Grandes instrumentistas apresentam obras de emergentes no Theatro Municipal e na Praça das Artes dentro da programação do São Paulo Contemporary Composers Festival

 

 

Espetáculos que acontecem nos dias 6, 7, 8 e 13 de agosto no Salão Nobre, Cúpula e Sala do Conservatório trará nomes importantes da música contemporânea, como os compositores brasileiros Daniel Murray e Sergio Kafejian
 

Crédito: divulgação
 

São Paulo, 02 de agosto de 2022 -- Nos próximos dias 6, 7, 8 e 13 de agosto, o Theatro Municipal de São Paulo e a Praça das Artes irão sediar o São Paulo Contemporary Composers Festival, um encontro internacional que proporciona uma experiência única na vida de compositores, maestros e instrumentistas especializados nas práticas da música contemporânea. O evento irá apresentar diversos estilos musicais e proporcionar um intercâmbio entre compositores internacionais e nacionais. Compositores emergentes aceitos no festival terão suas obras de câmara ou orquestrais executadas por artistas de renome internacional e trarão para o Estado de São Paulo 14 concertos, sendo 11 deles na cidade de São Paulo, sete deles abrigados pelo Complexo Theatro Municipal.
 

“É fundamental termos um evento internacional de música contemporânea. É algo muito rico, pois não só proporciona uma troca de ideias musicais mas, também, de diferentes práticas artísticas e culturais, além de um intercâmbio de ideias e uma troca com diversos compositores das mais variadas culturas pelo mundo,” afirma Diogo Carvalho, diretor artístico do festival.
 

Com concertos gratuitos realizados diariamente e com programas que englobam diversos estilos musicais contemporâneos, o festival possui a missão de oferecer oportunidades de performances internacionais para artistas emergentes no século XXI, por meio de bolsas de estudos, e de possibilitar que os artistas participem desse intercâmbio de ideias, culturas e experiências, tão importante à carreira dos músicos.
 

A programação irá trazer aulas de maestros e professores convidados e instrução individual sobre as obras musicais do compositor. Todos os dias, o festival irá apresentar palestras e discussões sobre a arte contemporânea, a fim de enriquecer o pensamento crítico sobre a música. Além disso, serão realizadas gravações das performances dos próprios compositores, fornecendo assim, um material de qualidade para análises musicais e pesquisas posteriores.
 

Participarão do festival músicos de diversas nacionalidades, como Brasil, Indonésia, México, El Salvador, África do Sul, Polônia, China, Rússia, Israel, Coreia do Sul, Áustria, Suíça, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos da América, Inglaterra e Japão. Além disso, compositores de renome estarão no festival, como os brasileiros Daniel Murray, Sergio Kafejian e Flo Menezes, e os internacionais Michael Slayton, Ben Melsky, entre outros.

Confira a programação completa do São Paulo Contemporary Composers Festival no Theatro Municipal e Praça das Artes:

  • 6 agosto -- 15h • Daniel Murray - Theatro Municipal de São Paulo - Cúpula
  • 6 agosto -- 19h • Fonema Consort - Theatro Municipal de São Paulo - Salão Nobre
  • 7 agosto -- 15h • Hercules Gomes -- Praça das Artes - Sala do Conservatório
  • 7 agosto -- 17h • SPCCF Chamber Ensemble -- Praça das Artes - Sala do Conservatório
  • 8 agosto -- 19h • Fonema Consort - Theatro Municipal de São Paulo - Salão Nobre
  • 13 agosto -- 16h • Duo Chloe Boelter and Leandro Roverso - Praça das Artes - Sala do Conservatório
  • 13 agosto -- 19h • Ensemble Dal Niente -- Praça das Artes - Sala do Conservatório


Serviços:
Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP

Praça das Artes
Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP

Capacidade Sala do Conservatório - 200 pessoas

 

Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos serão retirados com 48h de antecedência do evento.

 

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
 

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
 

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.
 

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.
 

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.
 

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Patrocinadores do Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Sustenidos: Nubank, Bradesco e Visa.
 

SOBRE A SUSTENIDOS
 

A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.
 

Quem apoia nossos projetos: Nubank, Visa, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.
 

Patrocinador do projeto Municipal Circula: Nubank.

Postar um comentário

0 Comentários