"Literatura em foco”: evento na Unibes Cultural mergulha no mundo literário com ampla programação

 



 

Com diversas obras exibidas, “Literatura em Foco” debate a importância dos livros nos demais segmentos artísticos

 

A literatura tem um peso importante na formação da nossa cultura, pois influencia e serve de inspiração para os mais diversos tipos de manifestações artísticas. Com base nesse princípio, a Unibes Cultural promove o “Literatura em Foco”, uma tarde mergulhada em expansões literárias, que contará com a exibição de curtas-metragens, painel de autores, monólogo, painel de blogueiras, peça teatral, apresentação de SLAM e sarau com músicas e recital de poesias. O evento ocorre no dia 30/07, a partir das 14h, e será mediado pela escritora Helena Andrade, com apoio da jornalista Daniela Garbez e da escritora Luiza Novaes.
 

A programação contará com o curta “Ensina-me a Viver”, além da mesa de autores, que terá a participação de Ana Lis Soares, Nanda Chinaglia, Beatriz Messias e Cami Pelegrini, com mediação de Luiza Novaes. O painel de blogueiras possuirá a presença de Érilka Oliveira (Cantinho da Erikaa), Mariana Canhoto (Capivara Resenha) e Blue (Baleiatriz). Matriarkac, Sabrina Lopes e Mari Fargnoli serão as vozes da apresentação de SLAM (disputa de poesia falada). Com roteiro, direção e adaptação de Daniela Garbez e Luiz Garbez, os monólogos abordarão temas importantes e atuais, como assédio e violência psicológica.
 

Uma das formas de manifestações artísticas mais antigas do mundo, os livros servem como alicerce para as mais variadas realidades, uma vez que aguçam a imaginação do leitor. Além disso, inspiram milhares de artistas a criarem suas artes e adaptações, indo de músicas até filmes. Por esse motivo a atração promovida pela Unibes Cultural tem o propósito de explorar o infinito universo que a literatura proporciona.
 

Segundo Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, além de toda a riqueza de conteúdo, os livros servem como uma porta de entrada para o consumo de arte. “Em muitas ocasiões, nosso primeiro contato com a cultura acontece com as obras literárias, e isso se expande com o passar do tempo, já que adaptações das diferentes histórias acabam surgindo em outros cenários artísticos. Ou seja, além de servir como uma primeira experiência, ainda expandem e fortalecem nosso gosto cultural”.
 

Além da exibição dos mais variados tipos de criações, o evento propõe debater o importante peso que a literatura tem para os demais setores da arte, já que serve como um rico e infinito berço criativo. Viés cultural que serve de base para diversos tipos de representações artísticas, como filmes, séries e até jogos eletrônicos, os livros representam inúmeros universos, reais e imaginários, que exercitam debates e pautam movimentos sociais. Todas as informações e a programação completa da Unibes Cultural, com agenda de eventos, palestras, encontros e demais podem ser acessadas no site oficial.













SERVIÇO:

Literatura em Foco


Data: 30/07/2022

Horário: 14h às 19h

Local: Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2500, ao lado da Estação Sumaré do Metrô.

A Unibes Cultural está aberta ao público de quinta-feira a domingo, das 12h às 20h.

 

PROGRAMAÇÃO

14h -- 14h15: Abertura - Helena Andrade
14h15 -- 14h30: Curta Metragem -- Ensina-me a Viver
14h30 -- 15h30: Painel / Mesa de Autores.
15h30 -- 16h: Literatura Artística com o Grupo UniVERSO CaJu -- Camila Prietto e Paulo Sokobauno.
16h -- 17h: Intervalo -- Confraria Amigas do Vinho
17h -- 18h: Painel / Mesa de Bookstagrammer
18h -- 18h30: Peça de Teatro: Estamos aqui!
18h30 -- 19h: SLAM Poesia em movimento











Sobre a Unibes Cultural

Inaugurada em 2015, a Unibes Cultural é um centro cultural que fomenta e difunde a pluralidade da cultura, a indústria criativa e a agenda dos direitos humanos. Com uma programação ampliada para as diversas faixas etárias, a abrangência dos temas explorados alcança todas as áreas das expressões artísticas, literatura, audiovisual, artes cênicas e música. Sua programação inclui exposições, concertos, shows, palestras, cursos, seminários e outras manifestações com o objetivo de formação de público em geral e dos profissionais do setor, com um olhar sobre os desafios do século XXI.

Postar um comentário

0 Comentários