Estudantes de São Paulo produzem autômatos para compreender sobre os impactos ao meio ambiente

 

  

Alunos do Colégio Marista Glória constroem as esculturas mecânicas e utilizam circuitos elétricos para assimilar sobre a degradação ambiental  

As turmas dos 8ºs anos do Ensino Fundamental - Anos Finais, do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), produziram diversos autômatos durante as aulas de Ciências. O objetivo é investigar o processo mecânico e a utilização de circuitos elétricos, aprendendo sobre as atividades humanas capazes de causar danos ao meio ambiente. A construção artesanal também estimula o trabalho em grupo e o aprendizado baseado em problemas, além do desenvolvimento de projetos.  

Os autômatos são esculturas  mecânicas  que contam histórias; dispositivos de comunicação concebidos à medida das crianças e muito apreciados por  elas. 

Para o objetivo de produzir um autômato, as crianças têm de desenvolver um conjunto de atividades que implicam na aquisição de diversas competências. Com isso, o estudo envolve, além dos conceitos sobre e impactos ambientais, noções de Física, de Engenharia, pensamento matemático, arte e instalação de circuitos elétricos. 

Utilizando materiais não estruturados, como papelão, arames, tampas de garrafas, e com o auxílio de uma impressora 3D, os alunos construíram modelos de fábricas que mostram a poluição saindo das chaminés, os escapamentos dos carros poluindo o meio ambiente, a fumaça produzida pelas carvoarias, entre outros.  

“O projeto chama a atenção dos alunos para a discussão sobre problemas ambientais, como a utilização de combustíveis fósseis e queimadas utilizando de metodologias ativas, que desenvolvem habilidades muito além do conteúdo trabalhado em sala de aula”, esclarece o docente responsável pela atividade, Wagner Eduardo Gonçalves.  

 Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários