NIELSENIQ|EBIT: Vendas online no Brasil batem a marca de R$ 118,6 bi no primeiro semestre de 2022

 


  • O volume de vendas do primeiro semestre de 2022 aumentou 6% em comparação com o mesmo período do ano passado;
  • Variação de pedidos na categoria de Alimentos e Bebidas é de 128%;
  • Consumidores online chegam a 49,8 milhões, alta de 18% na comparação com o primeiro semestre de 2021
  • Mulheres são maioria (56,9%) em pedidos online no primeiro semestre de 2022.


São Paulo, 13 de setembro de 2022 - O e-commerce brasileiro atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022, de acordo com o relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ | Ebit, em parceria com a Bexs Pay. O valor corresponde a uma alta de 6% em comparação com o mesmo período em 2021, quando o valor era de R$ 111,8 bilhões. O destaque se mantém com a categoria de alimentos e bebidas e produtos de giro rápido.


"O crescimento do consumo nesse semestre é tímido se comparado com o crescimento de 2020 para 2021, quando tivemos uma alta de 47%, mas o volume de vendas ainda é muito expressivo e reforça que o e-commerce veio para ficar, sobretudo, na compra de produtos de giro rápido", afirmou o head de e-commerce da NielsenIQ|Ebit, Marcelo Osanai. "Cada vez mais o consumidor opta por fazer compras online para abastecer suas moradias com alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, ou seja, esses produtos de baixo custo e alto giro", acrescentou.


Há também alta na quantidade de pessoas que aderiram ao modelo de consumo online, via plataformas de e-commerce. De acordo com a pesquisa, atualmente constam 49,8 milhões de compradores online no Brasil, o que representa uma alta de 18% na comparação do primeiro semestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior, quando o número era de 42 milhões. 


O ticket médio, no entanto, apresentou retração no período analisado pela pesquisa. Entre os consumidores recorrentes, houve uma queda de 7% na comparação entre o 1s21 e 1s22. Já entre os consumidores novos, a queda foi maior, com baixa de 10% na comparação entre os dois períodos. No enquadramento que considera todos os consumidores digitais, a queda foi de 8%. 


A categoria de Alimentos e Bebidas continua com destaque. Segundo o levantamento, a variação de pedidos entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2021 foi de 128%. Além disso, a avaliação da importância desses produtos dobrou, saindo de 6%, em 2021, para 12%, em 2022, considerando em ambos os casos o primeiro semestre dos respectivos anos.


Em segundo lugar na variação de pedidos entre os dois períodos ficou a categoria de Perfumaria e Cosméticos (24%), seguida pelo grupo Bebês e Cia (17%) e Saúde (15%). 


Mobile


O uso de aparelhos como smartphones e tablets para a compra de artigos online teve uma leve queda na comparação entre o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período do ano imediatamente anterior. De acordo com a pesquisa, a porcentagem de consumidores que realizaram pedidos por meio de aparelhos mobile caiu de 53,9% para 53,8%. Na comparação que considera o índice Gross Merchandise Volume ou Volume Bruto de Mercadoria (GMV, sigla em inglês) para aparelhos mobile, a queda foi maior. Saiu de 48,5% para 48%. 


Ainda assim, o uso de mobile para compras online ainda é o principal meio de compra no país, sendo responsável por 54% dos pedidos. Na divisão por regiões, a tendência se mantém, com destaque para a região Norte, que aumentou a porcentagem que mede a importância da compra via dispositivo móvel de 61% para 67%, na comparação entre o primeiro semestre de 2022, com o mesmo período de 2021. 


Presença feminina


Dados do levantamento apontam que as mulheres aumentaram a presença no número de pedidos de e-commerce no Brasil. Segundo o levantamento, de janeiro a junho de 2021, elas representavam 56,4% do público consumidor em plataformas digitais. Já no mesmo período de 2022, a presença delas subiu para 56,9%. "Isso significa que o público feminino gasta menos, mas compra mais ítens", explicou Osanai.


Nesse aspecto, os homens continuam em destaque. No primeiro semestre de 2021, eles eram 53,9% nesse público, e aumentaram sua participação para 54,3% nos seis primeiros meses de 2022.


Cross Border


No primeiro semestre de 2022, 54% dos brasileiros que fazem compras online optaram por realizar suas operações em plataformas de empresas estrangeiras. A líder no top 5 das companhias mais procuradas foi a Shopee, com 42% das indicações dos respondentes. Em seguida, ficaram posicionadas Aliexpress (34%), Amazon (31%), Shein (16%) e Wish (7%). 


Ainda nessa análise, as categorias de Moda e Acessórios e de Eletrônicos têm o maior destaque. No primeiro semestre de 2022, 28% dos consumidores realizaram compras na primeira categoria, enquanto outros 24% compraram eletrônicos. Em seguida, vem as categorias de Informática (18%), Casa e Decoração (17%) e Brinquedos e Games (9%).  


"O segmento cross-border vem conquistando ano após ano novos consumidores e promete aumentar sua representatividade no e-commerce brasileiro. Maior eficiência nas lojas cross-border, prazos de entrega sendo expressivamente reduzidos, suporte local, e uma ampla gama de meios de pagamento do Brasil, são alguns dos principais fatores que fizeram crescer a confiança dos e-shoppers para o consumo além das fronteiras brasileiras", afirma o CEO da Bexs Pay, Luiz Henrique Didier Jr. 


Jornada


Redes sociais, sites de busca e digitar o nome da loja são os principais impulsionadores da jornada dos shoppers para iniciar uma compra online. Na categoria de Alimentos e Bebidas, por exemplo, quando questionados sobre “como chegaram a essa loja”, 17% dos entrevistados responderam “redes sociais”, enquanto outros 17% disseram que digitaram o nome da loja. No setor de Bebês e Cia, a motivação via redes sociais foi ainda maior, alcançando 31% do público. Em ambos os casos, os valores são referentes ao primeiro semestre de 2022. 


A NIELSENIQ


NielsenIQ é a empresa líder no fornecimento da visão mais completa e imparcial do comportamento do consumidor, a nível global. Impulsionada por uma plataforma de dados de consumo pioneira e alimentada por uma elevada capacidade analítica, a NielsenIQ permite uma tomada de decisão ousada e confiante para as principais empresas de bens de consumo e retalhistas do mundo.

Utilizando conjuntos de dados abrangentes e medindo todas as transacções igualmente, a NielsenIQ oferece aos seus clientes uma visão prospectiva do comportamento do consumidor, a fim de optimizar o seu desempenho em todas as plataformas retalhistas. A nossa filosofia aberta no que respeita à integração de dados permite obter os insights de consumo mais influentes do planeta. A NielsenIQ fornece a verdade completa.

 

A NielsenIQ, uma empresa do portfólio Advent International, tem operações em quase 100 mercados, cobrindo mais de 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com.

 

Para o site da NielsenIQ|Ebit, visite: https://nielseniq.com/global/pt/landing-page/ebit/nielseniq-ebit-brasil/

 

Sobre a Bexs Pay

A Bexs Pay é uma provedora pioneira de pagamentos digitais cross border conectada aos serviços financeiros do Bexs Banco. Nossa plataforma API (interface de programação de aplicações, na sigla em inglês) oferece uma combinação única de soluções de pagamentos digitais, seja transações de dentro para fora do Brasil (payin) ou de empresas do mundo a brasileiros (payout), permitindo que negócios digitais possam atuar no Brasil sem uma operação local. Com apenas um ano de operações, a Bexs Pay já realizou milhões de pagamentos para empresas globais do porta da ByteDance, Ebanx, Kwai e Thunes, entre outros.






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