200 anos de Independência: Conheça 4 pontos turísticos que simbolizam a história do Brasil


Para celebrar o 7 de setembro, Civitatis lista opções de passeios por cidades históricas

 

Cidade de Ouro Preto - MG | Passeio oferecido pela Civitatis
 

No dia 7 de Setembro de 2022 comemoram-se 200 anos de Independência do Brasil, data histórica e importante para um país repleto de culturas e tradições. Foi neste dia, no ano de 1822, que Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, proclamou o grito da independência simbolizando o rompimento das ligações entre o território brasileiro e Portugal.

 

Durante este e diversos outros momentos históricos do Brasil, algumas cidades foram ocupadas e hoje deixam o seu legado para a sociedade brasileira. Petrópolis, Salvador e Ouro Preto são exemplos de locais marcantes e significativos que enriquecem a cultura do país por possuírem heranças arquitetônicas e documentais.

 

Para celebrar o marco da independência brasileira, a Civitatis, líder em distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades em diferentes línguasreuniu algumas opções de passeios em cidades que enaltecem o valor e a beleza do turismo histórico-cultural. Confira abaixo algumas opções!


1. Petrópolis RJ
 

Museu Imperial - Petrópolis RJ
 

É em Petrópolis, a 70 km da capital fluminense, que se encontra a antiga casa de veraneio de Dom Pedro II durante o período imperial no Brasil. A residência preferida do imperador durante os meses mais quentes do ano foi construída em 1845 com estilo neoclássico e elegante e é nomeada hoje como Museu Imperial do Rio de Janeiro.
 

Na visita guiada por Petrópolis proposta pela Civitatis, é possível fazer um tour completo pelo museu e conhecer a principal atração do local: a coroa de ouro utilizada por D. Pedro II. Entre os passeios, está a ida ao Museu Casa de Santos Dumont, Pai da Aviação Brasileira, onde será possível conhecer a arquitetura do ambiente e os objetos de uso pessoal.

 

Outros trechos acontecem no Centro de Petrópolis, como a avenida Koeler com seus elegantes casarões que contemplam o período colonial da cidade, e a catedral São Pedro de Alcântara, que homenageia o padroeiro da monarquia brasileira.
 

2. Porto Seguro BA
 

Entre as cidades históricas é claro que não poderia faltar Porto Seguro, região que marca o início da história documentada no Brasil. A 16 km da cidade, na Praia Vermelha, localizada em Santa Cruz de Cabrália, os portugueses desembarcaram em 1500 tendo o primeiro contato com os nativos, configurando, então, a chegada oficial à nova terra.

 

Porto Seguro - Bahia
 

No tour pelo centro histórico da cidade oferecido pela Civitatis, será possível fazer uma viagem de volta ao século XVI. Na região vale conhecer as igrejas que foram fundadas no período colonial, além de assistir à roda de capoeira no centro da cidade.
 

Para os que amam passeios aquáticos, o batismo de mergulho em Porto Seguro é uma deliciosa opção! Com o acompanhamento de um instrutor e todos os equipamentos necessários, o mergulho fará com que os viajantes memorizem o momento de apreciação da fauna e flora marinha das águas da Bahia.


3. Salvador BA
 

Salvador - Bahia
 

Ainda falando da Bahia, Salvador é um local que não pode faltar na lista de cidades históricas no Brasil. Considerada como Patrimônio Brasileiro e Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985, a cidade baiana recebeu em 1549 o português Tomé de Souza, responsável por nomeá-la como ‘’ São Salvador da Bahia de Todos os Santos ‘’.

 

Que tal realizar um tour pelas heranças africanas? A primeira parada do passeio proposto pela Civitatis é o Terreiro de Jesus, em que será explicado o contexto histórico da colonização nessa região do Brasil através das Missões realizadas pelos Jesuítas. Além disso, o tour proporcionará também passeios que relacionem a comunidade negra com a capoeira e o samba reggae.

 

Escola do Olodum também está localizada no centro e é considerada um centro dinamizador cultural e educativo de expressão afrodescendente.
 

4. Ouro Preto MG

 

Ouro Preto - Minas Gerais

 

Ouro Preto está localizada a 100 km de Belo Horizonte e possui o mais rico acervo de herança arquitetônica e documental do período colonial brasileiro. De construções barrocas e belas igrejas, o tour por Ouro Preto inicia-se pelo centro histórico, com os pontos turísticos mais conhecidos e presentes no século XVI. Igrejas como a do Carmo, do Pilar e a de São Francisco poderão ser visitadas, sendo a última uma das obras mais famosas do pintor e escultor Antônio Francisco Lisboa, conhecido também como Aleijadinho.

 

Para preencher a deliciosa rota de destinos, a Praça de Tiradentes está entre o tour, com a visitação no Museu da Inconfidência, que simboliza nos dias atuais a revolta contra o povo português em 1789. Que tal conhecer?


 

Sobre a Civitatis

A Civitatis é líder em distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades em espanhol, português, inglês, francês e italiano nos principais pontos turísticos do mundo com mais de 67 mil atividades em 3.070 destinos. Desde o seu nascimento, em 2008, mais de 10 milhões de clientes completaram as suas viagens com a Civitatis.

Postar um comentário

0 Comentários