Nino Alves, músico de Pernambuco, é o vencedor do DMX New Talent 2022


 

Projeto foca em reconhecer os

novos talentos da música instrumental brasileira

 

Votação final foi aberta ao público
 

Nino Alves

 

O percussionista, compositor e poeta Nino Alves, de Pernambuco, foi o vencedor do DMX New Talent 2022. O músico foi escolhido em votação popular online. O DMX New Talent tem como seu principal objetivo dar visibilidade para os novos talentos da música instrumental brasileira. Nino Alves vai ganhar como prêmio a gravação de 1 single nos estúdios da MZA Music, com direito a mixagem e masterização.

 

Marco Mazzola, produtor musical, idealizador da DMX Brasil e diretor do júri do DMX New Talent indica que: “Dentre muitos artistas instrumentistas, fiquei surpreso com a quantidade de votos e com a qualidade musical do instrumentista e percussionista pernambucano Nino Alves. Para mim ele é um exímio profissional, criando seus próprios instrumentos. Sua forma de tocar me deixou impressionado e me fez lembrar os nossos percussionistas brasileiros, como Naná Vasconcelos, entre muitos outros, que normalmente vem do nordeste brasileiro”.

 

Nino Alves (PE)

Percussionista, compositor e poeta, atua com música desde os 8 anos comode idade e realiza experimentações sonoras em objetos/instrumentos inusitados e inesperados.

 

Em 2002, começou sua carreira como percussionista ao se mudar para a cidade de Garanhuns, ingressando também na banda Muendas. Através da banda, o artista fez então uma imersão nos ritmos regionais com ênfase nos pernambucanos.

 

Músico muito criativo e ativo na região, Nino traz em sua construção a influência de grandes mestres da música brasileira como Naná Vasconcelos, Airton Moreira e Hermeto Pascoal, além da influência das percussões africanas e dos brinquedos populares de Pernambuco.

 

Em 2016 iniciou sua carreira autoral no projeto Conexões Sonoras do Sesc Garanhuns. Deste então, Nino participou de importantes festivais de música instrumental de Pernambuco como a Mostra Canavial de Música Instrumental e Circuito Aurora Instrumental, além da Mostra Marcos Freitas de Artes. Entre 2020/2021, com recursos da lei Aldir Blanc municipal, disponibilizou em seu canal YouTube o espetáculo autoral "ExperimentaSons", com sete temas instrumentais, acompanhado por mais três músicos. Em formato de live, lançou seu show solo "PULSAR".

 

Nino tem feito gravações e acompanhado diversos artistas do cenário musical pernambucano como: Adiel Luna, Alexandre Revoredo, Coco de Fulô, Gabi da Pele Preta, Karynna Spinelli, Ricco Serafim, Toadas de Pernambuco e Uscafuçu.

 

Os outros finalistas do DMX New Talent 2022 foram Facundo Estefanell (RJ), Guilherme Bittencourt (SC), Clarissa Ferreira (RS) e Sergio Groove (RN).

 

Ministério do Turismo apresenta: DMX Brasil (Digital Music Experience). Lei de Incentivo à cultura e Vale Cultura. A DMX Brasil e o DMX New Talent 2022 têm patrocínio da Estácio, Instituto YDUQS e Dannemann Siemsen. A realização é da MZA Music.

Postar um comentário

0 Comentários