, o que requer autoconhecimento como base e instrumentos e conceitos que o auxiliem a estruturar os seus planos.

Ao virar um líder, o profissional também ganha a capacidade de ajudar a si mesmo, a chamada autoliderança, e a possibilidade de moldar o futuro que quiser. 

É capaz de desenvolver e seguir o próprio guia de carreira e colocar-se em uma trilha profissional que lhe dá satisfação pessoal, produz resultados sólidos e de modo que tenha bom impacto em qualquer setor de atuação.

Como desenvolver bem a liderança

O que está na base do desenvolvimento da liderança é, principalmente, a forma de pensar, ver o mundo e a capacidade de realizar e de ter responsabilidade por todas as suas ações.

E há um termo psicológico específico para isso, o locus de controle, que vai determinar como a pessoa encara bem e reage aos acontecimentos de sua vida. 

E quem tem locus externos de controle busca respostas do lado de fora dele. Como o que ocorreu comigo foi sorte ou azar, imprevistos ou possibilidades. Aqui, a pessoa é a coadjuvante de sua própria história.

Já as pessoas com um locus interno de controle naturalmente associam o que ocorre ao seu próprio esforço, mérito e também competência.

Papel de um bom líder

Foram destacadas algumas boas posturas que vão definir uma liderança empresarial eficiente. São elas:

Delegação estratégica de tarefas

Delegar tarefas não quer dizer mandar nos funcionários ou espalhar funções. Quando realizada de modo estratégico, trata-se de ajustar os trabalhos de acordo com as habilidades de cada um recebendo bons resultados.

Um ótimo líder sabe que o sucesso ou fracasso da equipe é de sua responsabilidade e faz o possível para dar as condições favoráveis de suas atuações.

Ser engajado em todas as metas

Destacando de novo o mesmo conceito, um bom líder não é o que simplesmente manda e cobra as metas. Ele mesmo busca participação ativa no processo produtivo, auxiliando na produção do trabalho e se dedicando para que o projeto seja muito bem-sucedido.

Compreender o cenário tecnológico

A mudança digital e as inovações tecnológicas são parte indispensável do processo atual de produção. Um líder eficaz busca sempre estar a par de todas as atualizações, pois sabe que elas influenciam de modo direto no resultado do trabalho.

Entender os seus colaboradores

Um aspecto forte de um bom líder é a predominância da empatia. Para isso, é essencial que o gestor entenda bem os membros do seu time, compreenda as suas necessidades, problemas e também pontos positivos.

Não confunda isso com intimidade invasiva ou quebra de privacidade. Um time é feito de seres humanos, e saber as características desses indivíduos dá material para uma melhor gestão e, como consequência, resultados muito mais satisfatórios.

Ajudar para uma melhor comunicação

A comunicação clara e gentil tem a capacidade de fazer milagres pelo engajamento dos funcionários. Ao entenderem exatamente o que deve ser realizado e conseguirem espaço para clarear as dúvidas e dar sugestões, o trabalho flui com naturalidade.

O time também fica mais coeso e pode criar uma relação de confiança com o líder. Compreender o papel do líder e ajudar esse comportamento da empresa produz maior produtividade, engajamento e fidelização dos profissionais. 

Os aspectos de uma liderança ágil

Um líder inovador tem as competências essenciais para manter os funcionários motivados e alinhados com o objetivo. Além disso, deve agir em um espaço que propicie segurança psicológica, gerando confiança. A seguir, alguns aspectos de uma liderança mais ágil:

  • A Inovação;

  • A atividade Processual;

  • Ter foco nas pessoas;

  • Dar segurança psicológica;

  • Ter uma boa colaboração;

  • Um maior senso de propósito;

  • Também a empatia;

  • Uma cultura de feedback ágil;

  • Engajamento dos times remotos.

Esses são os aspectos que tem de existir em uma liderança ágil. Cada um desses aspectos, o líder ágil de uma empresa que constrói porta de aço de enrolar deve ter.

Conceito de metodologias ágeis

Com a maturidade da indústria de software, problemas como um possível delay entre as precisões e desejos do cliente e o prazo das entregas começaram a nascer, e a necessidade de buscar novas soluções se tornou clara. 

Assim começou a metodologia ágil, que tinha a função de acelerar o processo de desenvolvimento, principalmente no que se refere ao uso de softwares que agilizam todos os processos da empresa.

Como fazer a implementação

A implementação de metodologias ágeis requer a adoção de uma cultura mais ágil, transparência, confiança, empoderamento de todas as pessoas, delegação de responsabilidades e conexão entre os membros de uma equipe.

Na cultura ágil, não há mais lugar para uma liderança que não tenha comunicação e que não invista nas ligações interpessoais. É assim que uma empresa que trabalha com cozinha completa planejada deve trabalhar a sua liderança.

Mais do que ver problemas, um líder ágil indica soluções. Ele conhece bem as suas forças e fraquezas e busca compreender como certa conduta ajuda ou atrapalha o andamento de um projeto. Ele vai procurar auxiliar e dar suporte para os times. 

Ele aprimora as suas soft skills como ótima comunicação, empatia e resiliência. Na cultura ágil, o líder não deve mais se comportar como o chefe, pois ele necessita ser uma liderança mais servidora. Esse conceito está fundamentado na afirmativa que liderar é servir.

Considerações finais

Enfim, a liderança que vai guiar a eficaz implantação de metodologias ágeis necessita de novas competências para entender as pessoas, compreender as expectativas, anseios, preocupações.

Além disso, conhecer e ler a postura de cada um de modo a satisfazer mais ao cliente.

Uma empresa que trabalha com a venda de inversor de frequência 3cv deve justamente implantar de forma eficaz essas metodologias, juntas a uma boa liderança. Isso a fim de que a produtividade dos times cresça bem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários