Estratégia Adaptativa: sobrevive quem melhor se adapta às mudanças?


 

Com os aspectos mercadológicos cada vez mais dinâmicos, é impossível obter sucesso sem entender as suas características intrínsecas. Portanto, a adoção de uma Estratégia Adaptativa tem de ser levada em consideração.


É muito comum encontrarmos na literatura, sobretudo na área de biologia, um vasto conhecimento sobre o caráter adaptativo do ser humano.


Esse aspecto é fundamental para que, também, entendamos as dinâmicas por eles criadas, como, por exemplo, o mercado. 


Se para uma empresa que presta serviço de alinhamento e balanceamento, por exemplo, for necessário que ela submeta seus funcionários a adaptações de normas técnicas impostas nesse segmento, é preciso fazer isso.


Não há como sobreviver sem se adaptar. Assim como os primeiros homens descobriram o fogo para se proteger do frio ou inventaram o arado e a agricultura para combater a fome, diante das necessidades impostas, é necessário se adaptar também dentro do mercado.


Se bem delineada, a construção de estratégias adaptativas dentro do ambiente corporativo deve ser essencial para a manutenção de uma boa equipe.


Aqui, portanto, cabe diferenciar dois aspectos fundamentais: a estratégia adaptativa aplicada à concorrência no mercado e ela aplicada à equipe interna de uma empresa.


Do ponto de vista da equipe interna, é possível já, de cara, encontrar resultados positivos nessa dinâmica:

  • Maior integração da equipe;

  • Menos risco de demissões;

  • Melhor produtividade;

  • Bem-estar no ambiente de trabalho.


Por essas razões, torna-se necessário detalhar um pouco mais sobre o que é e quais são os principais objetivos dessa estratégia.

Estratégia adaptativa: o que é e como usá-la?

Para começar, é importante dar um panorama histórico de como e quando esse termo surgiu dentro do ambiente de mercado.


É fato que, desde de Charles Darwin, esse tipo de perspectiva já era utilizada para descrever comportamentos intrínsecos à natureza e suas dinâmicas com os seres humanos.


No entanto, foi em meados dos anos 20 deste século que essa perspectiva começou a ganhar força dentro do mercado.


Os responsáveis por essa consagração são Sandro Magaldi e José Salibi Neto que, juntos, implementaram alguns métodos pedagógicos dentro do ambiente corporativo. 


Essas estratégias consistem em uma absorção acurada de todos os mecanismos do mercado, a fim de tomá-los para si e, assim, nortear novas empreitadas.


Por exemplo, uma empresa de fotografia que estava acostumada a ser contratada para fazer books de recém nascidos, agora, deve se adaptar aos meandros do segmento de ensaio newborn.


Um outro exemplo levantado pelos autores dessa perspectiva são os das locadoras que, por muitos anos, reinaram de forma absoluta no mercado de entretenimento, mas não tiveram a capacidade de se adaptar ao streaming. 


Também, dentro dessa literatura, é possível encontrar os 4 pontos fundamentais desenvolvidos pelos autores para se obter uma boa estratégia adaptativa. São elas:


  • Obsessão pelo cliente;

  • Cultura organizacional;

  • Agilidade;

  • Gestão de dados.


Portanto, torna-se necessário destrinchá-las de modo que se possa compreender a natureza de cada uma.

O norte: obsessão pelo cliente

Esse aspecto é imprescindível para qualquer adaptação ao mercado, afinal, são os clientes que demandam e, por isso, precisam de boas ofertas.


Suponha-se que um usuário de um site de personalização de ambientes domésticos esteja procurando algo exclusivo.


Esse é o momento de reconhecê-lo e poder, por exemplo, oferecer-lhe um serviço de adesivo para freezer personalizado, seguindo o seu padrão de consumo.


Por isso, é fundamental mapear o comportamento dos clientes, uma vez que não se pode oferecer um celular que só faz ligação para uma pessoa ávida pelas inovações do mercado de smartphones.

O ponto de partida: cultura organizacional

Surge aqui a necessidade de se direcionar toda a cultura da organização para uma perspectiva comum.


Sendo esta destinada à adaptação da equipe para estratégias adaptativas. Ou seja, uma cultura organizacional que esteja antenada às mudanças do mercado.


Se há a necessidade de uma empresa de seguros veiculares de se adaptar, é necessário que a equipe apresente inovações.


Em uma análise de mercado certeira, é possível , por exemplo, criar novos mecanismos para rastreador de moto via celular.


É necessário, portanto, que todos os entes daquela empresa estejam direcionados ao resultados e inovações.

Um critério: agilidade

Estar atento é fundamental para que haja uma adaptação precisa àquele determinado segmento. 


Entretanto, além de antenada, uma empresa tem que estar preparada para os desafios que irão surgir.


Se há, por exemplo, inovações dentro do mercado de suplementação alimentar para quem tem hábitos de ir à academia, torna-se necessário que a empresa que oferece esses produtos responda o quanto antes.


Estar presentes nas gôndolas do ramo com albumina pó a tempo de que a demanda seja suprida, pode ser o fortalecimento perfeito para uma marca.

O imprescindível: gestão de dados

Para que todos os aspectos anteriores sejam possibilitados, a gestão de dados tem de ser o fator irrevogável dessa equação.


É importante que antes de se lançar na ampla concorrência do mercado, a empresa tenha em mente os dados daquele segmento.


Com isso, é possível detalhar ainda mais a oferta a ser dada para aquele tipo de serviço prestado.


Por exemplo, se uma empresa de ferramentas para uso doméstico conseguir detectar uma tendência de buscas por preço de marido de aluguel, é possível já consolidar alguns novos produtos.


Dá para fazer, a partir daí, um investimento em uma plataforma de cursos para resoluções básicas de problemas do dia a dia.

Estratégia adaptativa para o ambiente interno

Dado um panorama geral de como utilizar essa estratégia dentro do mercado, torna-se importante entender como ela pode funcionar dentro do ambiente da empresa.


Se há um direcionamento de adaptação para atender as demandas do mercado, é necessário que a empresa constitua, também, essa cultura internamente, uma vez que isso pode ajudar na integração dos valores.


Aqui, portanto, pode-se apresentar uma modalidade que ficou conhecida no mercado como aprendizagem adaptativa.

Vantagens de se aplicar a aprendizagem adaptativa

Entender a heterogeneidade de uma equipe de trabalho é fundamental. Ninguém é igual a ninguém, é certo.


Por isso, cada ente de uma equipe pode ter mecanismos de aprendizados bastante específicos.


Esse entendimento subjetivo pode ser muito agregador, uma vez que quanto mais consonante forem os pensamentos diferentes, mais ideias se pode ter para movimentar o mercado. 


As vantagens obtidas por esse método podem ser inúmeras, mas vale destacar alguns pontos aqui.

Maior satisfação dos funcionários

É certo que toda a empresa precisa obter resultados e, para isso, é preciso que sua equipe esteja direcionada.


No entanto, se o treinamento da equipe for de forma impositiva e engessada, é possível que parte desse contingente não consiga acompanhar. 


Sendo essa aprendizagem adaptada aos seus mecanismos de entendimento, o colaborador pode ter uma absorção muito mais qualitativa desses elementos.


Entretanto, isso não significa dizer que a empresa deve abrir mão de seus objetivos e valores.


É necessário, apenas, que a gestão esteja disposta a fazer uma formação continuada para que, assim, seus funcionários mantenham uma frequente adaptação.


Afinal de contas, se a adaptação ao mercado e suas demandas é imperativa, é importante, na mesma medida, que a equipe se adapte a isso.

Menores custos com rescisão e contratação

Uma equipe bem direcionada é, acima de tudo, a mola propulsora de boas estratégias de mercados.


Com isso, se bem delineado seus objetivos, a apreensão destes se tornam necessárias para se obter uma unidade. 


Portanto, um funcionário com um aprendizado continuado pode se adaptar cada vez mais às dinâmicas empresariais adequadas para aquele ambiente.


Garantindo uma satisfação do ponto de vista da empresa com seus resultados e, em contrapartida, do funcionário com o seus resultados gerados.


Isso pode poupar dores de cabeça para o RH. Gerando menos desligamento por parte dos funcionários e demissões por parte da empresa.

Considerações finais

Em virtude de tudo que foi dito até aqui, é possível entender a natureza do mercado como um imperativo de mudança e adaptação.


Uma equipe bem direcionada pode, por exemplo, sugerir o foco de um mercado de chaves para o nicho de chaveiro para chave de carros femininos.


Ou seja, seguindo os 4 pontos centrais colocados pelos autores desse conceito, já é possível direcionar, sempre que possível, a marca para novas orientações de mercado.


Seja qual for o setor, compreendendo as demandas do cliente, aplicando isso dentro da cultura da empresa a fim de responder isso com agilidade, é que se consegue bons resultados.


É importante que haja sempre a integração, seja no setor têxtil para a contratação do serviço de private label bones com personalização via aplicativo, seja no exemplo do mercado de entretenimento. 


Por último, é possível implementar essa cultura de adaptação dentro da empresa a fim de, com isso, obter resultados positivos.


Uma equipe motivada e alinhada com a cultura da empresa pode ser o resultado certeiro de um aprendizado adaptativo bem aplicado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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