Secretaria de Logística e Transportes inicia etapa final de reparo na travessia Bertioga/Guarujá



Guindaste de mais de 300 toneladas içou nesta quinta-feira (14) estrutura que submergiu com a força da maré
 

Foto: Divulgação SLT/DH

 

São Paulo,14 Julho de 2022 -- A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio do DH (Departamento Hidroviário), iniciou nesta quinta-feira (14) uma nova etapa de reparo na travessia Bertioga/Guarujá, paralisada desde que a pon

te se soltou do flutuante e afundou, por conta da força da maré.
 

Um guindaste de mais de 300 toneladas, preso a um flutuante, foi utilizado para içar a estrutura de aço galvanizado e madeira, com peso de 70 toneladas. Mergulhadores que já haviam analisado as condições da ponte voltaram à água para auxiliar na amarra da estrutura, antes de ela ser erguida pelo guindaste.
 

O diretor geral do DH, José Reis, acompanhou o início dos trabalhos. “Se ficar constatado que não houve dano na ponte, ela será presa ao novo flutuante, que acabou de ser reformado. Depois da realização de testes, a obra poderá ser finalizada e a travessia será reaberta aos usuários”, disse Reis.
 

Foto: Divulgação SLT/DH

A ponte foi retirada de uma profundidade de três metros. A partir de agora, serão feitos testes para avaliar as condições da estrutura e o encaixe da ponte ao flutuante. O resultado deste trabalho irá permitir ao DH elaborar um cronograma para a liberação do embarque e desembarque na travessia Bertioga/Guarujá.


 
O incidente com a ponte ocorreu em 12 de junho. Neste período, antes de assinar o contrato para obra emergencial, o DH teve de seguir uma série de procedimentos internos, dentro da forma da lei, e realizar uma ampla análise de toda a estrutura da travessia, contando com a vistoria feita por mergulhadores.
 

Novo flutuante
 

Com investimento de R$ 3,8 milhões, o DH concluiu a reforma do novo flutuante que será anexado à ponte de acesso às balsas, do lado Guarujá. A nova estrutura foi totalmente reformada dentro do programa de reformas e melhorias implantando em 2019 pela Secretaria de Logística e Transportes.
 

O Departamento Hidroviário tem intensificado a renovação de flutuantes, pontes, embarcações e gavetas, além da manutenção constante de motores, diuturnamente. As reformas permitem reduzir o tempo de espera, com maior segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.
 

Doze embarcações reformadas foram entregues desde 2019, sem reajuste do valor das tarifas. “Com investimentos que chegam a R$ 150 milhões, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e uma redução significativa no tempo médio de espera”, avalia o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Postar um comentário

0 Comentários