Marketing 5.0: quais são as inovações nesse formato de negócio?


 

O Marketing 5.0 é um conceito que tem a sua fundamentação baseada na união entre a tecnologia e as inteligências artificial e humana.

A união desses dois elementos servem de estandartes aos objetivos de atrair, converter e fidelizar clientes.

O olhar sobre essas bases, contudo, é diferente, visto que ele objetiva a solidificação de alicerces de um marketing mais humano, mais criativo, mais empático, mais responsivo e mais responsável.

Ideia concebida por Philip Kotler, professor universitário estadunidense, as suas origens não são estanques e aleatórias, mas remontam ao passado do marketing e às versões predecessores e antecessoras a ela.

Ou seja, é possível verificar a existência de ideias como o Marketing 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 até o surgimento do Marketing 5.0, que faz florescer novas ideias no cerne do campo de conhecimento ao qual pertence.

Pensando nisso, este artigo objetiva esclarecer estas questões concernentes ao Marketing 5.0: o que é, quais são os seus objetivos, a sua importância e como aplicá-lo.

Além de todas essas questões que imbricam e recobrem essa nova forma de contemplar o marketing, será possível ver o processo evolutivo ao qual o marketing se submeteu para chegar a este atual estágio.

A evolução do marketing

Para compreender de que e de onde esse advento do marketing é oriundo, é necessário remontar aos períodos cronológicos anteriores nos quais o marketing se desenvolveu. São eles:

Marketing 1.0

Este modelo de marketing não tinha pretensões que fossem indiferentes, alheias a ideias profícuas e frutíferas como a segmentação de mercado.

A preocupação maior era para com a oferta de serviços e produtos bem-feitos. Raramente se fazia um cortejo às necessidades do cliente ou uma comunicação assertiva com o público-alvo.

Desse modo, a venda de um caixão simples, por exemplo, era feita pela mera oferta bruta do produto, sem adornos comunicativos ou cuidado com os desejos do consumidor.

Marketing 2.0

A versão 2.0 é frontalmente marcada pela sua abertura a ideias inovadoras, por meio das quais se ensejava a oferta de produtos que atendessem às demandas mais específicas e procuradas pelo consumidor.

Por exemplo, uma clínica de fonoaudiologia nessa época já não agia de modo indiferente com os clientes. Seus atos empreendidos giravam em torno de alguns problemas dos seus consumidores que eram passíveis de serem abordados e resolvidos.

É nesse momento, também, que a estima pelos dados, números e métricas de mercado também alavanca. 

Marketing 3.0

O Marketing 3.0 já assumia características de um movimento metodológico complexo, pois atribuía ao fator humano muita importância.

Via-se já a atenção dada às necessidades e anseios de consumidores exigentes. Por exemplo, itens mais “nichados” como uma fantasia anos 60 plus size já eram mais comuns no mercado.

Marketing 4.0

A abordagem 4.0 é a última antes do surgimento do 5.0, e nesta ela inclui algumas das ideias que são vigentes no marketing hodierno.

Esta abordagem salienta a necessidade do enfoque em uma experiência multicomunicacional, à qual se atribui também o termo de marketing omnichannel.

Outro grande progresso acarretado por esse marketing foram as ferramentas digitais como itens indispensáveis à plena execução de um marketing mais ágil, eficaz e produtivo.

Explicadas as fases que precedem ao Marketing 5.0, agora se faz necessário conhecê-lo um pouco melhor.

Entenda do que se trata o Marketing 5.0

O Marketing 5.0 é uma concepção teórica criada por um professor universitário norte-americano chamado Philip Kotler, cunhado popularmente de “pai do Marketing” devido aos seus inúmeros atos de contribuição intelectual ao referido.

A ideia subjacente a esse formato de marketing é a junção entre as inteligências humana e artificial e a tecnologia submetidas aos objetivos de atrair, converter e fidelizar clientes.

Porém, o 5.0, ao contrário dos que lhe antecederam, faz a adoção de preceitos que convergem para um horizonte diferente, que preconiza a experiência positiva do usuário e relações mais humanizadas.

Desse modo, quando se realiza uma conjunção desses atributos, obtém-se parcelas que respondem à realização de processos específicos:

O humano responsabiliza-se pelas etapas criativas, pelos insights e por todos os processos humanos; e a máquina, por sua vez, ocupa-se da mensuração de dados e comensuração e análise de métricas.

Para executá-lo bem, entretanto, é preciso se atentar aos cinco elementos que o configuram tal qual ele é hoje. Mesmo uma empresa de remoção de máquinas pesadas deve se submeter a eles caso queira desfrutá-lo.

Conheça os elementos do Marketing 5.0

De acordo com um dos autores do livro “Marketing 5.0”, Iwan Setiawan, os cinco elementos que constituem esse conceito são:

  • Marketing de dados;

  • Marketing preditivo;

  • Marketing contextual;

  • Marketing aumentado;

  • Marketing ágil.

É fundamental compreendê-los um pouco mais minuciosamente, mas se pode dizer, de antemão, que muitas das ideias presentes nos cinco elementos do Marketing 5.0 podem ser vistas nas versões anteriores do marketing que foram elencadas.

Marketing de dados

Como o nome sugere, esta forma de conceber o 5.0 enfoca diretamente os dados, as medidas e as métricas.

O importante, nesse caso, é realizar uma eficiente e preventiva coleta de dados provenientes de todas as fontes possíveis. 

A ideia é realmente que, por exemplo, uma empresa de demolição e remoção de entulho erija uma base de dados a fim de que os possa manipular eticamente ao seu favor.

Marketing preditivo

O marketing preditivo é respaldado conceitual e praticamente pela análise de dados e pelo ensejo de prováveis oportunidades de vendas.

Seus atos de empreendimento geralmente exigem uma grande reflexão, visto que eles se baseiam em previsões e têm um caráter oportunista.

Marketing contextual

O marketing contextual ou de contexto apega-se à criação de perfis arquetípicos dos seus prováveis consumidores.

Acima de qualquer coisa, a sua ideia é oferecer um atendimento minuciosamente planejado e direcionado a um tipo específico de consumidor. Para isso, o marketing de contexto recorre à utilização da tecnologia.

É possível, por exemplo, conceber um perfil arquetípico de um consumidor que necessita de adestramento de aves e erguer uma estratégia de marketing contextual que convenha à conquista desse potencial cliente.

Marketing aumentado

O aumentado prima pela automatização dos processos e pela aplicação da tecnologia em etapas de produção. Neste formato é comum a recorrência a ferramentas como chatbots e assistentes virtuais.

Marketing ágil

O marketing ágil faz juz ao nome e intenta o emprego de esforços organizacionais para agilizar o trabalho dos profissionais de marketing.

Nesse sentido, todas as tecnologias e todas as ferramentas plausíveis à otimização de processos são utilizadas.

Ele é muito comum em equipes grandes de marketing que buscam um fluxo de trabalho intenso e veloz.

Como aplicar o Marketing 5.0 e seus elementos?

A boa aplicação do Marketing 5.0 gira em torno da noção geral da automatização de processos aliada à força criativa humana.

Para efetuar a automatização de etapas concernentes ao marketing, é possível fazer o uso de chatbots, do e-mail marketing automatizado e softwares automatizadores de outros processos que dizem respeito ao marketing.

Quanto ao potencial criativo humano, este deve ser redirecionado ao marketing sensorial, a táticas de persuasão e convencimento e à conversão de clientes potenciais por meio de boas relações, que devem ser empáticas e humanizadas.

Tudo isso, claro, alinhado aos cinco elementos que constituem o Marketing 5.0. Não é necessário aplicá-los integralmente, mas é interessante utilizar a maioria deles nas táticas de marketing.

A parte conveniente é que todos eles são adaptáveis a qualquer espécie de empresa, mesmo uma de envidraçamento de sacada pequena.

Muitas empresas famosas, renomadas e experientes aplicam-no em seus atos de negócio e de marketing. A efetividade desse método tem se mostrado implacável se posto em oposição a outros.

Considerações finais

Sendo assim, este artigo teve como principal objetivo explicar, elucidar e exemplificar as partes essenciais desse conceito derivado do marketing.

Além disso, pôde-se ver, ao longo do conteúdo, a evolução cronológica dele, conhecer seus elementos constitutivos e compreender o porquê de ele ser tão aplicado e tão bem funcionar hodiernamente.

Mais do que um olhar cerrado a processos de venda, geração de renda e de retorno, o Marketing 5.0 vislumbra a possibilidade de aliar a tecnologia e os seus recursos à criatividade humana de modo que ambos otimizem as atividades empreendidas.

A sua inclusividade, da qual mesmo uma empresa de CNH especial para moto pode se servir, é um atributo que faz com que o 5.0 possua as táticas mais efetivas de venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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