A maioria das mídias sociais como Instagram e Facebook tem algum tipo de algoritmo para filtrar os resultados no feed. Isso pode significar que, se você publicar na hora errada, o seu alcance ficará comprometido.
Portanto, definir o melhor horário para fazer suas publicações é essencial para aumentar seu alcance, engajamento e caso você tenha um negócio que forneça uniformes para empresa, suas vendas.
Apesar da grande quantidade de pessoas utilizando as redes sociais, definir um horário para realizar as suas publicações nem sempre é tarefa fácil. É fundamental fazer o uso de todos os dados que estão à sua disposição para esta tarefa.
Isso ocorre por conta do fluxo de horários variados que os usuários utilizam o Instagram, por exemplo, então definir o melhor horário para suas publicações vai depender de uma série de fatos e do tipo de publicação.
Definindo um horário
Pode parecer óbvio, mas uma regra geral é que você deseja atuar e postar o conteúdo no momento em que o público-alvo estiver online.
Mas, caso você ainda não saiba definir isso, não se preocupe, aqui vai um pequeno resumo dos melhores horários para postar no Instagram, independente do seu nicho.
Com base em métricas geradas pelos usuários do Instagram, o melhor horário para realizar publicações são:
Terças-feiras, das 10h às 15h;
Quartas-feiras, às 11h;
Sextas-feiras, de 10h às 11h;
Sextas-feiras, das 10h às 15h.
Apesar disso, é muito importante se atentar que, mesmo que existam estudos e recomendações baseada nas métricas gerais, os horários de postagem podem variar muito de acordo com o seu segmento.
É importante realizar testes para entender o comportamento do seu público-alvo e traçar estratégias baseadas nesses resultados que tendem a ser mais assertivos para a divulgação do seu material.
Afinal, o público que consome conteúdo de decoração como persianas romanas, não será o mesmo que se interessa por automóveis.
Segmentando o mercado
O primeiro passo para identificar seu público é por meio da segmentação de mercado, que consiste em dividir seus clientes ideais de acordo com o produto ou serviço que você oferece.
Vamos usar de exemplo uma empresa que fornece cursos de capacitação para porteiros. Neste exemplo, a empresa precisa entender qual perfil ideal de cliente para começar suas estratégias de vendas e marketing.
Sendo assim, entender que, uma pessoa que não basta só segmentar seu público pelo interesse em cursos de capacitação, mas sim, entender o que as pessoas que procuram saber o preço de curso de porteiro, tem em comum.
Isso ajuda a traçar estratégias de posicionamento no Instagram e consequentemente, entender qual o melhor horário para publicar e atingir justamente este perfil de público.
Como definir o seu público-alvo
O Instagram é uma das mídias sociais mais populares e é um excelente canal para transmitir mensagens visuais, sendo perfeito para promover, por exemplo, um produto como ilha freezer.
O comportamento do usuário no Instagram significa que a qualidade das imagens e do material em movimento é mais importante do que em qualquer outro canal.
Mais seguidores verão postagens no Instagram em comparação com o Facebook, especialmente se você, como empresa, apoiá-lo por meio de publicidade. O uso do Instagram continua a aumentar em todas as idades.
Para começar a definir seu público-alvo com assertividade, é preciso considerar algumas informações gerais como, faixa etária, gênero, classe social, comportamento de consumo, entre outros.
Isso significa que, por exemplo, uma empresa que venda grelha de inox sob medida, deseja atingir mais pessoas por meio do Instagram.
Pode definir seu público como pessoas de idade entre 18 a 45 anos, que residem na mesma cidade que a empresa, com poder aquisitivo mediano e que tendem a consumir utensílios e produtos para a cozinha.
Entendendo essa definição, você poderá criar estratégias que funcionam para cada tipo de produto ou serviço que seu negócio oferece, permitindo criar ofertas, publicações e conteúdos direcionados especificamente para quem se interessa por eles.
Além de fornecer conteúdo com base nas necessidades e interesses de um indivíduo, também é importante considerar suas necessidades imediatas em um determinado momento.
O objetivo quando você entrega conteúdo dinâmico não é apenas entregar algo no qual seus clientes estão "interessados", mas entregar exatamente o que os faz dar o próximo passo na jornada do cliente.
Planeje as publicações baseado nem um objetivo
Agora que você já sabe quando e para quem publicar, está na hora de entender o que postar baseado nos seus objetivos.
Sendo assim, após definir seu público-alvo e como ele se comporta online, você irá usar essas informações adquiridas para começar a traçar o seu calendário editorial de conteúdo.
Para ter sucesso online, você naturalmente precisa compartilhar conteúdo de alta qualidade. Um dos maiores erros que as empresas cometem é compartilhar conteúdo que contém muita publicidade.
Apesar de ser uma poderosa ferramenta de marketing, o Instagram ainda é uma rede social projetada para ser social, não um mercado para vendas.
Portanto, você precisa compartilhar conteúdo informativo e divertido, complementado por uma pequena quantidade de materiais de marketing.
Sendo assim, também deve curtir e compartilhar o conteúdo de outras pessoas, seja uma informação útil como onde fazer um laudo de opacidade dos veículos ou até algum meme sobre seu nicho.
Além disso, esteja ciente de suas próprias limitações quando se trata de criar conteúdo. Por exemplo, se você não tem equipamento, pessoas, conhecimento e tempo para criar um vídeo de alta qualidade, não faz sentido apostar nessa mídia específica.
Nem tudo que funciona para um nicho de mercado, necessariamente irá funcionar para outro.
Imagine uma empresa que fornece esfera de rolamento para indústrias, não faria sentido ela produzir conteúdo generalista utilizando trends só para tentar engajar. Produza algo personalizado e que realmente faça sentido para o seu negócio.
Colabore com seu público
As pessoas saem nas mídias sociais para ler ou assistir conteúdo. Mas, também para interagir com outras pessoas e ser apenas social. Empresas de sucesso se envolvem com seu público.
Essa é uma razão pela qual você não deve estar em canais sociais com os quais não consegue lidar. Ao focar nas redes sociais que seu público-alvo frequenta, você pode usar seus recursos de forma eficaz.
Onde quer que você escolha estar, você deve conversar e responder constantemente aos seus seguidores. Responder a todos os comentários é mostrar que o atendimento ao cliente é realmente importante.
Portanto, ainda pode interagir com pessoas que seguem perfis semelhantes e compartilhem conteúdos relacionados ao seu segmento.
Um ótimo exemplo disso seria, por exemplo, o perfil de uma empresa que produz saco valvulado para argamassa, interagir com perfis e usuários que consomem conteúdos sobre construção e arquitetura.
Você pode abordar esse público “secundário” em comentários de publicações e dar dicas que de fato colaborem para o entendimento, entretenimento e até diversão do público.
Tudo isso ajuda você a conquistar mais seguidores e possivelmente convertê-los em possíveis clientes.
Se você deseja que seus clientes se envolvam com suas postagens, também é importante que você se envolva com o conteúdo de outras pessoas.
Comporte-se na mídia social da mesma forma que você faz na vida "normal". Responda às perguntas dos seguidores, curta ou compartilhe as postagens de outras pessoas e comente sobre coisas que o envolvem.
Quanto mais ativos você e sua empresa forem, mais você se beneficiará dos algoritmos, o que torna sua empresa mais visível.
Deixe seu perfil atraente para seu público
Isso quer dizer, por exemplo, uma aparência visual consistente em todos os seus canais sociais. Use as cores, logotipos e endereço corretos.
Além disso, não desperdice seu próprio espaço de informação, aproveite o tempo para preencher bios e perfis. Crie links para páginas relevantes, talvez até páginas de destino específicas em seu site para quem clicar em seu Instagram.
Aposte em uma identidade visual chamativa, com cores e imagens que transmitam a mensagem que você deseja passar, implementadas em cada conteúdo para que eles chamem atenção.
Utilize tráfego pago para aumentar a visibilidade
Ao investir em tráfego, você pode escolher uma publicação que considera relevante e segmentar demograficamente seus anúncios, tornando-os visíveis apenas para o público desejado.
Com campanhas pagas, você pode alcançar um público relevante que você teria dificuldade em alcançar de outra forma. Você pode criar reconhecimento de marca, promover determinadas postagens e vídeos ou vender produtos.
Considerações finais
Sendo assim, isso facilita na hora de aumentar a autoridade, engajamento e relevância do seu perfil, fazendo com que você não fique refém da entrega orgânica do algoritmo.
Pois, os anúncios permitem que seu conteúdo seja exibido 24 horas, 7 dias por semana, somente para quem se interessa por ele.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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