Lançamento da Edusp mostra construção de relação entre Angola e Brasil independente

 

“Dois Cônsules de Sua Majestade Imperial em Luanda (1822-1861)" apresenta relação entre países que foram origem e destino de populações escravizadas sob domínio português
 

 

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lança nesta sexta-feira (14), o livro "Dois Cônsules de Sua Majestade Imperial em Luanda (1822-1861)", do historiador Gilberto da Silva Guizelin, em parceria com Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. O evento começa às 15 horas, na Sala Villa-Lobos da biblioteca, com a palestra "Relações Brasil-Angola: Entre a Independência Brasileira e o Fim do Tráfico Atlântico de Escravos", ministrada pelo professor Samuel Alves Soares, da Unesp, e o autor. O lançamento será na sequência, às 18h, na Livraria João Alexandre Barbosa, da Edusp.
 

Na obra, o autor apresenta o resultado de sua pesquisa em arquivos, e discute as historiografias para mostrar a construção de uma relação pouco conhecida entre os dois países que vai além da economia, após a Independência do Brasil. São dois países diretamente ligados pelo tráfico de populações escravizadas, já que o território brasileiro foi o destino de mais da metade das vítimas, e o angolano, o principal local de origem de mão de obra nessa condição.
 

Soares mostra as dificuldades e as pretensões políticas do Império para estabelecer uma relação comercial vantajosa com a colônia de Portugal na África, por meio das trajetórias dos diplomatas brasileiros Rui Germack Possolo e Saturnino de Sousa e Oliveira. Tudo com resistência dos portugueses, pelo fortalecimento dessa ligação e pelo risco de que o processo que levou à Independência do Brasil gerasse efeitos entre os angolanos.


Por outro lado, os dois países se mantiveram conectados fortemente também por laços sociais e familiares. As elites angolanas enviavam filhos para estudarem no Brasil, investiam o que ganhavam com o tráfico de escravizados em cidades brasileiras e atravessavam o Atlântico para ter tratamento médico.
 

O autor
Gilberto da Silva Guizelin é professor no curso de educação do campo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em história social e licenciado em história pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É doutor em história pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e realizou estudos de pós-doutorado em história social na Universidade de São Paulo (USP). Também foi doutorando visitante na Universidade de Lisboa, em Portugal, além de integrar a Associação Brasileira de Estudos Africanos e a Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos.

Postar um comentário

0 Comentários