Golaço tecnológico: Copa dos Robôs acontece semana que vem na FEI

 


 


A Competição Brasileira de Robótica será realizada no evento Robótica 2022 , gratuito e aberto ao público, e terá equipes do país inteiro disputando futebol robótico em cinco categorias diferentes, inclusive robôs humanoides


São Paulo, 13 de outubro de 2022 -- em ano de Copa, que tal lembrar de nossas vitórias também em tecnologia? Semana que vem, robôs criados por equipes do país inteiro disputarão partidas de futebol em campos físicos e virtuais.
 

Essa Copa é parte do maior evento de robótica da América Latina: o Robótica 2022. Ele acontece entre os dias 17 e 22 de outubro, das 9h às 18h, na FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros).
 

O Robótica 2022 contará com mostras, oficinas e competições voltadas a especialistas, acadêmicos e ao público em geral. Entre as atrações mais populares está a CBR (Competição Brasileira de Robótica), organizada pela Robocup Brasil, associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar e aprimorar pesquisas sobre Inteligência Artificial (IA) e robótica.
 

A disputa Soccer terá as seguintes categorias:

  • “Small Size Soccer”, com partidas de dois times com seis robôs pequenos, de até 150mm de altura e 180mm de diâmetro;
  • “Liga Humanoide”, em que as partidas são disputadas por robôs autônomos com corpo e sentidos que imitam humanos;
  • “Liga de Plataforma Padrão RoboCup”, em que os robôs operam de forma totalmente autônoma, sem nenhum tipo de controle externo;
  • “Simulation 2D”, uma liga de futebol simulada em duas dimensões, em que duas equipes de 11 agentes autônomos inteligentes jogam uma partida de futebol recebendo informações limitadas sobre a situação do jogo, devendo decidir sua ação pensando na equipe como um todo;
  • “Simulation 3D”, em que duas equipes virtuais de 11 robôs autônomos humanoides jogam futebol em 3 dimensões.


Partidas de futebol também acontecem na categoria Robocup Junior, que é aberta a estudantes do ensino fundamental e médio. Além do futebol, a CBR ainda terá corridas de robôs humanoides, competição de robôs voadores num labirinto que simula dutos de instalações petrolíferas, tarefas para robôs montados com kits educativos, e a categoria @Home, um concurso entre robôs para tarefas domésticas.


 

Campeã jogando em casa


Falando nisso, este ano, a equipe da FEI conquistou o 1º lugar na RoboCup Mundial, realizada na Tailândia, ao vencer a competição da categoria @Home com sua robô Hera, que marcará presença no evento.

“Estamos entusiasmados com a edição deste ano do Robótica. Contamos com uma programação abrangente, que promoverá enorme troca de conhecimento e ajudar a impulsionar o setor de robótica e inteligência artificial no país. Além disso, trata-se da primeira edição com participação presencial do público desde o início da pandemia”, explica o professor Reinaldo Bianchi, coordenador do Robótica 2022 na FEI e coordenador do projeto RoboFEI na categoria de robôs humanoides.


Além de competições, a programação do Robótica 2022 terá mostras, programação científica e tecnológica, e a apresentação de novos robôs do projeto RoboFEI. Ainda será anunciado um robô para uso no setor agrícola. A entrada será gratuita e aberta ao público. Para participar, basta confirmar presença até 16 de outubro no site do evento.


Mais de 500 instituições do País e do exterior já confirmaram a participação no evento. Em números, estima-se a presença de, pelo menos, 1.200 alunos de Ensino Superior e 123 professores. Já do Ensino Médio, estima-se a participação de 320 alunos e mais de 80 professores. Ao todo, a FEI -- maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina --, estima receber cerca de 2.200 pessoas durante o evento, que será realizado no Campus de São Bernardo do Campo (SP).

SERVIÇO

Robótica 2022
Data: 17 a 22/10
Horário: de 9h às 18h
Local: FEI São Bernardo do Campo -- Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B - Assunção, São Bernardo do Campo -- SP
Site oficial do Robótica
Site oficial do CBR
Inscrições gratuitas até 16/10
Programação completa

Postar um comentário

0 Comentários