Os profissionais de marketing estão cada vez mais conscientes da importância do funil de conteúdo dentro do marketing.
Isso porque o funil de conteúdo é a moeda do marketing digital que pode ajudar a produzir conteúdos estratégicos para atrair e converter mais leads.
Por exemplo, uma empresa que realiza a instalação de poço artesiano pode produzir um conteúdo exclusivo na internet para identificar os leads que estão em cada momento na jornada de compra para o produto/serviço.
No entanto, produzir conteúdo estratégico não é tarefa fácil. É preciso muito planejamento e estratégia para criar conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo e que ajudem a atingir os seus objetivos dentro do marketing digital.
O funil de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de planejar e executar uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida. Com ele é possível melhorar as performances e as métricas das estratégias de marketing de conteúdo realizadas.
Ele pode ajudar a garantir que você esteja produzindo o tipo certo de conteúdo para cada etapa do funil de vendas.
Assim, ao produzir a linha de conteúdo correto, as empresas podem produzir informações para os clientes que procuraram pelo o que é negociado.
Por exemplo, ao produzir conteúdo sobre decoração para casas, uma página na internet pode oferecer um cercado para varanda dos usuários que mostraram interesse pela decoração.
Usar ele para planejar e executar a sua estratégia de marketing de conteúdo pode ajudar a garantir que você esteja produzindo os conteúdos certos para atrair e converter mais leads.
Aprender como usar o funil de conteúdo ajuda uma empresa a produzir informação relevante na para que os seus consumidores tenham a confiança de lembrarem e comprarem produtos e serviços quando for preciso.
O que é funil de conteúdo
O funil de conteúdo é um modelo de planejamento que ajuda a definir os tipos de conteúdo que devem ser produzidos a cada etapa do funil de vendas, desde o primeiro contato com um lead até a decisão de compra.
O funil é uma ferramenta útil que recorre ao conhecimento da psicologia humana para entender o comportamento e as ações que conduzem a comunicação on-line.
Ele serve para planejar e executar a sua estratégia de marketing de conteúdo, que pode ajudar a garantir que você esteja produzindo os conteúdos certos para atrair e converter mais leads.
Com essa ferramenta é possível fidelizar usuários na internet a se tornarem fiéis clientes da corporação.
Para isso, você precisará produzir conteúdo que seja persuasivo e que faça com que o lead veja a marca como uma solução viável para o problema que ele apresenta.
Alguns tipos de conteúdo que podem ajudar a alcançar esse objetivo são demonstrações, avaliações, casos de sucesso e depoimentos.
Outros podem ser persuasivos ao produzir um conteúdo voltado para o entretenimento sem deixar as vendas de lado.
Por exemplo, uma empresa que quer vender uma cadeira giratória para escritório pode patrocinar uma linha de conteúdo mostrando a importância do conforto e bem-estar no ambiente de trabalho para a melhoria da performance.
Como funciona o funil de conteúdo
O funil de conteúdo pode ser composto por três etapas principais:
Aprendizagem;
Consideração;
Decisão;
Finalização.
Cada uma dessas etapas tem um objetivo específico e requer um tipo diferente de conteúdo para ajudar a levar o consumidor ao próximo nível de conteúdo.
A etapa de aprendizagem é o primeiro contato que o seu lead tem com a sua marca.
Nesta etapa, o seu objetivo é apresentar ao seu lead o seu negócio e construir uma relação de confiança, mesmo que isso não leve a uma venda imediata.
Por exemplo, nessa etapa, uma agência funerária deve produzir conteúdo para ser lembrada no momento em que os serviços forem necessários.
Para isso, é necessário produzir conteúdos que sejam informativos e úteis, sem serem muito promocionais. Alguns dos tipos de conteúdo que podem ajudar a alcançar esse objetivo são blog, posts, e-books, webinars e podcasts.
Na etapa de Consideração, o seu objetivo é ajudar o seu lead a perceber o problema que ele tem e mostrar como a sua solução pode ajudá-lo a resolvê-lo.
Por exemplo, uma pessoa ao considerar comprar um cortineiro de gesso com sanca poderá encontrar um conteúdo na internet que mostre uma ideia de design que desperte a necessidade do cliente para inserir o produto na decoração da casa.
Assim, o conteúdo de Consideração deve mostrar um problema comum do público-alvo e apresentar o produto como uma solução eficaz para o problema apresentado.
Já na etapa de Decisão, o seu objetivo é ajudar o seu lead a tomar a decisão de comprar a sua solução.
Para isso, pode ser importante produzir conteúdos promocionais e persuasivos que incentivem a ação, como ofertas, cupons, descontos e guias de compra.
Por exemplo, uma empresa que deseje instalar bebedouros de inox pode já conhecer a empresa que realiza o serviço e saber da importância de obter o produto no estabelecimento.
Contudo, em grandes compras às vezes pode faltar confiança para fechar o negócio e, o conteúdo de Decisão pode ser um ótimo fator para que o lead decida de uma vez por todas a se tornar um cliente da empresa.
Como usar o funil para produzir conteúdos estratégicos?
Thomas Freese, diretor de Marketing do Aterro San Francisco, descreveu o funil de conteúdo como uma ponte entre o marketing e o relacionamento com os clientes.
Em sua palestra na Inbound 2017, ele explicou que este conceito pode ser usado para produzir conteúdo estratégico eficazmente.
Através de um blog e de outros canais de comunicação, o funil serve para produzir conteúdos estratégicos que se comuniquem diretamente com o cliente ou o lead.
No mercado atual, essa capacidade de se comunicar diretamente com o público-alvo está sendo o diferencial entre as concorrências para conquistar maior espaço no mercado.
A estratégia pode ser dividida em duas partes: planejamento e execução. O planejamento é necessário para estudar conhecimentos como inteligência de mercado, tendências de consumo e publicidade.
A execução, por outro lado, é quando as corporações colocam as ideias em ação e, para isso, pode ser necessário integrar diversos setores, como por exemplo: marketing, vendas e programação.
Por exemplo, ao vender um controlador de acesso grande para edifícios e condôminos, uma empresa X pode produzir uma linha de conteúdo no blog para mostrar a importância da segurança patrimonial.
Além disso, ela pode publicar um vídeo conversando com um cliente fiel para mostrar como o produto/serviço solucionou o problema dele.
Por último, a empresa X poderá enviar campanhas de e-mail para oferecer descontos e ocasiões especiais de compra para os usuários que mostraram grande interesse de compra nos produtos e serviços oferecidos.
Dessa forma, ao elaborar o caminho completo de conteúdo para informar os usuários frente a importância dos produtos e serviços da empresa, uma companhia pode se tornar uma referência no mercado na hora que os consumidores precisarem comprar.
Assim, o propósito do funil é fazer com que uma companhia seja lembrada na hora de buscar por uma informação ou produto dentro de um nicho específico de atuação.
Considerações finais
O funil de conteúdo é um modelo de produção de conteúdos, que baseia-se em mapear o que o leitor precisa saber e depois escrever para atraí-lo ao seu site.
Ele é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que quer criar constância e proximidade com os usuários na internet que se interessam pelos produtos ou serviços oferecidos.
Por meio dessa estratégia, empresas e demais companhias podem divulgar produtos, serviços e eventos, como por exemplo: o 2240 e social agendar.
Além disso, essa tática é um ótimo processo de marketing para segmentar o vasto tráfego que a internet proporciona para as páginas cadastradas.
A internet é um mundo vasto e complexo e, para adquirir resultados positivos para vendas, é necessário filtrar ou encontrar o público que está realmente interessado no que é oferecido.
Porque não adianta nada uma página na internet ter muitas visitas se ela não converte efetivamente os leads em clientes. Isso significa apenas que a página não possui um objetivo claro e específico.
Por isso, o funil de conteúdo é uma ótima maneira para filtrar, encontrar e selecionar as pessoas que podem demonstrar reais potenciais de negociação com a empresa.
Sendo assim, ele é um processo fundamental no Marketing Digital para que se poupem recursos e para que se otimize a relação da empresa com a base de clientes existentes. Além de ser um ótimo meio de prospectar novos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.





0 Comentários